Carreira

6 dicas para quem quer estudar nas férias

Finalmente chegaram as tão sonhadas férias. Nada de provas, seminários, atividades ou acordar cedo. Mas será que é necessário nesse período? Claro que sim! Se a nossa mente ficar parada, quando retornarmos para as aulas, já vamos ter esquecido muita coisa do que aprendemos. Portanto, aproveitar esse momento para revisar as matérias ou mesmo estudar disciplinas mais difíceis é uma boa opção.

Falar é fácil, colocar em prática é o difícil. Como ficar em casa estudando em pleno verão? Bom, é exatamente por isso que estamos aqui, para ajudar você a manter um ritmo de estudos, mesmo nesses dias de descanso, mas de uma forma mais leve e sem estresse. Vamos lá?

1. Faça revisões

Esse não é o momento para aprender coisas novas, mas sim para fixar o que já foi visto. Fazer revisões nesse período de férias ajuda bastante, pois a sua mente já está familiarizada com os assuntos que serão estudados. Aproveite para revisar com mais afinco aquelas matérias nas quais você teve mais dificuldade.

2. Monte um cronograma

Mesmo nas férias preciso de um cronograma? Sim, principalmente porque você não terá aqueles horários fixos que os cursinhos preparatórios oferecem. Faça uma planilha (pode ser no Excel, no Word ou no papel mesmo) e determine os horários nos quais você estudará e quais serão usados para diversão.

3. Resolva questões

Eis aqui uma forma bem dinâmica de aprender e também uma das mais eficientes. Resolver provas é uma ótima maneira de você identificar quais disciplinas precisa estudar mais e em quais já estão com um bom nível de conhecimento.

4. Reduza o ritmo de estudo

Se você estudava 8 horas por dia, que tal reduzir esse tempo pela metade durante as férias? Você pode, por exemplo, estudar no turno da manhã, de 8h às 12h e aproveitar os turnos da tarde e da noite para curtir esse período.

5. Estude um pouco todo dia

Aqui está uma bela forma de manter o ritmo, sem se estressar muito, para voltar às aulas com todo o gás de antes. O ideal é diluir as horas de estudos por todos os 30 dias de férias, em vez de estudar o dia inteiro por 15 dias e depois não pegar no livro nos outros 15. Assim, você não só estuda, como também consegue se divertir, sem perder o ritmo.

6. Aproveite para ler livros e assistir a filmes

Muitos vestibulares cobram obras literárias e também filmes. Eis um excelente momento para colocar essa parte dos estudos em dia. Para aqueles que gostam de ler, é o verdadeiro paraíso aproveitar as férias estudando dessa forma.

Tem amigos que também farão o mesmo vestibular? Que tal reuni-los para uma sessão de cinema na casa de alguém? Comprem comida e bebida e aproveitem as férias!

Quer muito entrar numa boa universidade e fazer o curso dos sonhos? Então, aproveite também as férias para fazer algo pelos estudos. Não precisa ter pressa, afinal, a constância é mais importante que a velocidade.

O que você vai estudar nas férias? Como fará isso? Conte pra gente quais serão as suas estratégias para continuar focado nessa época do ano!

You may also like
Especialização e residência médica: entenda as diferenças
Entenda qual é o papel e a atuação do gestor dentro de uma empresa!
Como anda o mercado de trabalho para quem faz cursos de gestão?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This