Carreira

Afinal, qual é a diferença entre Medicina e Biomedicina?

O momento de escolher uma carreira profissional é crucial para qualquer estudante, principalmente com o aumento de opções nas áreas existentes. Por isso, buscar manter-se informado é sempre bom para uma escolha mais clara e consciente. Na área da saúde, por exemplo, muita gente busca entender a diferença entre Medicina e Biomedicina.

Embora esses dois cursos tenham objetivos similares, possuem focos distintos de atuação no mercado de trabalho. O post a seguir te ajudará a entender melhor sobre o assunto e a distinguir as duas carreiras.

Os cursos

Medicina

Medicina é um curso que exige do aluno um tempo maior para se formar, já que dura 6 anos e é em tempo integral; somado a isso, existe o período chamado de residência, que  leva, pelo menos, mais 2 anos.

O estudo de toda a anatomia do corpo humano e das possíveis patologias que podem acometê-lo é sua base teórica, até que o aluno esteja apto a dar plantões supervisionados, ganhando conhecimento prático.

Biomedicina

Já o curso de Biomedicina dura de 4 a 5 anos e também começa abordando conceitos de Biologia, Fisiologia e Anatomia. Depois do ciclo básico é que se dá início às práticas de laboratório e pesquisa intensiva.

As áreas de atuação

Embora possuam um propósito semelhante – o de garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas, atuando na prevenção e tratamento de doenças – as áreas de atuação dessas duas profissões se diferem.

Médico

Um médico irá atuar diretamente no diagnóstico e na cura de doenças, buscando restaurar a saúde de seus pacientes. Para isso, trabalha em clínicas e hospitais públicos e particulares. Seu dia a dia é basicamente composto de atendimentos, exames e cirurgias.

Biomédico

Já um biomédico analisa dados dos exames solicitados pelos médicos e faz pesquisas científicas que podem, até mesmo, ajudar a desenvolver uma nova vacina ou um novo tipo de tratamento. Sua atuação é em laboratórios, e muitas vezes esse profissional trabalha em conjunto com químicos, biólogos, farmacêuticos, entre outros.

Profissionais aliados

Mesmo diferentes, as atuações destes profissionais são bastante complementares e uma área contribui muito para o desenvolvimento da outra. Enquanto os médicos fornecem informações e dados práticos para pesquisa, os biomédicos encontram resultados e novas ferramentas para serem aplicadas pela Medicina.

O mercado de trabalho

De maneira geral, as oportunidades na área de saúde são bem amplas em um país como o Brasil, extenso e com uma grande população. A carreira médica exige muita dedicação, mas traz vantagens, como um bom retorno financeiro.

Áreas em destaque

Há carência de profissionais no mercado da Medicina principalmente nas regiões mais distantes dos grandes centros, onde falta assistência básica à sociedade. Há, ainda, a necessidade de profissionais especializados em terapias intensivas, cirurgias complexas, medicina diagnóstica e genética.

Os biomédicos possuem um mercado em expansão, sendo que a maioria trabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Contudo, outras áreas – como reprodução humana, genética, farmacologia e saúde pública – têm se mostrado promissoras.

Formação

Em ambos os casos, cursos de especialização podem fazer a diferença para conseguir uma melhor posição no mercado de trabalho. Na Medicina, é comum que os alunos se direcionem para áreas diversas, como pediatria, geriatria, oncologia, psiquiatria, dermatologia, entre outras.

Por fim, o mais importante é procurar por instituições de ensino de qualidade para manter-se sempre atualizado sobre os avanços da tecnologia e da saúde, ser capaz de lidar com novos desafios e melhorar a qualidade de vida de todos.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a diferença entre Medicina e Biomedicina? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe seu comentário!

O que se estuda no curso de Psicologia?
Saiba quais são as áreas de atuação da Psicologia
5 dicas para planejar e organizar sua rotina de estudos