Vestibulando

Afinal, é possível passar no vestibular sem fazer cursinho preparatório?

Passar no vestibular, cursar uma boa faculdade e obter independência financeira são alguns dos sonhos de muitos jovens que estão finalizando ou já finalizaram o Ensino Médio. Para isso, é necessário estudo e muito empenho.

Algumas pessoas fazem cursinhos preparatórios para passar no vestibular e ingressar no curso desejado. Porém, de acordo com a disciplina de cada um, sempre há a possibilidade de estudar por conta própria e, mesmo assim, alcançar os seus objetivos. Confira algumas dicas que separamos para passar no vestibular sem ter de fazer um cursinho preparatório!

Estabeleça um cronograma de estudo

Organizar uma grade de estudos é o primeiro passo para estudar em casa. Separe as matérias e determine quanto tempo necessita se dedicar a cada uma delas. Além disso, reserve um tempo para fazer as revisões necessárias a fim de não esquecer o que foi estudado anteriormente.

Lembre-se de estudar diferentes áreas ao longo do mesmo dia. Esse equilíbrio causará muito menos estresse e esforço mental. Por exemplo, é muito mais proveitoso estudar história e matemática, em um único dia, do que estudar matemática e física. Mesclar áreas como a de humanas com as exatas e biológicas com línguas torna os estudos menos árduos já que exercitam diferentes tipos de raciocínio. 

Desenvolva a disciplina

Estudar sozinho não é uma tarefa fácil. Exige muito foco e disciplina. Não haverá a cobrança do cursinho ou a pressão dos colegas para te lembrar da disputa acirrada pelo número específico e limitado das vagas. 

Além de esquematizar sua rotina para os seus estudos, é preciso cumpri-la com muito rigor. Estabeleça o período de tempo em que irá estudar, e procure fazer dele um hábito diário. Aos poucos, seu corpo se acostumará com esta rotina e o ato de estudar se tornará automático. Isso diminuirá a ansiedade e tornará os estudos algo mais natural.

Crie grupos de estudos

Dialogar e ensinar são as melhores formas para fixar um conteúdo. Por isso, busque colegas e amigos que estejam em sintonia com a fase da sua vida. Criar grupos de estudos incentivará você a estudar cada vez mais e possibilitará sanar suas dúvidas com os colegas que possuem facilidade em matérias que você tem dificuldade.

Você também terá a possibilidade de ensinar as matérias que tem mais facilidade e ensinando, você memoriza e solidifica o seu próprio conhecimento, e retribui a ajuda de outras pessoas. Uma outra vantagem dos grupos de estudo é treinar a escrita de redação e passar para um colega analisá-la e lhe dar um feedback, proporcionando o seu aprimoramento.

Utilize a internet para passar no vestibular

Pesquisar e buscar informações, no tempo de nossos pais, eram tarefas muito mais trabalhosas. Hoje em dia, com a internet, tudo ficou muito mais simples. Você consegue informações e explicações, com apenas um clique.

É possível encontrar online aulas, resumos, textos e até mesmo cursos inteiros, totalmente gratuitos, além de tirar suas dúvidas a respeito de qualquer disciplina. Com certeza, a internet é uma ferramenta a ser utilizada, não somente durante a preparação para o vestibular, mas é uma aliada, inclusive, durante a faculdade.

Faça intervalos durante os estudos

Descansar uns minutos é muito importante para manter a concentração e a assimilação do conteúdo. Por isso, faça intervalos de 10 ou 15 minutos, a cada 2 horas de estudo. Não será nem um pouco vantajoso estudar por 4 horas ininterruptas, já que o cansaço o deixará disperso e por vezes, irritado. É uma perda de tempo e faz mal ao organismo.

Faça um lanche, tome um café ou converse com alguém. Independentemente do que faça, use este tempo relaxando a cabeça, para voltar com tudo aos livros ao fim desse intervalo. Coloque um relógio despertar, para indicar o início e o fim do descanso, assim é possível determinar exatamente o tempo de sua folga, sem nenhuma preocupação extra.

E você, gostou das nossas dicas? Agora, que tal descobrir qual é o melhor horário para você estudar, arrasar na prova e passar no vestibular? Bons estudos!

You may also like
Afinal, qual o perfil de um aluno de medicina?
Como a alimentação pode me ajudar na hora da prova de vestibular?
Hora de ingressar na faculdade: 6 pensamentos que todo mundo tem!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This