Carreira

6 qualidades que um futuro enfermeiro deve ter

O mercado de trabalho de saúde é um dos mais promissores no Brasil. Sempre há vagas para técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais entre outras profissões. São anos dedicados de estudo, mas apenas o diploma não qualifica um bom profissional. Há muitas qualidades de um enfermeiro, por exemplo, que são sempre exigidas por diversas instituições de saúde. 

Você sonha em se tornar enfermeiro, já gosta de lidar com pessoas, atender pacientes, ou adoraria trabalhar num ambiente hospitalar? Então esta deve ser a profissão exata para você. Com boas médias salariais, muitos hospitais estão frequentemente requisitando estes profissionais. 

Mas, afinal, quais são as qualidades de um enfermeiro? O que este profissional deve ter?

1. Proatividade

Proatividade é uma atitude que faz o indivíduo antever algo. É aquele profissional que sempre está apto e disposto a não apenas fazer o que lhe é pedido, mas fazer muito mais que aquilo. Num ambiente hospitalar, há muitos imprevistos que acontecem em todo momento.

Sendo assim, o enfermeiro proativo tem a capacidade de enxergar tais imprevistos, e já se prepara para fazer suas obrigações antes mesmo que alguém lhe oriente a fazê-las. 

2. Paciência

O enfermeiro lida também com uma parte burocrática dentro de um ambiente hospitalar. Além disso, há uma equipe com quem ele deve se relacionar, procedimentos que devem ser seguidos à risca, mas nem sempre tudo o que ele precisa executar depende apenas de sua vontade.

Portanto, é preciso ter paciência para lidar com um ambiente, por ora estressante, mas gratificante em saber que, ao final do dia, foi possível ajudar um paciente a melhorar sua condição de saúde. 

3. Gostar de gente

Esta é uma das principais qualidades de um enfermeiro. Tem de gostar de gente e gostar de lidar com pessoas o tempo todo. Pois, seu trabalho diário é exclusivamente este. Se você não gosta de lidar com pessoas, talvez esta não seja a profissão ideal para você. É muito importante pensar nisso, antes de focar nesta profissão. 

4. Flexibilidade

O enfermeiro não tem horários padronizados como os demais profissionais. Portanto, é preciso ter flexibilidade, principalmente de tempo. Você pode fazer muitos plantões, trabalhar em feriados, trabalhar em período noturno.

Há sempre rodízios em hospitais. Se você não se importa muito com isso, com essas regras sobre horários, você está no caminho certo! 

5. Resiliência

Resiliência é a habilidade de se reinventar mediante à pressão, obstáculos e dificuldades. Um enfermeiro lida com isso em seu dia a dia, visto que mudanças acontecem a cada segundo, principalmente dentro de um hospital.

Apesar disso, o enfermeiro que sabe lidar bem com as adversidades, e digamos, dar a volta por cima, com certeza estará mais preparado que qualquer outro profissional. 

6. Emocional equilibrado

Esta qualidade é de suma importância para um enfermeiro. Você vai lidar com situações nem sempre agradáveis e favoráveis e é preciso estar com o seu emocional equilibrado para não se deixar abater com essas situações. Perder um paciente, por exemplo, é algo muito triste. Mas, também é algo corriqueiro na vida de um enfermeiro. 

Existem outras muitas qualidades de um enfermeiro necessárias para ser um excelente profissional. Gostou das dicas? Fique por dentro destas e outras relacionadas às demais profissões. Assine nossa newsletter, e receba sempre nossas dicas e novidades!

You may also like
Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Produção!
O que analisar para escolher uma boa faculdade?
Descubra qual é a sua vocação profissional!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This