Vida de Estudante

6 mitos e verdades sobre o curso de Medicina que você precisa conhecer

Vários fatores podem determinar a escolha do vestibulando pelo curso de Medicina. Dentre eles, estão o envolvimento com uma causa nobre, a alta remuneração e a boa empregabilidade. Em razão de tantos benefícios em torno de uma mesma profissão, não é de se estranhar que o curso apresente um dos vestibulares mais disputados em todo o país.

Mas o que o estudante precisa saber antes de passar no vestibular de Medicina? Aprender algumas curiosidades sobre o curso e entender como ele afetará sua vida é de suma importância para quem sonha com essa carreira.

Pensando nisso, confira no nosso post de hoje com mitos e verdades sobre o curso de Medicina que você precisa conhecer!

1. O curso de Medicina é só para os nerds

Esse é um mito comum, já que é essencial dominar o conteúdo da área médica, tanto para quem já está fazendo o curso como para quem estuda para o vestibular e precisa saber muita biologia.

No entanto, ao contrário do que muita gente acredita, a aquisição dessas habilidades não se limita aos nerds. Na verdade, o que vai  determinar o sucesso do estudante, será o seu grau de dedicação aos estudos.

Por isso, se você tem uma rotina regrada, segue à risca um plano de estudos e mantém-se focado, você está no caminho certo para tirar ótimas notas no vestibular ou durante o curso.

2. É muito difícil se formar

Talvez pelo extenso tempo de curso, ou por acreditarem que as disciplinas são muito complexas, as pessoas imaginam que seja impossível se formar em Medicina. Mas isso é um mito.

O que muita gente não sabe é que o curso se assemelha a qualquer outro da graduação. Haverá disciplinas que serão mais intensas e outras mais tranquilas.

A dica é mesclar as matérias com que você se identifica mais com outras com que não se identifica tanto. Assim, o que vai determinar o progresso no curso será a maneira com que você organiza os estudos. 

3 Acaba com a vida social

Existe o mito de que o estudante de Medicina fica 24 horas por dia estudando. Mas mesmo em um curso integral é possível separar um tempo para o lazer, como nos feriados e finais de semana.

Dessa forma, o estudante pode ter uma vida social e acadêmica ao mesmo tempo. O diferencial será saber equilibrar essas duas áreas tão importantes da vida. 

4. Demora para ter retorno financeiro

O curso de Medicina tem durabilidade de 6 anos, sem falar no período de residência que pode durar dois anos ou mais. Sendo assim, isso é verdade: o retorno financeiro é demorado.

É claro que o estudante pode conseguir bolsas de estudo ao longo da graduação para se manter, mas ganhar um salário rentável como um médico formado vai levar mais tempo.

5. Tem sempre que estar estudando

É verdade. Mesmo depois de formado, o estudante precisará continuar estudando.

Isso se deve ao fato de que a Medicina é uma ciência que está sempre se inovando, pois a todo tempo descobre-se um novo diagnóstico para doenças e sempre surgem novos tratamentos e procedimentos médicos.

6. É um curso gratificante

Para quem sonha em cuidar de pessoas, essa é uma grande verdade: quem ama Medicina com certeza se sentirá muito realizado nessa profissão.

Em vista das dificuldades que o estudante de Medicina passa durante o curso, como a dedicação intensa aos estudos, nada se compara à gratificação de atender bem um paciente no momento em ele mais precisa. 

Gostou de conhecer os mitos e verdades sobre o curso de Medicina? Aprenda mais sobre essa carreira com o post Mercado de medicina: em quais áreas posso atuar?

You may also like
Saiba como conciliar trabalho e faculdade
Acelere seus resultados! Conheça 5 técnicas de estudo
5 maneiras para ganhar dinheiro extra durante a faculdade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This