Carreira

4 filmes para estudar para o vestibular de forma mais leve

Você está se preparando para o vestibular e quer aprender de uma maneira mais leve e divertida? Que tal usar os filmes para estudar? É possível tirar lições importantes e deixar a matéria na ponta da língua com as grandes produções cinematográficas.

Neste post, separamos quatro super filmes que ajudarão você, principalmente em relação ao conteúdo de história. Você descobrirá detalhes que, muitas vezes, ficam esquecidos nos livros. Prepare a pipoca e espere por muitas descobertas!

1. O menino do pijama listrado (2008)

A Segunda Guerra, com certeza, foi um dos períodos mais sombrios de nossa história, não é mesmo? Esse evento mundial marcou, para sempre, inúmeras vidas. Nesse sentido, além do que é ensinado nos livros, podemos aprender observando o lado mais humanizado da tragédia.

É isso o que você encontrará em “O menino do pijama listrado”. Os protagonistas dessa emocionante história são duas crianças: o filho de um oficial nazista e um judeu preso em um campo de concentração. De uma forma bem leve, somos convidados a observar a inocência infantil em meio às atrocidades que acontecem ao redor.

Você, com certeza, verá o evento histórico de outra maneira. Mas prepare o lenço, porque será difícil segurar as lágrimas.

2. Olga (2004)

Enquanto Hitler alcançava o poder na Alemanha, a situação do Brasil, em meio a Era Vargas, também não era fácil. No longa-metragem, somos convidados a conhecer a biografia de Olga Benário, uma alemã judia com orientação comunista.

A corajosa militante chega ao nosso país para comandar a Intentona Comunista de 1935, um ato de oposição ao fascismo e também contrário ao governo de Getúlio. Nesse meio tempo, ela se apaixona por Luís Carlos Prestes e consegue viver um grande amor, mesmo que por um curto período, enquanto o mundo se despedaça ao redor.

Essa é uma excelente oportunidade para olharmos para a nossa própria história durante a Segunda Guerra. Com cenas fortes e inesquecíveis, podemos aprender sobre a situação política do país no tempo do grande conflito internacional.

3. Adeus, Lênin! (2004)

Você sabe tudo sobre a última grande mudança geopolítica mundial? Estamos falando sobre a queda do muro de Berlim em 1989. O evento simbolizou o fim dos conflitos mundiais e o início do modo de vida capitalista que levamos hoje. Para aprender todos os detalhes que você deixou escapar nas aulas, sugerimos que assista “Adeus, Lênin!”.

Neste filme, acompanhamos a história da professora comunista Kathrin Sass que entra em coma ao ver o seu filho protestar contra o regime. Quando acorda, meses depois, o muro que dividia a Alemanha em duas partes já não existe mais, a Guerra Fria acabou e a Coca-Cola finalmente chegou ao leste de Berlim.

A partir daquele momento, a Alemanha Oriental não é mais nem nunca voltaria ser a mesma. É aqui que Alexander, o filho, entra em ação, fazendo inúmeros gestos para fingir que nada mudou. Ele tem medo que o choque de realidade seja fatal para mãe.

4. Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade (2014)

Este documentário é a pedida certa para entender mais sobre o aquecimento global. A produção investiga o motivo dos ambientalistas se preocuparem somente com a emissão de dióxido de carbono à atmosfera e ignorarem o metano gerado, principalmente, pela agropecuária, que é muito mais tóxico.

Com certeza, após assistir o curta, muitas reflexões surgirão na sua cabeça. Que há o risco do superaquecimento da Terra, você já sabe. É provável que também tenha conhecimento do trabalho da conscientização e leis que obrigam as empresas a reduzirem a emissão de poluentes. Mas e em relação às vacas e os seus gases devastadores? Embarque nessa produção e amplie a sua visão sobre o assunto!

O que você achou dessas dicas de filmes para estudar para o vestibular? Elas representam uma ótima forma de aprender de maneira leve. Use os seus momentos de lazer para se preparar ainda mais para o grande dia. Ótimos resultados esperam por você!

Gostou do nosso artigo? Para que os seus amigos também aproveitem as indicações, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude-os na tarefa de aprender de forma mais leve!

You may also like
Quais são as melhores áreas do Direito para se atuar? Descubra aqui!
Quais as áreas de atuação do profissional de odontologia?
Vale a pena seguir a carreira de professor?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This