Carreira

Aqui estão 4 razões para escolher ser professor!

Elaboramos este artigo para mostrar que escolher ser professor é uma excelente pedida. A carreira é repleta de desafios, mas, na mesma medida, ela presenteia os docentes com experiências únicas e transformadoras. Afinal, a sensação de ensinar as primeiras letras ou orientar um grande trabalho científico é indescritível.

Ao longo das próximas linhas, você vai conferir 4 fortes razões para apostar na profissão. Também revelaremos segredos para que, caso opte por esse caminho, consiga ser bem-sucedido.

Está preparado para conhecer a rotina, os pontos altos e algumas curiosidades sobre a sua carreira dos sonhos? Boa leitura!

1. Mudar o mundo

O trabalho do professor vai muito além de transmitir os conhecimentos curriculares. O profissional ajuda os alunos a se tornarem pessoas melhores, capazes de exercer a cidadania e buscar meios para viverem bem, contribuindo com a sociedade.

Poucas profissões deixam marcas tão duradouras quanto o magistério. Os estudantes aprendem valores preciosos com aquele que os ensina, como a conviver com pessoas fora do núcleo familiar, respeitar as diferenças e alimentar sonhos que, com certeza, poderão virar realidade.

Sentir que o nosso papel no mundo é grandioso, transformador e indispensável tem o mágico poder de motivação. Os vínculos formados em sala de aula são muito mais fortes que as notas lançadas. É comum que, quando adultos, muitos grandes profissionais se lembrem dos primeiros mestres como agentes fundamentais para as suas conquistas.

2. Viver cercado de pessoas novas

A cada ano, novas turmas ocupam as salas e também os corações dos professores que caminharão com eles durante todo o período letivo. São, no mínimo, 50 vidas para deixar os dias mais alegres e recompensadores. Isso sem contar os pais e responsáveis, que também marcarão presença nas reuniões.

A escolha da faixa etária desejada fica por conta do docente. Há oportunidades desde o ensino infantil até o superior e as pós-graduações. Basta se especializar na área que você mais gosta e traçar o próprio caminho.

A cada ciclo, nada acontece da mesma maneira. Se você gosta de mudanças, de sair constantemente da zona de conforto e está preparado para ampliar muito a sua rede de contatos, escolher ser professor é a melhor pedida.

3. Contar com mobilidade e duas férias por ano

Quem não gostaria de ter duas férias por ano? Contudo, é somente na carreira de professor que isso é possível. O melhor de tudo é que elas são pré-definidas para as épocas mais procuradas do ano, os meses de janeiro e julho.

O descanso no início de cada semestre dará a carga ideal para que você comece com tudo quando chegar a hora da volta às aulas. Além disso, descansar nos feriados prolongados faz parte do pacote.

Outra vantagem da profissão é a mobilidade, ou seja, o dinamismo da área permite que você consiga fazer a transição de um emprego para outro, caso não goste ou não se adapte. Há escolas por toda parte, as quais estarão de portas abertas para você, caso queira desbravar outros ambientes. Legal, não é mesmo?

4. Aprender constantemente

O professor nunca para de aprender. Enquanto ensina, novos conhecimentos são adquiridos com os colegas de profissão e com a própria turma.

Da mesma forma que em todas as carreiras, somente aqueles que estão atualizados sobre todas as novidades do mercado conseguem obter destaque. Nesse sentido, as especializações surgem como alternativas valiosas para impulsionar a atuação dos docentes. Decida pela opção que mais se enquadra ao seu perfil e que possa render bons frutos.

A Educação Especial, por exemplo, tem demandado professores competentes, atualizados e cada vez mais humanizados. Há carência de profissionais qualificados no segmento. Já pensou em aproveitar essa oportunidade?

Se você tinha alguma dúvida, esperamos que este post o tenha ajudado a escolher ser professor. Certamente, a experiência será gratificante.

Para receber todas as novidades sobre o mundo da educação, curta a nossa página no Facebook!

Conheça agora a profissão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Videoaulas no YouTube: 5 canais para você garantir o primeiro lugar no vestibular
Descubra as perspectivas de mercado para gestão ambiental