Vestibulando

6 dicas para se dar bem no vestibular de medicina

Concorrência qualificada e provas difíceis são algumas das características mais marcantes do vestibular de medicina. Para os que pretendem ser médicos, não é necessário apenas vocação para exercer a carreira, mas também muito esforço desde o início da caminhada.

Isso ocorre porque, a cada dia, cresce o número de jovens que buscam aliar dois fatores muito importantes: satisfação pessoal e bom salário. Porém, o que é necessário para conseguir uma vaga no curso de medicina em uma boa faculdade?

A resposta você vai encontrar neste post, em que vamos apresentar 6 dicas para os vestibulandos. Confira!

1. Tenha um plano de estudos

A organização é um aspecto primordial para qualquer estudante. Afinal, é preciso elaborar um plano de estudos com metas para avaliar o desempenho. A recomendação é fazer um cronograma das matérias que serão estudadas durante a semana.

Também estipule um número de questões a serem feitas semanalmente por disciplina. Com essa postura, você vai unir teoria e prática. Além disso, vai identificar as partes do conteúdo que precisam ser mais bem compreendidas.

2. Elabore resumos para o vestibular de medicina

Para administrar melhor o tempo e a necessidade de obter mais informações, faça resumos destacando os tópicos mais importantes de cada matéria. Assim, terá condições de adquirir conhecimento com facilidade.

Quanto mais detalhes das disciplinas você dominar, maiores serão suas chances de superar a concorrência. Ao fazer uma boa preparação, terá tranquilidade para realizar a prova e condições de chegar a um excelente resultado. Ademais, também vai mostrar que tem o perfil ideal para ser aluno de medicina.

3. Pense na qualidade do estudo

Imagine que você tem um plano de estudos bem montado e gosta de fazer resumos das matérias. Sem dúvida, são duas medidas essenciais para conquistar uma vaga no curso de graduação com prestígio no mercado.  

Contudo, precisa estar atento a um detalhe: valorizar a qualidade do estudo. Não adianta passar horas em frente a um livro ou a uma apostila, sem assimilar as informações de maneira correta.

Logo, procure dar pausas durante o período de estudo. Por exemplo, a cada 40 minutos de leitura ou de exercícios, descanse 10. Reconhecer os próprios limites vai ajudá-lo a melhorar o desempenho.

4. Tenha momentos de lazer

A vida de qualquer vestibulando não pode ficar restrita somente ao estudo. Por isso, tente reservar um período da semana para ter momentos de descontração com os familiares e os amigos. Assim, você estará relaxado e preparado para assimilar novos conteúdos.

Com a mente descansada, é mais fácil manter a atenção e o foco. Aliar o lazer com a necessidade de estudar é uma boa iniciativa para ter mais conhecimento e vantagem em relação à concorrência.

5. Seja persistente

São poucos os estudantes que passam no vestibular de medicina na primeira tentativa, visto que obter uma nota excepcional no ENEM e em qualquer outro processo seletivo não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, é fundamental não desistir de concretizar o seu sonho.

A persistência é um aspecto presente na vida de qualquer profissional bem-sucedido. Então, veja a dificuldade de alcançar o resultado esperado como motivação para se superar. Assim, a conquista será ainda mais valorizada.

6. Conheça a história de vestibulandos aprovados

Seguir bons exemplos é sempre uma medida inteligente. De olho nessa tendência, procure conhecer a história de alunos que foram aprovados para o curso de medicina. Essa iniciativa vai mostrar as ações necessárias para aperfeiçoar seus estudos e vencer os próprios limites.

Inegavelmente, é necessário unir estudo, planejamento e motivação para passar no vestibular de medicina. Portanto, com a intenção de mostrar que o esforço vale a pena, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre os cursos na área de saúde, para que você conheça o potencial desse mercado no Brasil. Boa leitura!

You may also like
Devo escolher um curso visando retorno financeiro ou satisfação pessoal?
Autoconhecimento: saiba como ele te ajudará na escolha profissional
Quer cursar Odontologia? Saiba mais sobre o curso!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This