#EuSouFacig

Alunos do Curso de Ciências Contábeis desenvolvem projeto de elaboração da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física

No dia 28 de abril encerrou-se o prazo para que contribuintes de todo o país entregassem a Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2017: a Declaração do Imposto de Renda. Trata-se de uma obrigação que atinge parcela dos brasileiros que receberam em 2016 rendimentos superiores à R$28.559,70, dentre outras exigências.

A fim de possibilitar aos alunos do 7º período a experiência prática, uma das propostas do projeto pedagógico do curso, foi a elaboração da Declaração do Imposto de Renda durante as aulas onde receberam orientações sobre a obtenção dos arquivos de elaboração e transmissão da declaração, atenção à legislação vigente e sua importância, além das regras sobre a exigência de declarar ou não.

Posteriormente, sob orientação do professor, elaboraram declarações oficiais para a comunidade, a partir de dados dos contribuintes que se dispuseram a participar do projeto. As declarações foram elaboradas e transmitidas, atendendo às exigências da Receita Federal.

O projeto possibilitou aos alunos vivenciar na prática o ambiente contábil, ao atenderem à demanda dos contribuintes de enviar à Receita Federal sua declaração do Imposto de Renda, cumprindo esta importante obrigação fiscal. Estar em dia com a Receita é uma necessidade de todo cidadão, pois as pendências com o órgão impedem a realização de operações bancárias como a contratação de empréstimos e financiamentos habitacionais, por exemplo. Os alunos foram capacitados a prestar este tipo de esclarecimento aos contribuintes, como parte importante do seu trabalho futuro como contadores.

 

20170427_215634 20170427_215657 20170427_221511

You may also like
Pesquisador acredita que substância desenvolvida na USP cura o câncer
Alunos do curso de História desenvolvem projeto nas escolas públicas
Colação de Grau da FACIG

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This