Carreira

5 livros para engenheiros que futuros profissionais precisam conhecer

O curso de engenharia geralmente leva cinco anos para ser concluído. Durante esse tempo, o estudante tem acesso a uma vasta bibliografia. Por isso, alguns profissionais, depois de formados, procuram fazer uma especialização ou pós-graduação. Mas, para quem está buscando iniciar nessa área, é interessante ter acesso aos livros para engenheiros considerados essenciais.

Esses abrangem tanto conhecimentos durante a formação de área técnica quanto aqueles voltados para o comportamento quando já estiver atuando no mercado de trabalho. Por exemplo, há livros-chave que explicam sobre Cálculo e Física. Há outros que abordam os desafios da carreira, oferecendo orientações para uma conduta mais ética e profissional. 

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 5 livros de engenharia que você não pode deixar de ler. Confira! 

1. Introdução à Engenharia 

O que é engenharia? Essa é a pergunta que todo iniciante da carreira naturalmente se faz. E esse livro tem o objetivo de explicar isso. Ao longo da obra, são apresentados elementos pertinentes às diversas áreas da engenharia. Por exemplo, há menção à metodologia de projeto, viabilidade de estudos técnicos, criatividade profissional e modelagem e simulação de sistemas.

Com uma linguagem simples, mas repleta de conteúdo, o livro informa aos engenheiros de primeira viagem quais principais habilidades e ferramentas serão importantes para a carreira. 

2. Ética para Engenheiros 

Independentemente do ramo, todo profissional deve ter uma conduta ética. Quanto mais cedo o profissional conhecer sobre isso, mais responsável ele será em sua carreira. Sendo assim, o livro Ética para Engenheiros apresenta estudos de caso a fim de debater a maneira de o engenheiro agir durante seu trabalho. 

Na obra, é possível, também, encontrar códigos de ética de algumas organizações e países. Com esse tipo de conhecimento, você tem chances de atender à conduta profissional dentro das expectativas do mercado de trabalho e da sociedade.

3. Coleção Fundamentos de Física 

A Física é uma ciência bastante importante para a área de engenharia, pois é a partir dela que se conhecem os princípios da mecânica, do eletromagnetismo e da termodinâmica, por exemplo. E quanto melhor você aprender Física, melhores resultados você alcançará nas provas e, consequentemente, na vida profissional.

Por isso, essa coleção de livros é essencial para você. Fundamentos de Física é composta por quatro volumes, contendo teoria e exercícios comentados. É reconhecidamente um sucesso de tiragens há mais de quarenta anos. Aproveite cada volume, pois vai ser muito útil durante diferentes períodos da graduação em engenharia.

4. Concreto Armado, Eu Te Amo

Quem tem interesse em seguir carreira na construção civil não pode deixar de ler esse livro. Concreto Armado, Eu Te Amo é um manual explicativo e didático sobre essa estrutura construtiva.

Na obra, você encontra estudos de casos sobre estruturação de prédios, cascatas, sacadas e demais aplicações. Não deixe de conhecer as possibilidades do concreto armado nesse livro! 

5. Cálculo Volume 1 e 2

Esse é mais um dos livros para engenheiros que você deve ter em casa. Cálculo Volume 1 e 2 é ideal para, principalmente, aqueles com dificuldades em cálculos matemáticos e estruturais.

A obra apresenta os conceitos do Cálculo de maneira clara e objetiva. Também tem exercícios já resolvidos, que ajudam bastante a entender a resolução de problemas.

Esses foram alguns livros para engenheiros. É importante pesquisar bastante sobre a carreira que deseja seguir para entender melhor sobre a área e identificar se é essa a profissão que deseja para seu futuro. Além disso, praticar o autoconhecimento, absorver conteúdos relacionados ao seu interesse e ouvir as pessoas que fazem parte do seu círculo de convivência são algumas ações para descobrir a sua vocação profissional

Por falar nisso, você é apaixonado por matemática e não sabe qual carreira seguir? Então conheça agora mesmo 5 cursos para quem gosta de matemática!

You may also like
Startups: como se preparar para ter uma carreira nesse mercado?
Como é o mercado de trabalho de Pedagogia?
Carreira pública: conheça 3 vantagens e 3 desvantagens

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This