Vestibulando

5 motivos pelos quais você deve cursar Medicina

Não é de hoje que a medicina é considerada uma carreira respeitável e nobre, uma das profissões que oferece mais prestígio a quem escolhe dedicar sua vida ao cuidado dos outros. Todo esse reconhecimento não vem sem esforço: o curso de medicina é longo e exige dedicação, persistência e muita motivação para ultrapassar os obstáculos e se qualificar. Promover a cura das doenças e restaurar a saúde é uma responsabilidade muito grande.

Porém, a medicina não é feita somente de grandes sacrifícios e altruísmo. De fato, existem diversos benefícios que podem servir como uma motivação extra para quem escolhe o curso.

Sempre sonhou em ser médico ou começou agora a considerar essa carreira? O que você precisa é de uma forcinha para tomar essa importante decisão e ver se a profissão realmente combina com você. Quer motivos para seguir a carreira de médico? Confira!

1. Oferece a possibilidade de ajudar o próximo

O caráter nobre da medicina está justamente na possibilidade de ajudar o próximo, seja na prevenção de doenças, no tratamento e cura de enfermidades ou na restauração da saúde. O acompanhamento médico permite que as pessoas tenham mais qualidade de vida e possam aproveitá-la de forma saudável.

2. Traz satisfação pessoal e reconhecimento

É seguro dizer que nada se compara à possibilidade de oferecer alívio para a dor de alguém, diminuir o seu sofrimento ou promover a sua cura. A medicina oferece, diariamente, satisfação pessoal relacionada à importância de seu trabalho e ao reconhecimento da sociedade.

Aliás, a gratidão de um paciente ou de seus familiares é um benefício que não tem preço. Valem até as festas que você vai perder ou alguns momentos em família. Acredite.

3. Possui um vasto campo de atuação

Existem inúmeras possibilidades para quem deseja cursar medicina. Medicina Esportiva, Pediatria, Geriatria, Dermatologia, Cirurgia Geral, Oncologia, Obstetrícia… São tantas as opções!

As especialidades médicas permitem conciliar a profissão com as habilidades e preferências pessoais de cada profissional, unindo a vocação ao conhecimento técnico necessário em cada área de atuação.

Se você adora crianças, já pensou em como será prazeroso seu dia de trabalho na pediatria? Mesmo com adversidades e situações mais graves, sua intenção em ajudar os pequenos deixará seu dia mais significativo.

4. Permite manter horários flexíveis

Passado o período de residência e estágios, o médico tem a possibilidade de fazer seu próprio horário de trabalho, podendo conciliar a prática da medicina com outros interesses pessoais e profissionais.

Seja em plantões em hospitais e clínicas ou em seu próprio consultório, os horários flexíveis são um dos benefícios dessa carreira.

5. Tem retorno financeiro garantido

Uma das vantagens mais conhecidas da profissão é o retorno financeiro. Realmente, um médico competente e dedicado pode conseguir um bom salário e manter uma vida bastante confortável, independente de onde trabalhar.

Como em toda profissão, os rendimentos dependem da dedicação ao trabalho, portanto, se prepare para jornadas mais longas se deseja lucros maiores.

E então, já se convenceu de que o curso é a escolha certa para você? Então não perca tempo e comece já a se preparar para passar em medicina! Boa sorte!

Como controlar a ansiedade no vestibular ou na prova do Enem?
3 dicas para saber se o curso de medicina é realmente para você
Vestibulando: saiba como se planejar para estudar em casa