Vida de Estudante

5 dicas para se dar bem nos trabalhos em grupo da faculdade

Querido por uns e odiado por outros, o trabalho em grupo é uma realidade para qualquer estudante. Conseguir se desenvolver bem e ainda respeitar as ideias dos outros não é nada fácil, já que as peculiaridades de cada um podem ser um desafio. Mas, afinal, é possível se dar bem nos trabalhos em grupo?

Se você tem dúvidas de como realizar essas atividades de forma eficiente, veja essas dicas que preparamos e tenha sucesso nestas tarefas.

1. Saiba escolher os integrantes da sua equipe

Tenha muita atenção ao escolher os participantes do seu grupo, pois a definição de equipe é essencial para um bom andamento das tarefas. Ao convidar colegas, verifique quem realmente é comprometido e não escolha apenas pela amizade.

Pessoas dedicadas e esforçadas terão muito mais a acrescentar ao grupo do que aquelas que deixam tudo para última hora ou não entregam o combinado. Além disso, é importante que os integrantes da equipe tenham diferentes talentos, podendo assim colaborar de uma melhor forma.

2. Eleja um participante para liderar o grupo

Nas primeiras reuniões, é fundamental que a equipe escolha um líder. Isso contribuirá para que não haja confusão de ideias e de objetivos, pois o líder deverá ouvir cada uma delas e direcionar de forma adequada para um trabalho de qualidade.

Os membros devem reconhecer o líder e colaborar com ele, sem críticas desnecessárias, mas com apoio e participação. Já o líder deve tomar o cuidado de não desprezar a opinião dos demais integrantes e não agir com ansiedade, sabendo manter a organização, ouvindo e acatando as ideias de forma justa e correta.

3. Defina regras de convivência

Objetivos e regras precisam ser estipulados para que todos saibam aonde querem chegar e de que forma podem colaborar para isso, sendo que esses objetivos e essas regras devem ser conhecidos e aceitos por cada um, de forma que ninguém se sinta prejudicado ou enganado.

Algumas das regras mais importantes são a definição de horários e limites de atrasos, além da pontualidade e dos prazos. Defina, também, maneiras de os conflitos serem resolvidos de uma forma eficaz.

4. Prepare um bom cronograma de trabalho

Quando falamos em trabalhos em grupo, o planejamento de cada etapa é importantíssimo. Por isso, prepare um cronograma para as reuniões, definindo os prazos de forma clara, objetiva e possível.

Todos devem estar atentos ao que foi estabelecido, cumprindo o cronograma e, caso alguma etapa não seja cumprida, é preciso estudar a forma de atingir o que foi proposto.

5. Divida as tarefas de forma justa

No momento de dividirem as tarefas, é importante agir de forma justa. Nenhum dos integrantes deve ficar mais sobrecarregado que outros. Uma divisão de forma injusta pode gerar desentendimentos no grupo.

A equipe deve estar ciente de que o trabalho é em grupo. Assim sendo, mesmo que haja divisões das atividades, o resultado final é de responsabilidade de todos — portanto, sempre colabore com os demais em tudo o que for necessário.

Gostou das dicas? Agora deixe seu comentário nos contando sobre suas experiências com os trabalhos em grupo.

Veja essas 5 dicas de como memorizar fórmulas de matemática
Como vencer os desafios de estudar e trabalhar ao mesmo tempo?
5 ferramentas que podem ajudar a estudar mais