Vida de Estudante

A Atuação da Psicologia em Situações de Desastres e Emergências

Palestrantes:Líbia Monteiro Martins – Psicóloga, Professora, Mestre em Psicologia Institucional, Membro do GTPED/CRP-MG

Lucas Armando Machado – Graduado em Odontologia pela Univale, Especialização em Endodontia pela FUNORTE, Bombeiro da Polícia Militar de Minas Gerais, com formação Acadêmica Militar e Civil. Curso de formação de soldados em Emergências Médicas,

Data: 22 de Março de 2019 (sexta-feira)

     Desastres, tragédias, catástrofes, sempre foram usados como sinônimos, referindo-se a eventos destrutivos, tanto no âmbito individual quanto coletivo. Acontecimentos recentes no Brasil como: fenômenos naturais, a seca, as chuvas, incêndios, os deslizamentos e tornados são apenas alguns exemplos de eventos naturais que podem eventualmente transformar-se em um desastre, a depender das condições do local onde ocorrem e da vulnerabilidade da comunidade atingida. Também as situações de violência urbana, acidentes automobilísticos e doenças crônicas são exemplos de eventos vitimadores que provocam danos psíquicos e sofrimento à pessoa atingida, e isto exige que os psicólogos estejam cada vez mais preparados a atuar nessas circunstâncias, pela complexidade das condições implicadas nessas situações. O Centro Universitário Unifacig, preocupado com os últimos acontecimentos em Minas Gerais, como os Desastres em Mariana e Brumadinho, promoveu uma Palestra/Roda de conversa onde os profissionais da área, junto com a comunidade acadêmica, puderam contribuir para a formação destes profissionais e estudantes atentos e qualificados para as demandas do Mercado.

     Discutiram acerca desses conceitos e conhecimentos, articulando ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para um engajamento ético e acadêmico-científico entre as Instituições de Ensino, fortalecendo os princípios da formação acadêmica. Finalizando, apresentaram as contribuições da psicologia na prevenção e redução de desastres, bem como no tratamento das consequências psicológicas oriundas de um evento adverso vivido por um indivíduo, por uma comunidade ou cidades inteiras.

Texto: Marcio Rocha Damasceno

 

 

 

You may also like
Saiba como ter disciplina e se dar bem no curso de medicina
Inauguração da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva dos alunos de medicina da FACIG
Projeto Integrador – Engenharia de Produção

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This