Carreira

A importância dos cursos de extensão na formação do profissional

As empresas estão cada vez mais exigentes na hora de contratar. Não basta apenas ter uma graduação ou boas notas na faculdade, é preciso se diferenciar. E uma proposta interessante é fazer um curso de extensão — o que é uma ótima oportunidade para quem está buscando por qualificação.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça a importância dos cursos de extensão, para quê eles servem, quais benefícios diretos na carreira e o que considerar na hora de escolher um. Confira! 

O que são cursos de extensão?

Como o próprio nome sugere, um curso de extensão é um conjunto de atividades voltadas para a ampliação de determinado conhecimento em uma área. Esse curso visa adquirir habilidades ou competências que vão além do currículo básico da graduação.

Para que servem os cursos de extensão?

No âmbito da instituição de ensino, existem três pilares que deve ser contemplado: o do ensino, o da pesquisa e da extensão. O curso de extensão faz parte da efetivação de atividades deste último pilar, que tem o objetivo de integrar a universidade e a sociedade. 

Para o estudante, o curso de extensão serve para desenvolver diversas habilidades ao permitir maior vivência prática. Isso porque o aluno não se restringe ao conhecimento vivenciado em sala de aula, uma vez que ele pode ir a campo para articular conhecimentos e encontrar novas formas de solucionar problemas. 

Por que eles são importantes para a formação do profissional?

O curso de extensão garante uma série de vantagens para a formação profissional do estudante. Por exemplo, ele pode permitir mais conhecimento antes da entrada na faculdade. Ainda no Ensino Médio, ele pode acompanhar um projeto de extensão e observar como os alunos trabalham a partir da prática dos conhecimentos que eles recebem em sala de aula. 

Também curso de extensão permite aumentar o networking. Com o contato amplo com um público diverso, o estudante pode ampliar a sua rede de relacionamento. Acontece uma interação com outros colegas e profissionais que facilita o acesso a eventos, tais como congressos, seminários e debates.

Além disso, o curso de extensão ajuda a melhorar habilidades específicas. Durante o trabalho em campo, o estudante pode aprimorar competências que serão úteis na área de atuação escolhida. Sob orientação de um professor e recebendo feedback do público-alvo, o estudante consegue adquirir um melhor preparo na carreira profissional.

Como escolher um curso de extensão?

Os cursos de extensão apresentam variados temas. Há aqueles para serem cuidadores de idosos, outros voltados para alfabetização de jovens e adultos ou primeiros socorros. Por conta dessa variedade é preciso passar um pente fino para escolher qual a melhor opção.

Uma dica é pensar nas habilidades que você precisa desenvolver. Por exemplo, há assuntos específicos que você deseja aprender e, portanto, seria interessante se vincular a cursos de extensão que abrange esses conhecimentos.

Outra dica é pensar sobre a duração do curso. Existem alguns que podem durar anos, o que pode não ser interessante para você que quer ter uma vivência a curto prazo. Sendo assim, verifique o programa do curso de extensão e se o tempo que é necessário para concluí-lo agrada a você. 

Antes de escolher um curso de extensão, é importante praticar o autoconhecimento profissional. Trata-se da capacidade de percepção sobre si mesmo, reconhecendo limitações e pontos fortes em relação à sua carreira ou profissão. Quando você exerce o autoconhecimento profissional, consegue ter a consciência de que é o único responsável pelo seu sucesso na carreira e, por isso, faz escolhas mais assertivas. 

Quer saber de mais novidades para sua formação profissional? Siga a gente no Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram.

You may also like
Egresso de História do UNIFACIG Lança Primeiro Livro em Plataforma Digital
Como anda o mercado de trabalho para quem faz cursos de gestão?
Projeto UNIFACIG em Comunidade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This