Carreira

8 características comuns dos dentistas de sucesso

Já mostramos aqui no blog o quanto o curso de Odontologia é rentável em nosso país. Essa é uma carreira muito promissora, já que sempre tem algum paciente que precisa cuidar da saúde bucal. No entanto, para garantir os benefícios que essa área oferece, é importante ter algumas características que são inerentes ao perfil do dentista de sucesso.

Por exemplo, o interesse de fazer capacitação profissional constante. Muitos profissionais estagnam em sua zona de conforto e acabam perdendo a oportunidade de conhecer novas técnicas e melhorar os procedimentos de atendimento aos pacientes. Como consequência disso, há diminuição da clientela. 

Mas essa não é a única característica importante. Neste post, explicamos quais são elas para que você possa descobrir como adquirir e aperfeiçoar cada uma. Preparado? Vamos lá!

1. Curiosidade

Ao sair da faculdade, muitos dentistas se esquecem que o mercado muda constantemente. No entanto, quando o assunto é saúde, não é possível ficar desatualizado.

Hoje, há diversas técnicas sendo desenvolvidas e procedimentos menos invasivos sendo aplicados. Essas técnicas podem influenciar no resultado final, uma vez que o paciente sente menos dor e tem melhora no processo de reabilitação. 

Também há ganho no tempo gasto para realizar a ação ou no valor gasto. Isso porque as novas técnicas podem reduzir o uso de muitos equipamentos e materiais, permitindo que você ofereça um preço final mais atraente para seu cliente. Por essas razões, é importante buscar capacitação constante.

Para se adequar a essas mudanças, também é fundamental acompanhar as novidades da área, participar de congressos, palestras e buscar especializações. Vale destacar que esses eventos também são ótimas oportunidades para aperfeiçoar o network.

2. Disposição

Todo dentista de sucesso se espelha em um profissional para aprofundar o seu conhecimento em determinado assunto. Além de ler sobre os seus trabalhos, muitos, inclusive, dedicam um pouco do tempo para entender mais sobre a sua rotina, seja trabalhando meio período em um consultório ou acompanhando o profissional em cirurgias.

Quando você adquire um contato mais próximo com outros dentistas, conquista confiança para desenvolver suas atividades e, certamente, se prepara para os imprevistos dessa carreira.

3. Foco

Para ser um dentista famoso, não adianta atirar no escuro e tentar conhecer todas as especializações da área. Aqui, é fundamental ter foco em um determinado procedimento, como o tratamento de canal ou prótese dentária, por exemplo.

Depois de algum tempo de experiência, será mais fácil perceber quais são os seus pontos fortes e, no decorrer da carreira, buscar aperfeiçoá-los para impressionar os seus pacientes e ser um profissional reconhecido.

4. Humildade

A humildade é uma das principais características que leva um dentista ao topo. Não pense que você sabe tudo sobre o seu trabalho, caso contrário, poderá cair em armadilhas e ser surpreendido em situações nas quais um conhecimento mais avançado seria extremamente importante.

Uma forma de resolver essa questão é sempre contar com um auxiliar ou técnico em saúde bucal para ajudar naquilo que você não consegue fazer muito bem. Afinal, o trabalho em equipe pode garantir a fidelização do seu paciente.

5. Comprometimento

Quando um profissional consegue ter comprometimento com suas tarefas diárias, tudo flui com mais naturalidade. Isso não é diferente em outras profissões. O dentista precisa respeitar as regras do consultório e ter atenção com vários detalhes, como o respeito ao paciente, a pontualidade, a organização e a limpeza do ambiente.

A faculdade é o melhor local para adquirir as habilidades que os dentistas de sucesso precisam, seja por meio dos trabalhos em grupo ou das atividades complementares. A regra é não ficar preso dentro da sala de aula, já que a odontologia é um mercado amplo e permitirá várias (e boas) surpresas no futuro.

6. Conhecimento sobre o seu consultório e colaboradores 

Muitos dentistas são famosos por serem especialistas em algum procedimento específico, mas, geralmente, não sabem como funcionam o seu próprio consultório. Às vezes, não acompanham como está a infraestrutura da parte externa do consultório nem como está a motivação de seus colaboradores. 

Essas questões não podem passar em branco, é preciso ficar por dentro de tudo que ocorre no consultório. Isso porque, com esse acompanhamento mais de perto, é possível perceber quais os pontos fortes e aqueles que precisam ser trabalhados a fim de se tornar um dentista mais completo. Com certeza, esse será um diferencial para você e seu consultório no meio da concorrência.

Sendo assim, faça reuniões semanais ou quinzenais com a sua equipe. Certifique-se sobre todas as situações que ocorreram durante esse período e faça planejamento para o futuro. Também cerque-se de pessoas que são boas naquilo que você não é. Melhore a motivação de seus funcionários, e se for contratar um ajudante, certifique-se de que ele realiza alguma atividade que você não consegue fazer tão bem. 

7. Gestão estratégica

Este é um ponto fundamental e que, geralmente, causa dor de cabeça a muitos dentistas. Afinal, eles entendem de saúde bucal e não de números e contabilidade. Mas é preciso ter, pelo menos, uma boa noção de administração. Especialmente no início da carreira, é muito importante ter paciência e disciplina para não arrumar um problema financeiro. 

Nesse contexto, é necessário ter em mente que você precisa pagar fornecedores, funcionários, contas como água e luz, entre diversos outros gastos. Esse fatores devem fazer parte de uma gestão estratégica, na qual o planejamento financeiro deve ser bastante articulado. 

Por exemplo, você pode contar com a ajuda de ferramentas de cobranças e gestão de clientes para acompanhar todos os pacientes que estão com pagamento em dia e cobrar aqueles que não estão. Assim, você faz a gestão estratégica e não fica no vermelho. 

8. Capacidade de fidelizar clientes

Muitas vezes, conquistar um paciente novo pode ser mais caro que fidelizar um antigo. Isso porque o tempo gasto e as estratégias de marketing utilizadas para atrair um novo cliente podem ser mais exaustivas do que apenas fidelizar aquele seu paciente que já fez a primeira consulta. 

Sendo assim, tente proporcionar a melhor experiência possível dentro de seu consultório. Isso pode ser feito, por exemplo, oferecendo uma decoração que faça as pessoas se sentirem confortáveis no seu consultório.

Invista também em um bom atendimento. Saber ouvir as reclamações dos pacientes e nunca perder o contato são ações importantes para alcançar bons resultados.  

Essas foram algumas dicas para ser um dentista de sucesso. Além dessas dicas, é interessante ter uma visão de empreendedorismo na área de saúde. Isso consiste em investir em soluções criativas, estabelecer parcerias e divulgar o seu trabalho, dentre outras estratégias. 

Quer buscar cursos que possam ser interessantes para sua área? Então, entre em contato conosco e conheça nossos cursos de graduação e pós-graduação antenados com o mercado de trabalho. 

You may also like
5 dicas para planejar e organizar sua rotina de estudos
Cursos na área da saúde: como escolher o melhor para mim?
Afinal, qual a diferença entre o arquiteto, designer de interiores e decorador?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This