Vida de Estudante

As 9 melhores séries médicas que você precisa assistir!

Se há algo que, certamente, todo mundo gosta é de aproveitar o tempo livre para assistir (ou maratonar) um seriado, não é verdade? E você sabia que pode fazer isso e ainda aprender mais sobre a profissão que deseja seguir? As séries médicas são um bom exemplo.

Elas abordam com bastante veracidade a rotina de médicos e residentes, o funcionamento e organização de um hospital e muitos casos que você, como futuro profissional da saúde, tratará em plantões ou consultórios. Por isso, nós listamos 5 dicas de séries para você assistir e descobrir mais sobre a profissão. Confira!

1. Grey’s Anatomy

Começamos a nossa lista de séries médicas com Grey’s Anatomy. Afinal, o seriado já está há mais de uma década no ar e conta com uma verdadeira legião de fãs. A cada episódio, acompanhamos os casos e desafios com os quais uma equipe médica lida diariamente em um hospital em Seattle, nos EUA.

Além disso, nos aprofundamos sobre a vida de cada profissional da saúde e como é desenvolvida a humanização do atendimento do hospital, especialmente com os pacientes que se encontram em situações delicadas.

2. House

Já em House, somos apresentados à rotina de um infectologista e nefrologista que dá nome à série. Com uma postura excêntrica e mente fora do comum, o dr. Gregory House ajuda os pacientes do hospital onde atua a encontrar o tratamento ou alternativa cirúrgica que pode curá-los.

A cada episódio, vamos conhecendo mais sobre sua forma de pensar e agir, o porquê de usar uma bengala, além, é claro, de acompanhar casos intrigantes que envolvem tumores cerebrais, paralisias e até mesmo síndromes raras.

3. Miami Medical

Para quem deseja se especializar na área de traumatologia, há uma série especial para acompanhar: Miami Medical. Isso porque o seriado explora o dia a dia de um grupo seleto de cirurgiões traumatologistas que comanda uma nova unidade hospitalar.

Nela, são tratados e operados pacientes com risco de vida. Mas isso não é tudo, já que ainda há médicos com histórico de atuação em zonas de guerra tentando se habituar à rotina de um hospital. Vai ser difícil não se prender à história!

4. The Knick

Se você é do tipo que curte série de época, saiba que também há uma dica relacionada! Trata-se de The Knick, um drama médico que se passa em meados de 1900 e que aborda os primórdios da medicina, quando havia poucas opções de medicamentos, tratamentos e exames.

Em paralelo a isso, acompanhamos os esforços de médicos e enfermeiros para salvar vidas e lidar com casos de doenças que, durante o período, eram severas, como tuberculose, febre amarela e malária.

5. Sob Pressão

Por fim, não podíamos deixar de citar na nossa lista de séries médicas uma produção nacional que cativa e emociona quem a assiste: Sob Pressão. Desenvolvido pela Rede Globo, o seriado retrata a rotina do setor de emergência de um hospital público que precisa lidar com superlotação e uma série de carências, como leitos, medicamentos, etc.

Mesmo diante de todas as dificuldades, o corpo médico encontra formas de oferecer assistência à comunidade e o principal: salvar vidas.

6. The Resident 

Essa série faz uma leitura bastante polêmica sobre a realidade de médicos em um hospital de Chicago, nos Estados Unidos. A trama mostra um lado pouco explorado por outras séries: a negligência médica. Durante a temporada, algumas situações mostram que nem tudo são flores no ramo da medicina.

A produção retrata casos de médicos corrompidos por dinheiro, que aplicam dosagens erradas e diagnósticos falsos. É uma ótima oportunidade para refletir sobre a conduta ética na medicina, colocando foco no dilema enfrentado pela profissão diante de um contexto social e econômico na qual está inserida.

A série começou este ano, está ainda na primeira temporada e é apresentada no canal Universal.

7. The Good Doctor 

Essa é mais uma das séries médicas que você não pode perder. The Good Doctor apresenta como protagonista, nada mais, nada menos, que um médico diagnosticado com autismo. Esse transtorno de desenvolvimento geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

Por conta desse comportamento, o personagem principal, interpretado por Freedie Highmore, sofre diversos preconceitos em seu ambiente de trabalho. Muitas vezes, ele é excluído pelos outros ao acharem que é incapaz de realizar um atendimento médico. No entanto, ele é um profissional brilhante, que não deixa a desejar no quesito competência.

A série The Good Doctor faz grande sucesso no mundo e no Brasil. Aqui, a produção teve a maior audiência em 7 anos no horário nobre da Rede Globo.

8. Chicago Med 

Essa série é conhecida como uma das séries médicas mais fiéis a realidade de um hospital. Casos de pacientes, diagnósticos e procedimentos são muito semelhantes ao dia a dia de um pronto socorro na cidade de Chicago, nos EUA.

É possível aprender um pouco sobre como controlar a ansiedade diante de situações muito complicadas, as quais todo hospital está suscetível de atender. De todos os detalhes apresentados na trama de Chicago Med, é interessante observar os casos psiquiátricos e como os médicos se articulam para resolvê-los.

9. Code Black 

Essa é uma daquelas séries médicas de adrenalina pura. Code Black acontece no Angels Memorial Hospital, hospital que recebe muitos pacientes norte-americanos. Na trama, estão quatro residentes de medicina no primeiro ano e seus colegas. Eles têm que socorrer pacientes em situação adversas.

Há casos em que o atendimento é feito em uma sala de emergência ocupada e situações em que a escassez de pessoal e recursos quase que comprometem a manutenção da vida dos pacientes. Para salvá-las, os profissionais devem ultrapassar várias barreiras.

Essa produção é importante para perceber que a vida é algo que deve estar acima de qualquer circunstância. É uma boa maneira de compreender que, para trabalhar no ramo, é preciso vocação e muita entrega.

Essas foram algumas das mais instigantes séries médicas que você não pode perder. Se a vontade de cursar medicina surgiu depois de assisti-las, lembre-se que a paixão por cuidar do outro deve vir antes do dinheiro e do reconhecimento! Um bom profissional é aquele que coloca a vocação em primeiro lugar.

Gostou das nossas dicas? Então fique por dentro de outras novidades seguindo a gente no FacebookTwitterPinterest e Instagram.

 

You may also like
Anais do IV Seminário Científico da FACIG é Publicado.
1ª. JORNADA MEDICINA – FACIG.
Aluno de TCC 2 da FACIG se Inscreveu em um Concurso e Ficou Entre os 30 melhores

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This