#EuSouFacig

Alunos do Curso de Ciências Contábeis desenvolvem projeto de orientação e elaboração da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF

Os alunos do sétimo período do curso de Ciências Contábeis da Facig desenvolveram as atividades de orientação e elaboração da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Durante os meses de março e abril os alunos receberam treinamento e orientações dos professores, para que estivessem preparados para atender à comunidade. O objetivo do projeto é oferecer orientações fiscais e tributárias à comunidade de Manhuaçu e região, como parte do projeto pedagógico do curso.

No dia 30 de abril encerrou-se o prazo para que contribuintes de todo o país entregassem a Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2018, cuja obrigatoriedade atinge parte considerável de contribuintes, dentre eles, aqueles que auferiram no ano calendário 2017 rendimento tributáveis iguais ou superiores à R$28.559,70, dentre outras exigências.

Na primeira etapa do projeto, de treinamento, os alunos receberam orientações em sala de aula e também desenvolveram cursos baseados no material de apoio e orientação oferecido pela Receita Federal do Brasil. Os alunos têm acesso ao conteúdo por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF, já implantado na Facig.

Durante o mês de abril foram atendidos contribuintes de Manhuaçu e região, para o recebimento de orientações, esclarecimentos de dúvidas sobre obrigatoriedade de entregar a declaração e ainda a elaboração efetiva da DIRPF pelos alunos, sob supervisão dos professores Fabrício Afonso, Farana Mariano e Silvana Cristina.

Após a entrega das declarações o projeto entrou na fase de acompanhamento, uma vez que a obrigação acessória deve ser cumprida pelo contribuinte, mas avaliada posteriormente pelo Contador, profissional habilitado para verificar o status da declaração. Nesta etapa avalia-se se a Receita Federal aceitou adequadamente a declaração ou se houve inconsistências na mesma, o que demanda ajustes, correções por meio da substituição da declaração original por uma retificadora.

Os resultados do projeto mostram que a orientação fiscal e tributária é item importante do trabalho do Contador e neste caso, para os alunos do curso, prestes a concluí-lo, trata-se de uma oportunidade ímpar de desenvolver sua habilidade técnica de cumprir as obrigações acessórias impostas pelo Fisco.

Orientados pelos professores, os alunos relatam que a experiência foi positiva e os preparou para atuar com maior qualidade e segurança junto às demandas de seus clientes. O projeto de elaboração do Imposto de Renda está em seu segundo ano na Facig e sua ampliação se dará após a inauguração do espaço físico do NAF, quando as orientações poderão ocorrer com maior antecedência e de forma preventiva, auxiliando os contribuintes da região.

You may also like
I Simpósio de Enfermagem da FACIG com o tema “Saúde e Cuidado” é realizado em Manhuaçu!
Alunos do 6º Período de Medicina da FACIG participam de palestra sobre Amamentação Infantil.
Coordenadores dos cursos da FACIG aprendem sobre novas ferramentas do WebGiz

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This