Carreira

Afinal, quanto ganha um administrador de empresas?

afinal-quanto-ganha-um-administrador-de-empresas.jpeg

Que Administração é um dos cursos mais disputados, você certamente já sabe. O que o torna tão procurado é o fato de ele ser voltado à formação de profissionais versáteis, que vão poder atuar em diversas áreas, dentro e fora das empresas.

Isso dá mais liberdade para você explorar vários universos atrás daquele que mais se encaixa no seu perfil. Só que isso também complica na hora de estipular que remuneração é adequada, uma vez que os parâmetros para definir quanto ganha um administrador são tão diversos quanto as áreas de atuação.

Se você está pensando em cursar Administração, acompanhe esse post e saiba o que esperar da profissão!

O que você precisa para ser um bom administrador?

Embora as áreas de atuação sejam muitas, existem características que todo mundo que quer seguir nessa profissão precisa ter ou desenvolver. Preste atenção se você possui essas qualidades ou se está a fim de aprendê-las!

Disciplina e organização

Você vai gerenciar muita informação, equipes e prazos. Para não se perder em meio a tudo isso, é fundamental saber se organizar, planejar e, acima de tudo, ter disciplina para cumprir os planos.

Boa comunicação, espírito de equipe e liderança

Você nunca vai trabalhar sozinho. Portanto, terá que saber se expressar claramente, além de trabalhar em equipe, delegar tarefas, assumir responsabilidades e ter iniciativa. Todas essas também são características de liderança, que você deve ter mesmo quando não for chefe.

Capacidade de planejamento

Planejar faz parte do dia a dia do administrador. Ter capacidade de traçar objetivos claros e definir metas é essencial.

Quais são as principais áreas de atuação?

O administrador pode atuar dentro das empresas, em cargos que vão de assistente até presidente. Também pode atuar por conta própria, prestando serviços específicos para resolver problemas pontuais.

Acompanhe abaixo as principais funções do administrador e o que ele faz em cada uma delas!

Administração financeira

É responsável pelo gerenciamento dos recursos financeiros de uma empresa, para que o dinheiro seja aplicado da melhor forma, garantindo melhor retorno. Compra matéria-prima, contrata serviços e está sempre de olho nos dados para evitar o desperdício.

Gestão de recursos humanos

O gestor de RH administra a seleção e contratação de profissionais, determina salários, planos de carreira e trabalha para montar a melhor equipe para a empresa. Também coordena pesquisas para saber se os trabalhadores se sentem bem ou não, e o que pode ser feito para melhorar.

Marketing

Trabalha com a comunicação da empresa, o posicionamento da marca perante o mercado. Atua em parceria com profissionais da área de publicidade, jornalismo e relações públicas. Realiza e interpreta pesquisas com o público-alvo e lida com uma quantidade enorme de dados.

Comércio exterior

Neste caso, gerencia transações de exportação e importação, cuidando da logística e fazendo o possível para que essas transações sejam proveitosas. Precisa lidar com leis internacionais e alfandegárias e conhecer a cultura de diversos países.

Gestão ambiental

Em alta nos últimos anos, a função do gestor ambiental é gerir as ações que devem ser tomadas para reduzir o impacto das empresas no nosso planeta.

Afinal, quanto ganha um administrador?

O salário de um administrador varia conforme a sua área de atuação, sua experiência e qualificações. Também existem fatores externos, como a região. Em geral, Sul e Sudeste apresentam os melhores salários.

Os profissionais recém-formados recebem uma média salarial de R$ 1.600,00, enquanto cargos de analista e supervisor ficam entre R$ 3.000,00 e R$ 4.800,00. Alguns cargos públicos oferecem salários iniciais de até R$ 9.000,00, porém a possibilidade de crescimento é limitada.

Cargos de gerência possuem uma média maior, que varia de R$ 6.000,00 até R$ 9.000,00, enquanto diretores e presidentes podem receber até R$ 20.000,00 por mês.

Os valores que determinam o quanto ganha um administrador são apenas referências com base no mercado. Tudo vai depender do caminho que você decidir traçar. Portanto, saber o que você quer desde o início e criar um bom planejamento de carreira pode te ajudar, mesmo que você ainda esteja no começo de sua jornada!

E aí, se empolgou com a Administração? Se quiser saber mais sobre essa e outras profissões, curta a nossa página no Facebook!

Saiba_mais_sobre_o_curso_de_Engenharia_de_Produção.jpg.jpeg
Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Produção!
O_que_analisar_para_escolher_uma_boa_faculdade.jpg.jpeg
O que analisar para escolher uma boa faculdade?
dicas_essenciais_para_o_início_de_uma_carreira.jpg.jpeg
Descubra qual é a sua vocação profissional!