Vestibulando

3 dicas para estudar para o ENEM e conseguir uma nota maior

Estudar para o Enem pode até parecer uma tarefa simples e corriqueira, mas acredite: sem preparação e dedicação, o seu aprendizado se torna suscetível a apresentar inúmeras dificuldades e o acúmulo dos conteúdos  em especial dos assuntos com os quais você não tem muita afinidade  vira algo frequente.

Porém, é possível, sim, evitar isso e garantir que você consiga uma nota maior que será a sua porta de entrada para a faculdade e, futuramente, o início de uma carreira promissora e com estabilidade financeira. Foi pensando nisso, que reunimos três dicas simples, porém, essenciais, para lhe ajudar. Confira!

1. Monte um planejamento de estudo

Para começar, é importante que você monte um planejamento de estudo que o ajude a se organizar, otimizar o tempo, ter disciplina e manter o foco para assimilar todo e qualquer conteúdo. Esse é um passo importante, principalmente, quando você já trabalha e tem uma rotina mais corrida. Por isso, faça o seguinte:

  • Monte um cronograma com os dias e os horários livres que tem;

  • Reserve a mesma quantidade de horas para estudar cada disciplina;

  • Separe seus estudos em ciclos: leitura, resolução de exercícios e revisão; e

  • Marque um período para tira-dúvidas, especialmente das matérias em que possui mais dificuldade.

2. Resolva simulados e provas anteriores

Ao resolver exercícios, não se atenha apenas aqueles que se encontram nos livros. Ao contrário, busque se preparar para as questões do Enem por meio de simulados e provas anteriores. Dessa forma, você se familiariza com o estilo e formato das perguntas e pode medir o seu desempenho ao fazê-lo.

Isto é, cronometrar o tempo que leva para finalizá-los para analisar o seu ritmo se está lento, regular ou rápido. Além disso, tenha em mente que essa dica também vale para a redação. Assim, você treina sua capacidade de dissertar e se habitua com os temas sociais que costumam ser cobrados na prova.

3. Faça resumos ao estudar para o Enem

Ao estudar para o Enem, você também pode fazer resumos que facilitem a compreensão das matérias. Isso porque essa técnica, bastante utilizada por estudantes tanto no ensino médio quanto na universidade, permite destacar os pontos-chaves de cada conteúdo e, dessa forma, tornar a assimilação mais rápida e concisa. Para deixar o resumo ainda mais eficiente, siga os seguintes passos:

  • Não faça blocos de textos, mas sim tópicos que permitam a você encontrar com facilidade o que deseja;

  • Use marca textos para grifar apenas frases ou enunciados que são, de fato, importantes;

  • Não copie e cole o que está nos livros, faça o oposto: escreva com suas palavras aquilo que você entendeu; e

  • Elabore questões para você responder ao finalizar cada assunto;

Gostou das nossas dicas de como estudar para o Enem e ter um resultado muito melhor que o esperado? Pois não deixe de segui-las e de praticar o autoconhecimento. Afinal, é importante saber identificar seu ritmo, adaptar seu planejamento de estudos à sua rotina e compreender em quais disciplinas necessita-se de mais atenção. Por isso, aproveite o tema deste post e saiba agora como melhorar a sua concentração nos estudos!

You may also like
Quais as vantagens de uma faculdade particular de medicina?
Faculdades particulares: esqueça 7 mitos
Hora de ingressar na faculdade: 6 pensamentos que todo mundo tem!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This