Vestibulando

5 aplicativos gratuitos para te ajudar a otimizar os estudos

Quando se fala de estabelecer e organizar uma rotina para estudar, logo vem à mente um cronograma para revisar todas as matérias e intensificar a resolução de questões — o que não está errado. Contudo, uma rotina eficiente de estudos vai muito além disso, pois deve ser o caminho para adquirir disciplina, ter foco e desenvolver suas habilidades para, assim, ingressar no ensino superior. Isso você já sabe.

O que talvez você não saiba é que dá para otimizar os estudos por meio do seu celular.

Afinal, existem diversos aplicativos gratuitos que podem se tornar seus verdadeiros aliados na hora de assimilar conteúdos, testar conhecimentos e maximizar o aprendizado. Ficou curioso em saber quais são? Então, confira!

1. Redação Nota 1000

Para começar, há um app especial para otimizar os estudos e aperfeiçoar sua escrita para a prova de redação. Trata-se do Redação Nota 1000, que disponibiliza uma coletânea de temas que já foram abordados nos mais diferentes vestibulares, para que você treine sua capacidade dissertativa sobre os mais variados assuntos.

Para completar, o aplicativo oferece a opção de você ter o seu texto corrigido por professores de todo o país, que vão avaliá-lo e, inclusive, inserir anotações sobre quais erros foram cometidos e como corrigi-los.

Disponível para iOS e Android

2. Guia Prático da Nova Ortografia

Outro aplicativo útil para que você melhore a redação e domine ainda mais o português é o Guia Prático da Nova Ortografia.

O motivo? É que esse manual reúne todas as alterações, em especial as relacionadas com a acentuação, que entraram em vigor com o Acordo Ortográfico e que ainda geram muitas dúvidas.

Já pensou se alguma dessas mudanças é abordada em uma questão do Enem? E com certeza, qualquer errinho desses na redação pode significar pontos a menos na nota final. Então, melhor estar afiado, não é verdade?

Disponível para  iOS e Android

3. Duolingo

Já para quem deseja desenvolver a leitura e a gramática no idioma inglês, há o Duolingo. Afinal, esse app contém diversas aulas em que você ganha vocabulário, pratica o listening, o reading e o speaking e ainda responde a diversas questões para se certificar de que, de fato, aprendeu o conteúdo.

Ao final de cada unidade, ainda é possível realizar um teste de proficiência para identificar o nível em que você está.

Disponível para  iOS e Android

4. As Funções Orgânicas em Química Orgânica – O Teste

Outra sugestão para otimizar os estudos, mas dessa vez na área das ciências, é o aplicativo As Funções Orgânicas em Química Orgânica – O Teste. De forma simples e intuitiva, essa plataforma traz questionários, testes e jogos para você aprofundar o conhecimento sobre esse tema, que é bem recorrente em vestibulares aliás.

Além disso, o Teste registra cada pontuação conquistada, para que você acompanhe seu avanço enquanto se dedica a aprender compostos orgânicos, biomoléculas e muito mais.

Disponível: iOS e Android

5. Enem: Quase Lá

Para finalizar nossas dicas, há o Enem: Quase Lá, que oferece ao usuário a possibilidade de fazer simulados e responder a questões de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio.

Contudo, o app tem um diferencial: permite escolher entre diferentes níveis, que variam tanto em relação à quantidade de perguntas quanto ao tempo disponível para responder cada uma delas.

Dessa forma, dá para medir o seu desempenho em cada área de conhecimento e, principalmente, mensurar quanto tempo (em intervalo de minutos ou horas) você está levando para concluir as avaliações.

Disponível para Android

Gostou da nossa lista? Então, não deixe de baixá-los em seu smartphone para, assim otimizar os estudos de maneira simples, divertida e muito mais dinâmica! Aproveite também e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outras dicas para dar um gás no aprendizado!

You may also like
Por que a interpretação é a chave para ir bem nas provas do vestibular?
Como passar em Medicina?
Quer cursar Odontologia? Saiba mais sobre o curso!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This