Vestibulando

5 dicas para se dar bem no vestibular da Facig

Para os vestibulandos, o dia da prova é, sem dúvidas, um dos momentos mais aguardados e esperados. É a hora de testar o próprio conhecimento e dar o primeiro passo rumo à vida universitária e, consequentemente, à carreira desejada. Justamente por isso, é fundamental estar apto a dar o melhor de si.

Mas não se engane: não se trata somente de ter os conteúdos em dia, mas principalmente de estar psicologicamente preparado, já que o nosso lado psicoemocional pode tanto nos favorecer quanto nos prejudicar. Pensando nisso, reunimos 5 dicas para se dar bem no vestibular da Facig que vão ser extremamente úteis para você nessa etapa tão importante da sua vida. Acompanhe!

1. Tenha uma rotina de descanso

A primeira dica é bem óbvia, é verdade, mas não pode faltar aqui: tenha uma rotina regular de descanso durante os dias e semanas que antecedem a prova! Afinal, quando você não dorme bem, não só o seu corpo, como também a sua mente é afetada.

Você se sente mais cansado, com dificuldade de se concentrar, a memória falha repetidamente, seus reflexos diminuem e o seu raciocínio fica lento. Logo, fazer um exame nessas condições é abrir mão de usar o seu potencial e toda a sua inteligência. Por isso, faça o possível para dormir oito horas por dia.

2. Evite o estresse

Outra das nossas dicas para se dar bem no vestibular é evitar o estresse. Sim, nós sabemos que é praticamente impossível não ficar ansioso, já que se trata das provas que são capazes de assegurar o seu ingresso no ensino superior. 

Porém, quando você fica martelando o mesmo assunto na cabeça (ainda mais de forma negativa) e se cobrando em excesso, a tensão aumenta e com ela vem a irritação generalizada, o nervosismo e o estresse.

Tudo isso, atrapalha os seus estudos, dificulta a compreensão, a assimilação de novos conteúdos e prejudica a sua saúde, provocando, inclusive, transtornos mentais. Por essa razão, não abra mão de praticar algum hobby e ter momentos de lazer, pois isso o ajudará a relaxar e espairecer.

3. Reserve tudo o que você precisa levar

Aproveite o dia que antecede o vestibular e já deixe reservado tudo o que você precisa levar para ter o acesso liberado ao local das provas. Ou seja, seu documento de identificação com foto (RG, CNH ou passaporte, por exemplo) e a sua ficha de inscrição.

Além disso, coloque junto a eles o material que você usará para responder as questões e marcar a folha de respostas e que, claro, não devem faltar: lápis, borracha e caneta azul ou preta. 

4. Maneire na alimentação

Tanto na noite anterior quanto no dia da prova é importante que você não descuide da sua alimentação. Afinal, refeições pesadas e comidas muito industrializadas não só são capazes de dificultar o ato de dormir, como também de causar indisposição, sonolência e mal-estares que duram de minutos a horas.

No lugar, prefira alimentos leves, como frutas, pães e cereais, e não se esquecer de se hidratar bem, seja com água, suco ou chá. O seu corpo e a sua mente agradecem!

5. Chegue com antecedência

Por fim, mas não menos importante, não caia no erro de deixar para ir ao local das provas quando faltar apenas poucos minutos para a realização do vestibular. Lembre-se que imprevistos acontecem e você pode ter dificuldade de conseguir transporte ou mesmo acabar em um engarrafamento, por exemplo.

Portanto, seja esperto e saia com, no mínimo, duas horas de antecedência para não se atrasar. Assim, você evita estresse e, de quebra, ainda se familiariza com o endereço.

Seguindo essas dicas para se dar bem no vestibular, você vai não só estar mais seguro, como também mais tranquilo e preparado psicologicamente para realizá-lo — o que é fundamental para um bom resultado. Por isso, não deixe de colocá-las em prática!

E se você ainda não se inscreveu no vestibular da Facig, sem problemas. Aproveite e agende agora mesmo o seu!

You may also like
Tipos de cursos de gestão: como escolher de acordo com o seu perfil
Qual é o curso ideal para cuidar do negócio próprio?
Veja 5 cursos para quem gosta de Matemática

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This