Alunos do Curso de Ciências Contábeis desenvolvem projeto de orientação e elaboração da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF

Os alunos do sétimo período do curso de Ciências Contábeis da Facig desenvolveram as atividades de orientação e elaboração da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Durante os meses de março e abril os alunos receberam treinamento e orientações dos professores, para que estivessem preparados para atender à comunidade. O objetivo do projeto é oferecer orientações fiscais e tributárias à comunidade de Manhuaçu e região, como parte do projeto pedagógico do curso.

No dia 30 de abril encerrou-se o prazo para que contribuintes de todo o país entregassem a Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2018, cuja obrigatoriedade atinge parte considerável de contribuintes, dentre eles, aqueles que auferiram no ano calendário 2017 rendimento tributáveis iguais ou superiores à R$28.559,70, dentre outras exigências.

Na primeira etapa do projeto, de treinamento, os alunos receberam orientações em sala de aula e também desenvolveram cursos baseados no material de apoio e orientação oferecido pela Receita Federal do Brasil. Os alunos têm acesso ao conteúdo por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF, já implantado na Facig.

Durante o mês de abril foram atendidos contribuintes de Manhuaçu e região, para o recebimento de orientações, esclarecimentos de dúvidas sobre obrigatoriedade de entregar a declaração e ainda a elaboração efetiva da DIRPF pelos alunos, sob supervisão dos professores Fabrício Afonso, Farana Mariano e Silvana Cristina.

Após a entrega das declarações o projeto entrou na fase de acompanhamento, uma vez que a obrigação acessória deve ser cumprida pelo contribuinte, mas avaliada posteriormente pelo Contador, profissional habilitado para verificar o status da declaração. Nesta etapa avalia-se se a Receita Federal aceitou adequadamente a declaração ou se houve inconsistências na mesma, o que demanda ajustes, correções por meio da substituição da declaração original por uma retificadora.

Os resultados do projeto mostram que a orientação fiscal e tributária é item importante do trabalho do Contador e neste caso, para os alunos do curso, prestes a concluí-lo, trata-se de uma oportunidade ímpar de desenvolver sua habilidade técnica de cumprir as obrigações acessórias impostas pelo Fisco.

Orientados pelos professores, os alunos relatam que a experiência foi positiva e os preparou para atuar com maior qualidade e segurança junto às demandas de seus clientes. O projeto de elaboração do Imposto de Renda está em seu segundo ano na Facig e sua ampliação se dará após a inauguração do espaço físico do NAF, quando as orientações poderão ocorrer com maior antecedência e de forma preventiva, auxiliando os contribuintes da região.

I Simpósio de Enfermagem da FACIG com o tema “Saúde e Cuidado” é realizado em Manhuaçu!
Alunos do 6º Período de Medicina da FACIG participam de palestra sobre Amamentação Infantil.
Coordenadores dos cursos da FACIG aprendem sobre novas ferramentas do WebGiz