Vida de Estudante

5 dicas de alimentação para estudantes que você precisa conhecer!

Tantos testes, aulas e horas de muito estudo deixam evidente o quanto a rotina de um estudante é agitada. Não é à toa que ela demanda cada vez mais energia para que você possa assimilar novos conteúdos e se sair bem nas provas.

Mas se você negligencia a sua alimentação, fazendo refeições de baixa qualidade e que não atendam minimamente às necessidades do seu organismo, não apenas a sua disposição como também a sua capacidade de foco e determinação serão afetadas.

Por essa razão, listamos 5 dicas de alimentação para estudantes que farão a diferença na sua rotina de estudos. Acompanhe!

1. Tome um bom café da manhã

Você certamente já ouviu alguém dizer que o café da manhã é uma refeição importantíssima. Pois bem, isso não é exagero. Afinal, você passou o tempo em que esteve dormindo totalmente em jejum. Logo, ao acordar, precisará repor as energias que foram gastas durante o sono.

E a melhor forma de conseguir isso é tendo a primeira alimentação do dia de forma de forma equilibrada para lhe dar saciedade e disposição para seus estudos e atividades cotidianas.

Por esse motivo, inclua cereais, pães, leites e seus derivados, frutas e outros itens com alto teor nutricional no seu café da manhã.

2. Alimente-se de 3 em 3 horas

É muito comum que vários estudantes, ao se dedicarem com tanto afinco ao aprendizado da matéria, acabem esquecendo de se alimentar com periodicidade.

Acontece que passar muito tempo sem ingerir nenhum alimento é prejudicial ao seu organismo e, principalmente, à sua mente, já que o cérebro precisa de glicose para o seu perfeito funcionamento.

Na falta dele, há uma redução drástica na sua energia e uma consequente perda de massa muscular. Portanto, para evitar esses problemas, lembre-se de comer de 3 em 3 horas.

3. Não deixe de beber água

Manter-se hidratado é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Afinal, quando você não consome água de forma regular, não é apenas a sua temperatura corporal, seus rins ou o transporte de nutrientes pelo seu sangue que são prejudicados: o seu cérebro também é afetado devido a desidratação. Como resultado, a sua concentração e a sua capacidade de memorização são reduzidas  

Por isso, tenha sempre consigo uma garrafinha d’água que possa lhe ser útil durante os estudos para saciar a sede, por exemplo. Além disso, alimentos ricos em água como frutas são uma boa opção para complementar a quantidade diária de 2 litros que você precisa ingerir diariamente.

4. Invista em alimentos funcionais

Outra sugestão que não poderia faltar na nossa lista de dicas de alimentação para estudantes são os alimentos funcionais.

Ou seja, a comida do almoço ou jantar que, além das funções nutricionais básicas, oferece diversos benefícios (metabólicos ou fisiológicos) à sua saúde. Alguns exemplos são linhaça, soja e derivados, peixes ricos em ômega 3 e folhas verdes.

5. Faça das frutas uma opção para o lanche

Sabe aquela fome que você sente no meio da tarde e que muitas vezes o faz correr direto para a geladeira atrás de um doce? A solução para ela é mais fácil, prática e saudável do que você imagina: frutas.

E isso se deve a uma série de fatores, como o fato delas não terem colesterol, possuírem pouco sódio e gordura e serem fontes de nutrientes — como potássio, vitamina C e fibras dietéticas. Outro ponto importante é que frutas como maçã, banana e pera são fáceis de transportar para qualquer lugar e não dão trabalho para descascar!

Como você leu, as nossas dicas de alimentação para estudantes vão muito além de uma simples dieta nutritiva, refletindo diretamente na sua saúde e em seu bem-estar físico e mental, proporcionando, dessa forma, uma melhora significativa na sua concentração, disposição e memorização. Portanto, não perca tempo e comece a colocá-las em prática já!

Se você gostou de ler sobre o assunto, aproveite para compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais!

You may also like
Saiba como ter disciplina e se dar bem no curso de medicina
Reflexão Sobre o Exercício Profissional.
4 dicas para ser mais produtivo na faculdade e ter notas melhores

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This