#EuSouFacig Vida de Estudante

Alunos da Facig Visitam a B3, Bolsa de Valores em São Paulo

No dia 5 de novembro, alunos da Facig visitaram a B3, Bolsa de Valores e Negócios em São Paulo. A visita, já tradicional na instituição, permitiu aos alunos conhecer o espaço de negócios mais importante do país, responsável pelo controle da movimentação dos valores de mercado de grandes empresas.

A B3, sigla para Brasil, Bolsa e Balcão, recebeu os alunos para uma visita técnica repleta de atrações. Inicialmente os alunos fizeram um tour pelo espaço situado no centro antigo de São Paulo, cuja beleza dos prédios clássicos por si só já vale o passeio. Recebidos pelo guia do pregão, Renato, foram apresentadas mini palestras sobre como investir e porque investir em participação de empresas, além de orientações financeiras sobre como cuidar do seu patrimônio, gerar riqueza e fontes alternativas de renda.

A palestra principal do dia apresentou aos alunos todas as opções disponíveis de investimento, focando a relação risco e retorno, tão importante para boas decisões no mercado de capitais. Alunos e professores foram informados sobre o atual cenário econômico e seus reflexos na bolsa, além de ter tido acesso aos principais indicadores sobre grandes empresas e suas opções de investimento.

O palestrante, ao observar a curiosidade dos alunos, deixou claro que há opções de investimento com risco controlado, como o Hedge, operação de mercado em que se fixa o preço a se pagar por um investimento, reduzindo os custos com imprevistos futuros. Além disso, foi possível relacionar o impacto da bolsa em Manhuaçu e região, já que o café, produto tão importante para a economia local, também tem cotações atreladas á bolsa. Segundo a aluna Luana Souza, de Ciências Contábeis, a experiência permitiu “que o café, produzido em nossa região, pode ter no hedge uma possibilidade de maior ganho no mercado. No entanto, mesmo nestes casos, o produtor ainda corre o risco de não obter o lucro previsto. Foi uma excelente viagem. Creio que todos os alunos adquiriram novas experiências e eu já estou preparada para a próxima”.

Para as alunas Ariane, Ester, Laís e Leila, a viagem possibilitou perceber que “além do ganho de conhecimento, nós enquanto futuras pedagogas podemos perceber o quão é importante o tema Educação Financeira para o aprendizado do aluno. Tema este que deve ser trabalho nas escolas, desde a educação infantil, pois é uma forma de trabalhar o “letramento financeiro” do aluno, ensinando-o a pensar mais no futuro, aumentando assim sua disposição em poupar. ”

A visita ainda contou com uma parte inédita: pela primeira vez, alunos em uma visita técnica puderam conhecer o Centro de Operações da bolsa, onde as operações de fato são acompanhadas por Analistas e Auditores, trazendo ainda mais emoção para o passeio. No Centro, os alunos puderam ver a importância de haver profissionais cujo trabalho é zelar pela validade, segurança e confiança das transações no mercado.

O passeio ainda contou com uma manhã de compras na 25 de março, famosa avenida paulista, nacionalmente conhecida pelas lojas repletas de produtos a preços diferenciados. Ainda foi possível fazer um passei pela Galeria do Rock, tradicional espaço para a celebração de um dos estilos de música mais relevantes.

Texto: Fabrício Afonso de Souza

 
You may also like
Palestra de Abertura da II ADSystems da FACIG
Alunos do 1º Período de Direito da Facig encerram o semestre com produção de livros para a disciplina de introdução ao estudo do direito
AULA INAUGURAL DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This