Vida de Estudante

5 dicas para melhorar a sua concentração nos estudos

Seja para uma prova da escola ou para o vestibular, ter concentração nos estudos é necessário e disso todo mundo sabe. O difícil é colocar a teoria em prática quando até uma mosca passando se torna mais interessando do que ler uma apostila ou assistir a uma aula.

Infelizmente, o nosso cérebro adora se divertir. Se dependesse dele, as responsabilidades só seriam realizadas quando não houvesse mais outra opção. Como os estudos são necessários, você precisa ajudar a mente a se concentrar no que é preciso! Queremos dar uma forcinha para você! Topa?

1. Desligue a internet do seu celular

Ficar olhando o smartphone a cada sinal que ele dá é uma distração e tanto para a nossa mente. A cada vez que paramos o estudo para ver coisas que não tem nada a ver com a disciplina naquele momento, levamos mais 5 a 10 minutos para fazer a mente voltar a se concentrar no que estava fazendo antes.

Com isso, você vai perdendo a qualidade nos seus estudos e gasta um tempo desnecessário olhando redes sociais e respondendo aos amigos no WhatsApp.

2. Durma o bastante

O sono é muito importante para os estudos. Além de ser o momento que a nossa memória começa a fixar parte do que foi estudado durante o dia, ele também é importante para aumentar a nossa concentração durante o aprendizado.

Alguns estudos australianos apontam que dormir por até 90 minutos após o almoço aumenta a memória, o aprendizado e a concentração dos estudantes. E cá entre nós, é uma delícia!

3. Estude escrevendo

O fato de você ter que escrever e acompanhar a aula ou a apostila para fazer isso faz com que você se disperse menos. Como essa atividade não envolve apenas leitura, é uma ótima maneira de se manter em movimento enquanto estuda.

Na hora de fazer os resumos, deixe o computador de lado. Várias pesquisas e experimentos já comprovaram que, quando fazemos nossas anotações à mão, o número de acertos em questões é maior.

Isso acontece porque estamos usando outro sentindo do corpo nesse momento além do auditivo e da visão: o tato. Isso estimula mais áreas do cérebro.

4. Faça intervalos

Fazer algumas pausas durante o tempo de estudo é necessário. A nossa mente só consegue trabalhar em aproveitamento máximo por cerca de 50 minutos; depois disso é muito mais fácil perder a atenção até olhando para a parede.

Colocar no seu cronograma pausas de cinco a dez minutos faz parte de um bom aprendizado. Mas lembre-se: são pausas curtas! Não perca o seu tempo com bobagens certo?

5. Estude sozinho

Estudar em grupo é excelente, mas pode ser pouco enriquecedor. É muito mais fácil perder a concentração quando se está com outras pessoas ao redor. Se cada uma começar a falar sobre uma coisa diferente, vai ser difícil conter a conversa.

Se você gosta de estudar com os amigos e não quer abrir mão disso, existe uma boa solução. Reserve um ou dois dias na semana para que seu grupo tire dúvidas. Além de aproveitar melhor o tempo e aumentar a concentração nos estudos, essa prática aumenta a fixação do conteúdo.

Você usa alguma dessas técnicas de concentração que descrevemos aqui? Quais outras mais utiliza? Comente aqui e conte pra gente!

Por que investir em atividades de extensão na faculdade?
Descubra como funciona uma incubadora de startup
Aprenda como fazer um planejamento financeiro para voltar a estudar