Vestibulando

6 melhores dicas para estudar para o vestibular

Já estamos na segunda metade do ano e para você que está cursando o ensino médio isso significa que provas importantes como o vestibular estão se aproximando. A preocupação é inevitável, mas é preciso manter o foco, pois, independentemente da carreira que queira seguir, estudar para o vestibular é de extrema importância para dar continuação aos estudos e atingir seus objetivos.

O primeiro passo é escolher uma boa faculdade, pois estudar em uma instituição de qualidade lhe dará a base necessária para ser um excelente profissional e conseguir um emprego com mais facilidade. Depois, você deverá estudar com afinco para o vestibular para garantir sua aprovação, certo?

Para que a escalada seja de total sucesso, confira agora as 6 melhores dicas para estudar para o vestibular!

Treine com as provas anteriores da instituição escolhida

Ao escolher a instituição que você deseja prestar vestibular, é importante conhecer o modelo das provas já aplicadas em seleções anteriores. Até mesmo para vestibulares mais difíceis como de medicina, por exemplo, essa tática funciona muito bem. É através desse método que você poderá entender o estilo das questões do exame, e se preparar melhor para o que o espera.

Outra vantagem de estudar as provas antigas da instituição é que elas normalmente vêm com gabarito e comentários, o que facilita o entendimento e auxilia em suas possíveis dúvidas.

Foque em temas atuais

Com a globalização e o acesso às novas tecnologias, há uma maior facilidade em estudar tudo o que acontece em nível mundial. É muito comum encontrar assuntos bem atuais nas questões do exame, pois a banca examinadora deseja saber o quão atualizado você está e ainda qual seu nível de compreensão desses acontecimentos.

Treine para a redação

A redação do vestibular geralmente vale boa parte da nota total. Além disso, por normalmente pertencer ao tipo dissertativo-argumentativo, é também um meio de a instituição conhecer seus pensamentos, seu poder de interpretação e também de comunicação.

Por isso, sempre que possível, treine para a redação para garantir uma maior segurança na hora de formular o seu texto no dia da prova.

Evite decorar as matérias

Procure entender de forma efetiva o funcionamento e os porquês das coisas. Se houver dúvidas, solicite a ajuda dos seus professores do ensino médio para tentar resolver todos os problemas encontrados.

Você terá muito mais chances de esquecer a matéria se tentar decorar tudo. Prefira assimilar os conceitos em sua totalidade para que você saiba responder cada uma das questões de maneira lógica.

Organize seus estudos

A organização é fundamental para quem precisa estudar para o vestibular. Defina as matérias, faça um plano de estudos e o mantenha. Não esqueça de organizar seus horários de modo a encaixar todas as suas necessidades. Você também pode estipular prazos e metas que deseja cumprir.

O local de estudos também merece atenção: escolha um local arejado, limpo e organizado. Mantenha todos os materiais necessários para o período de estudos e, de preferência, desligue todos os dispositivos móveis e televisões por perto enquanto estuda, evitando distrações que podem prejudicar bastante o seu rendimento.

Cuide de você

Não adianta estudar excessivamente sem tirar um tempo para cuidar de si mesmo. Uma alimentação balanceada e saudável, momentos de lazer e de diversão, boas horas de sono e a prática de esportes são ações imprescindíveis para quem está na maratona de estudar para o vestibular.

É preciso ter uma mente saudável para manter o ritmo de estudo, mas não se esqueça: não existe mente sã sem um corpo são. Se você pretende ingressar em uma boa instituição de ensino, é preciso estudar com dedicação e muita organização para atingir seu objetivo e fazer o curso de seus sonhos. Bons estudos e boa sorte!

Quer aprender mais sobre as carreiras e como passar no vestibular? Assine nossa newsletter e fique por dentro das mais diversas dicas.

Conheça os 4 erros comuns na escolha na profissão e como evitá-los
5 aplicativos gratuitos para te ajudar a otimizar os estudos