Carreira

6 características essenciais de um enfermeiro de sucesso

Na hora de escolher o curso de graduação, você não decide só um curso, mas uma carreira, e se preparar para o mercado vai além de apenas ser um estudante aplicado. Para se destacar, realizar um bom trabalho e ser um enfermeiro de sucesso, as 6 características mencionadas nesse post estão entre as essenciais.

Veja a lista que preparamos para você!

1. Ser comprometido com pessoas e instituição

O enfermeiro convive com muitas pessoas e talvez seja o profissional mais próximo do paciente. Por isso, ele deve estar atento às necessidades de todos e ser comprometido com o bem-estar do paciente e de sua família.

É importante que o enfermeiro também esteja ciente e envolvido com a missão da instituição em que trabalha e com os demais profissionais da equipe de saúde.

2. Saber se comunicar para ser um enfermeiro de sucesso

Para se relacionar com todas essas pessoas, o enfermeiro deve se comunicar de modo adequado com cada um.

Usar palavras de fácil entendimento com o paciente, conhecer bem o vocabulário técnico na hora de passar os casos (como na troca de plantão) e conseguir conversar bem com outros profissionais que não são da área da saúde (como o pessoal da administração) é fundamental para um enfermeiro que deseja se destacar.

3. Liderar com sabedoria

Ser líder é uma coisa cada vez mais importante e cada vez mais difícil, isso porque poucos sabem o real significado de liderança. Um enfermeiro lidera uma equipe com vários profissionais que devem ser guiados, orientados e treinados, e fazer isso não é tão simples, o que nos leva ao próximo tópico.

4. Trabalhar em equipe para trabalhar bem

Na área da saúde não se faz nada sozinho. O enfermeiro competente deve ser capaz de trabalhar em conjunto, respeitando as qualidades e as limitações de cada profissional que compõe sua equipe. Fazendo isso, a criação de um ambiente de trabalho harmonioso transmite ao paciente a confiança que ele precisa.

5. Ser empático para ser enfermeiro de sucesso

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ao lidar com pessoas diversas e com as mais diferentes condições de saúde, o enfermeiro que tem empatia está um passo à frente, pois tende a respeitar o momento que aquele paciente está vivendo e recebe em troca respeito e admiração de todos os envolvidos.

6. Possuir habilidade com as emoções

Talvez essa seja a característica mais difícil do bom enfermeiro. Ter habilidade para lidar com emoções é importante porque o enfermeiro é o profissional que está ao lado do paciente nas horas mais delicadas e íntimas, gerando emoções que também devem ser cuidadas. Lidar com essas emoções apenas quer dizer que o enfermeiro precisará tratar o paciente como um todo.

Essas 6 características são fundamentais para um enfermeiro de sucesso, mas não pense que você não será um profissional bem-sucedido por não possuir essas qualidades. Essas habilidades podem ser desenvolvidas ao longo do curso de graduação em disciplinas específicas, por meio de técnicas adequadas.

Agora que você já conhece essas características, que tal curtir nossa página no Facebook e conhecer outros cursos da área da saúde?

You may also like
Afinal, quanto ganha um administrador de empresas?
Psicologia Organizacional: conheça essa área promissora
Conheça 6 áreas de atuação para profissionais de Odontologia

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This