#EuSouFacig Coffee Valley

Alunos do Sexto Período de Ciências Contábeis da FACIG Apresentam Projeto de Análise dos Orçamentos Públicos das prefeituras da Região

     No dia 30 de novembro, os alunos do sexto período de Ciências Contábeis da Facig apresentaram o Projeto de Análise dos Orçamentos Públicos das prefeituras da região. A concepção do projeto objetiva que os alunos desenvolvam análises nos processos orçamentários das prefeituras. A proposta está alinhada ao projeto pedagógico do curso da Facig, que tem entre seus objetivos propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de geração de informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania.

     Durante o desenvolvimento do trabalho, que se deu ao longo de todo o semestre, foram trabalhados os temas pertinentes à matéria de orçamento público em sala de aula, e assim os alunos desenvolviam as etapas do projeto.  Os alunos também frequentaram as prefeituras municipais que foram escolhidas, a fim de obter dados e sanar dúvidas sobre os relatórios obtidos, em sua maioria, através do portal da transparência. Esse se trata de um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública do Brasil. Todo o escopo do projeto se baseia nos fundamentos de Orçamento Público estudados pelos alunos na disciplina de Contabilidade Pública. A principal contribuição do projeto reside em possibilitar aos alunos a vivência prática da elaboração de um orçamento, sua complexidade e buscar ações que podem contribuir para uma boa gestão orçamentária. Assim, os alunos experimentam desenvolver ações de análises e consultoria, contribuindo para sua formação e futura atuação como Contadores.

     Todo o escopo do projeto se baseia nos fundamentos de Orçamento Público estudados pelos alunos na disciplina de Contabilidade Pública. A principal contribuição do projeto reside em possibilitar aos alunos a vivência prática da elaboração de um orçamento, sua complexidade e buscar ações que podem contribuir para uma boa gestão orçamentária. Assim, os alunos experimentam desenvolver ações de análises e consultoria, contribuindo para sua formação e futura atuação como Contadores.

     Os trabalhos foram apresentados no Coffee Valley pelos grupos de alunos responsáveis pelas análises de cada prefeitura escolhida. Foram apresentadas as análises orçamentárias das prefeituras da região, de acordo com a escolha dos alunos, sendo: Lajinha, Caparaó, São João do Manhuaçu, Luiz Burgo, e Irupi do ES.   Os grupos foram avaliados pelas professoras Silvana Cristina e Farana Mariano,. Prestigiaram ainda as apresentações os alunos do oitavo período do curso, favorecendo a interdisciplinaridade entre disciplinas e períodos, ação apoiada pelo curso em seu projeto pedagógico.

Texto: Silvana Cristina

You may also like
Alunos de Odontologia realizam Juri Simulado
Volta às aulas do curso de direito da FACIG é marcada por entrega de livros
Startups incubadas no Coffee Valley participam de bate-papo sobre o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This