Carreira

Afinal, como avaliar um curso antes de entrar na faculdade?

Uma das principais dúvidas de quem está se preparando para ingressar no ensino superior é como avaliar um curso antes mesmo de começá-lo. E isso não é para menos, já que ninguém deseja começar a vida acadêmica e se dar conta de que, infelizmente, a opção escolhida não vai garantir uma formação de excelência nem muito menos prepará-lo para ter uma carreira promissora.

Foi pensando nesse assunto que reunimos os principais pontos que você deve considerar e analisar antes de entrar na faculdade para que a sua decisão seja a melhor para o seu futuro profissional. Acompanhe!

Peça a opinião de ex-alunos

Para começar, converse com ex-alunos e peça a opinião deles sobre a graduação. Afinal, eles já passaram pelo momento de incerteza no qual você está agora e optaram por fazer o curso justamente na faculdade que você está considerando. 

Por isso, nada de se acanhar ou ficar só na curiosidade! Pergunte como são as aulas, os professores, a coordenação, os tipos de avaliações e trabalhos realizados ao longo dos semestres, as atividades extracurriculares e o que mais achar necessário.Todas essas informações serão bastante úteis na hora de tomar a sua decisão.

Procure informações sobre o corpo docente

Não deixe de checar como é a composição do corpo docente do curso. Isso porque quanto mais mestres e doutores fizerem parte dele, mais qualificados e competentes serão os professores  e não há nenhum exagero nessa afirmação.

A razão disso é que eles vão ter um maior domínio sobre as práticas educativas para transmissão do saber, uma maior produção científica e principalmente uma maior base de conhecimento técnico sobre as disciplinas que lecionam. Com isso, o seu aprendizado é o principal beneficiado, tornando-se mais rico e completo. 

Analise as notas obtidas pelo curso

Outro aspecto essencial é se informar sobre as notas que o curso tem recebido em avaliações feitas pelo Ministério da Educação  que é o responsável não apenas por credenciá-lo e validá-lo, como também por monitorá-lo em todas as faculdades que o oferecem. Alguns dos principais exemplos são:

  • o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): que mede tanto a qualidade do ensino quanto o desenvolvimento dos estudantes ao longo da graduação;
  • o Conceito Preliminar do Curso (CPC): que mensura o desempenho dos estudantes e aspectos ligados à estruturação do curso (infraestrutura, plano pedagógico, quadro de docentes etc).

Vale a pena buscar mais informações sobre todos os critérios analisados nesses testes e checar os resultados obtidos pela instituição de ensino.

Pesquise se há parcerias com outras instituições

Outro ponto importante sobre como avaliar um curso é pesquisar se a faculdade que oferta aquele desejado por você conta com parcerias com outras instituições de ensino de renome. E não, isso não é apenas porque traz mais prestígio para a sua graduação.

Ao contrário, é porque torna sua formação multifacetada, potencializa o desenvolvimento de habilidades e competências e o capacita melhor para o mercado de trabalho. Um exemplo que ilustra isso é o curso de administração da Facig, que conta com certificação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Confira as oportunidades que a faculdade oferece

Por fim, mas não menos importante, confira quais oportunidades a instituição de ensino oferece no decorrer do curso para os estudantes, como:;

  • uso de laboratórios;
  • núcleo de práticas jurídicas;
  •  eventos acadêmicos (seminários, congressos, palestras etc.);
  • convênios para intercâmbio;
  • incubadoras de startups;
  • programas de extensão e iniciação científica. 

A princípio, isso pode parecer algo trivial, mas a longo prazo faz toda a diferença na sua formação. O motivo? Simples: oportunidades como essas permitem que você exercite o que é aprendido em sala de aula, complemente os seus estudos, inicie a sua produção científica, tenha experiências internacionais, pratique o seu networking e muito mais.

Agora que você já sabe como avaliar um curso, não deixe de considerar cada um dos pontos que citamos ao longo deste post para garantir que tomará uma ótima decisão para o seu aprendizado e, especialmente, a sua carreira.

E já que falamos sobre escolha de curso, aproveite para conferir as nossas opções de graduação

You may also like
Projeto de Análise de Custos sobre os Empreendimentos Industriais de Manhuaçu e Região é Apresentado pelos Alunos do quinto período de Ciências Contábeis do Unifacig
INSTITUTO AYRTON SENNA FIRMA PARCERIA COM UNIFACIG E PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU ATRAVÉS DO PROJETO “LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO”
Por que estudar administração em uma instituição reconhecida pela FGV

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This