Vida de Estudante

5 dicas para se dar bem nos trabalhos em grupo da faculdade

Querido por uns e odiado por outros, o trabalho em grupo é uma realidade para qualquer estudante. Conseguir se desenvolver bem e ainda respeitar as ideias dos outros não é nada fácil, já que as peculiaridades de cada um podem ser um desafio. Mas, afinal, é possível se dar bem nos trabalhos em grupo?

Se você tem dúvidas de como realizar essas atividades de forma eficiente, veja essas dicas que preparamos e tenha sucesso nestas tarefas.

1. Saiba escolher os integrantes da sua equipe

Tenha muita atenção ao escolher os participantes do seu grupo, pois a definição de equipe é essencial para um bom andamento das tarefas. Ao convidar colegas, verifique quem realmente é comprometido e não escolha apenas pela amizade.

Pessoas dedicadas e esforçadas terão muito mais a acrescentar ao grupo do que aquelas que deixam tudo para última hora ou não entregam o combinado. Além disso, é importante que os integrantes da equipe tenham diferentes talentos, podendo assim colaborar de uma melhor forma.

2. Eleja um participante para liderar o grupo

Nas primeiras reuniões, é fundamental que a equipe escolha um líder. Isso contribuirá para que não haja confusão de ideias e de objetivos, pois o líder deverá ouvir cada uma delas e direcionar de forma adequada para um trabalho de qualidade.

Os membros devem reconhecer o líder e colaborar com ele, sem críticas desnecessárias, mas com apoio e participação. Já o líder deve tomar o cuidado de não desprezar a opinião dos demais integrantes e não agir com ansiedade, sabendo manter a organização, ouvindo e acatando as ideias de forma justa e correta.

3. Defina regras de convivência

Objetivos e regras precisam ser estipulados para que todos saibam aonde querem chegar e de que forma podem colaborar para isso, sendo que esses objetivos e essas regras devem ser conhecidos e aceitos por cada um, de forma que ninguém se sinta prejudicado ou enganado.

Algumas das regras mais importantes são a definição de horários e limites de atrasos, além da pontualidade e dos prazos. Defina, também, maneiras de os conflitos serem resolvidos de uma forma eficaz.

4. Prepare um bom cronograma de trabalho

Quando falamos em trabalhos em grupo, o planejamento de cada etapa é importantíssimo. Por isso, prepare um cronograma para as reuniões, definindo os prazos de forma clara, objetiva e possível.

Todos devem estar atentos ao que foi estabelecido, cumprindo o cronograma e, caso alguma etapa não seja cumprida, é preciso estudar a forma de atingir o que foi proposto.

5. Divida as tarefas de forma justa

No momento de dividirem as tarefas, é importante agir de forma justa. Nenhum dos integrantes deve ficar mais sobrecarregado que outros. Uma divisão de forma injusta pode gerar desentendimentos no grupo.

A equipe deve estar ciente de que o trabalho é em grupo. Assim sendo, mesmo que haja divisões das atividades, o resultado final é de responsabilidade de todos — portanto, sempre colabore com os demais em tudo o que for necessário.

Gostou das dicas? Agora deixe seu comentário nos contando sobre suas experiências com os trabalhos em grupo.

Por que investir em atividades de extensão na faculdade?
SUMMAÊ DIREITO
Saiba como conciliar trabalho e faculdade