Carreira

As 5 principais habilidades profissionais buscadas por recrutadores

Encontrar um bom estágio ou uma vaga de emprego exige cada vez mais que os candidatos desenvolvam certas habilidades profissionais. Na busca de novos talentos, possuir algumas características que interessem às empresas é fundamental para se destacar no mercado de trabalho.

Entretanto, você sabe o que as empresas buscam nos novos talentos? Muitas vezes, não são um currículo extenso ou grande quantidade de cursos que acabam se tornando os diferenciais no momento da contratação.

Continue lendo o nosso artigo e descubra quais as 5 principais habilidades profissionais buscadas por recrutadores. 

1. Facilidade em se comunicar

A primeira habilidade desejada pelas empresas é a facilidade de comunicação. Saber expressar o que deseja, ser claro em suas opiniões e o momento em que deve falar e o momento que deve ouvir a outra parte é essencial para uma boa comunicação. 

As pessoas que possuem dificuldade de comunicação provavelmente terão mais dificuldade em encontrar uma vaga no mercado de trabalho. Portanto, se você não desenvolveu esta característica, é importante que você busque maneiras de corrigir este problema.

Existem muitas formas de melhorar a sua habilidade em comunicação, como procurar profissionais especializados em fonoaudiologia e oratória, fazer cursos de teatro ou até mesmo buscar um coach, que é um profissional especializado em realizar treinamentos voltados ao mercado de trabalho.

2. Capacidade de trabalhar em equipe

Saber trabalhar em equipe e ter um bom relacionamento interpessoal são características fundamentais para quem deseja uma boa colocação no mercado de trabalho. Afinal, no dia a dia, é necessário saber dividir tarefas e negociar com os colegas de empresa para que o trabalho flua da melhor maneira possível.

Além disso, respeitar diferenças de opiniões sobre política, orientação sexual, religião e outros assuntos polêmicos é fundamental para um bom ambiente corporativo. Por este motivo, cada vez mais as empresas buscam pessoas que saibam lidar com a diversidade.

3. Comprometimento

Comprometer-se com a empresa é uma das habilidades mais desejadas pela organizações atualmente. O comprometimento envolve diversas questões, como pontualidade, não faltar ao trabalho, cumprir as tarefas estabelecidas com responsabilidade, entre outras qualidades. 

Encontrar profissionais verdadeiramente comprometidos a se dedicarem ao negócio, à missão e aos valores da empresa é um dos principais desafios dos gestores.

4. Proatividade

Proatividade é a capacidade de tomar a iniciativa em diversas situações, a fim de prevenir ou de resolver problemas.

Ela também está relacionada ao conceito de liderança de equipes e à capacidade de usar a criatividade para desenvolver novos métodos de trabalho — algo muito valorizado por empresas dos diversos segmentos. 

5. Habilidade para solucionar problemas

Ao contratar um novo funcionário, a empresa busca delegar funções e encontrar um meio de solucionar problemas do dia a dia. Por isso, ter a capacidade de propor soluções é uma das principais habilidades buscadas por recrutadores.

De forma em geral, o candidato deve ter um perfil analítico, saber avaliar criticamente as as situações que se apresentam e, acima de tudo, identificar oportunidades de reverter possíveis contratempos.

E você? Já possui algumas destas habilidades profissionais ou ainda precisa desenvolvê-las? Conte para a gente nos comentários!

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