Vida de Estudante

5 ferramentas que podem ajudar a estudar mais

Se você tem o costume de estudar bastante — ou pretende ter —, sabe que toda ajuda é bem-vinda. Seja para organizar um plano de estudos, guardar as anotações ou medir o nível de conhecimento, um auxílio pode tornar o processo de aprendizagem muito mais produtivo.

Pensando nisso, hoje trouxemos 5 ferramentas que podem te ajudar a estudar mais. Confira!

1. Equipamentos eletrônicos

Provavelmente, você já ouviu alguém dizer que, no momento dos estudos, é preciso se afastar de equipamentos eletrônicos, certo? É fato que devemos tentar manter a concentração e isso inclui se manter afastado de tudo o que possa atrapalhar.

No entanto, os equipamentos eletrônicos podem se tornar grandes aliados na hora de estudar. O iPod, por exemplo, pode ser usado para guardar conteúdo em áudio que você pode ouvir em qualquer lugar.

Já o tablet pode ser útil para armazenar livros digitais, evitando que você precise encontrar locais para armazená-los como aconteceria com os livros físicos. Até o celular pode ser muito útil para ambas as funções.

2. Aplicativos

Os aplicativos também são ótimas ferramentas para estudar e existem vários tipos, com várias funções. O AppProva, por exemplo,  serve para testar os conhecimentos de forma descontraída. Nele, é possível fazer quiz, simulados e até desafiar os amigos.

O Duolingo é ótimo para estudar idiomas. Atualmente, é possível optar por inglês, francês, alemão e espanhol. Por meio de atividades interativas e divertidas, ele pode ajudar bastante quem precisa se aperfeiçoar nessas línguas e o melhor: gratuitamente.

O Estudavest é outro aplicativo que pode ser muito útil para quem deseja se preparar para o Enem e para os vestibulares. Ele disponibiliza exercícios, além de estatísticas com a evolução diária do estudante e um ranking que compara o desempenho dele com o dos outros usuários cadastrados.

Quando você armazena conteúdos em PDF no celular, pode ficar complicado realizar uma boa leitura, pois a exibição do arquivo pode ser comprometida. No entanto, o aplicativo Adobe Acrobat Reader DC pode resolver esse problema. Ao abrir o arquivo em PDF, há a opção de “modo leitura” que ajusta automaticamente a tela, melhorando a experiência do leitor em aparelhos móveis.

3. Canais do YouTube

O YouTube é uma ferramenta muito versátil e, além de entretenimento, ele pode ser também uma excelente ajudar para te ajudar a estudar mais. Já existem vários canais gravados por professores com conteúdos bem diversificados, como o YouTube Educação e alguns que são específicos, como é o caso do GramáticaEmVídeo, que tem aulas de gramática.

4. Grupos do Facebook

Outra ferramenta que não foi criada com finalidade educativa — mas que pode ser utilizada com esse intuito — é o Facebook. O site tem grupos sobre diversos temas, entre eles alguns que reúnem estudantes que vão fazer o Enem ou vão prestar vestibulares pelo país.

Lá, eles compartilham conteúdos, livros e até se auxiliam mutuamente no esclarecimento de dúvidas.

5. Sites especializados

Alguns sites de empresas que são especializadas em disponibilizar materiais para estudo também são uma ótima opção. A Adaptativa é uma plataforma que elabora um plano de estudos, além de disponibilizar videoaulas e questões de exames anteriores. O primeiro mês é gratuito, mas, depois desse período, é necessário optar por um dos planos para continuar utilizando a plataforma.

O Descomplica é um site bem completo, com aulas ao vivo, banco de questões e tem até um canal no YouTube. Algumas funcionalidades são gratuitas e outras pagas, mas vale a pena conferir por conta da grande diversidade e qualidade do material que pode te auxiliar a estudar mais e melhor.

Conhece alguma outra ferramenta que pode ser útil para estudar? Compartilhe com a gente nos comentários!

Comemoração do Dia do Analista de Sistemas
Carta Convite de Chamada para Publicação
Reflexão Sobre o Exercício Profissional.