Carreira

Afinal, ainda há espaço para formados em Direito no mercado de trabalho?

A carreira em Direito no mercado de trabalho é uma das mais almejadas pelos brasileiros e, consequentemente, um dos cursos mais concorridos nos vestibulares do país, aumentando substancialmente o número de profissionais.

Apesar do seu inchaço, o direito no mercado é muito amplo e oferece oportunidades de trabalho tanto no setor público quanto no setor privado. Se você tem interesse em seguir a carreira, mas está em dúvida se vale a pena fazer, fique atento as dicas deste post!

A carreira em Direito

Como mencionado, a carreira em direito oferece muitas oportunidades, em variadas áreas de atuação. O profissional pode seguir o caminho da advocacia, carreira jurídica, consultoria e até mesmo dar aulas.

No Brasil, o curso é o que mais tem estudantes matriculados em instituições e, diante do grande número de profissionais na área, o mercado está cada vez mais competitivo, exigindo mais capacitação, dedicação e especializações.

Contudo, ainda é uma carreira promissora, pois, além das oportunidades básicas, o mercado vem se inovando. Além disso, é uma profissão muito bem vista socialmente e com possibilidades de bons salários.

O Direito no mercado de trabalho

O mercado de trabalho em direito é vasto. No setor público, o profissional pode exercer a função de juiz, promotor, delegado de polícia ou advogado público. A formação em direito também viabiliza a entrada em diversas outras carreiras do setor  lembrando que todas as oportunidades são mediante concursos públicos.

No setor privado, o profissional pode atuar no ramo da advocacia, sendo necessário a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, há muitas oportunidades na área de ensino, exercendo a função de professor. Muitas faculdades e cursos buscam profissionais do direito, seja para lecionar conteúdos específicos para concurso ou mesmo cursos de graduação.

As melhores oportunidades da área

As maiores oportunidades para quem faz direito está na iniciativa privada e se direciona a quem se especializou, sendo esses profissionais muito disputados pelas empresas. Na lista dos cargos de direito em alta, estão os segmentos de Advocacia trabalhista, advocacia tributária, Advocacia de recuperação judicial, advocacia de contencioso cível empresarial e advocacia de arbitragem.

As startups de Direito

Ainda no rol das grandes oportunidades em direito, estão as startups, que têm atuado de forma criativa no mercado e estão revolucionando os modelos convencionais de negócios, como as LawTechs e LegalTechs.

Legaltech ou lawtechs, são expressões utilizadas para denominar startups que elaboram produtos e serviços para aprimorar o setor jurídico, gerar soluções para simplificar a rotina dos advogados e unir cidadãos ao direito. Esse mercado está em ascensão e, com isso, novas soluções estão sendo criadas para facilitar a vida dos advogados.

O curso de Direito, especialização e pós-graduação

Quem inicia o curso de graduação em direito, além de passar cinco anos estudando, tem que ter em mente que é essencial buscar cursos de especialização ou pós-graduação, não apenas para se destacar perante a grande concorrência, mas, principalmente, para adquirir mais conhecimento. 

O direito no mercado de trabalho é muito amplo e ainda há muito espaço para o profissional, mesmo com a alta procura. No entanto, uma boa formação contribui e é fundamental na conquista das melhores posições e oportunidades.

E então, gostou do nosso post? Aproveite e entre em contato para conhecer nossos cursos de graduação!

You may also like
Quais são as melhores áreas do Direito para se atuar? Descubra aqui!
O mercado de Odontologia é rentável no Brasil?
Saiba como manter o emprego com estas 5 dicas!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This