Vestibulando

Bacharelado, tecnólogo ou licenciatura: como escolher?

Escolher uma profissão nunca é uma tarefa fácil, isso porque é ela que, em grande medida, determinará o seu futuro.

Preocupados com essa decisão, muitos jovens esquecem de considerar outros fatores igualmente importantes, como a qualidade da faculdade escolhida, os auxílios oferecidos pelas instituições e até mesmo a modalidade de graduação mais adequada para cada profissão. Qual é a melhor: tecnólogo, bacharelado ou licenciatura?

Nesse post, explicaremos as diferenças entre as três modalidades de curso superior existentes no Brasil, apresentando os prós e contras de cada opção. Confira!

Bacharelado

O bacharelado é o tipo de graduação mais popular entre os estudantes brasileiros. De acordo com o Censo da Educação de 2014, 68% dos alunos matriculados no ensino superior optaram pelo bacharelado.

Os cursos de bacharelado têm duração de 4 a 6 anos e fornecem conhecimentos teóricos e científicos, que servirão de base para que o estudante possa se especializar no futuro, seja por meio de uma pós-graduação, de uma pesquisa científica ou no exercício da profissão.

A formação em bacharel é generalista e, por isso, tem ampla aceitação no mercado de trabalho. Esses profissionais, no entanto, não estão aptos a trabalhar como professores na rede básica de ensino.

Licenciatura

Os cursos de licenciatura também são muito comuns no Brasil. São voltados para a formação de professores que atuarão na Educação Fundamental e no Ensino Médio. Na legislação educacional brasileira, o diploma de licenciatura é o único que permite aos graduados a atuação como professores.

Nos cursos de licenciatura, os estudantes têm disciplinas nas áreas de didática e pedagogia. Em alguns casos, os estudantes podem optar pelo diploma duplo, cursando bacharelado e licenciatura de forma híbrida.

Esses profissionais poderão atuar em escolas públicas e privadas, escolas bilíngues e de idiomas e em cursos preparatórios para concursos públicos ou pré-vestibulares. Os formados em licenciatura também podem trabalhar como professores universitários, se possuírem mestrado e/ou doutorado.

Tecnológicos ou Tecnólogo

Os cursos tecnológicos existem desde a década de 60, mas só se popularizaram recentemente. Por isso, uma dúvida frequente entre os estudantes é saber se um curso tecnológico tem o mesmo peso que uma graduação. A resposta é sim! O Ministério da Educação (MEC) reconhece diplomas tecnológicos como diplomas de ensino superior.

Essa modalidade de graduação é mais rápida que as anteriores. Além da menor duração dos cursos (entre dois e três anos), os estudantes que optam pela formação tecnológica costumam ser inseridos rapidamente no mercado de trabalho. Isso acontece porque esses cursos são voltados para a formação especializada.

Assim como os egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação, que lhes garante o direito de fazer cursos de especialização, de mestrado, de mestrado profissional ou de doutorado e participar de concursos públicos.

Tecnólogo, bacharelado ou licenciatura: Como escolher?

A escolha da modalidade do seu curso é tão fundamental quanto a da sua profissão. Por isso, você deve se informar sobre o assunto antes de ingressar no Ensino Superior. Pesquise, visite feiras de profissões e converse com alunos e profissionais da sua área de interesse.

Na hora de escolher um curso superior, lembre-se de considerar alguns fatores que influenciam na sua experiência universitária, por exemplo, descobrir se o curso é integral, noturno ou diurno (se você precisa trabalhar, um curso integral pode não ser uma boa opção). Além disso, verifique quais os benefícios que a instituição oferece, como preços acessíveis, transporte exclusivo e rápida inserção no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada modalidade da graduação, conte para a gente nos comentários: tecnólogo, bacharelado ou licenciatura? Qual delas é a melhor para você?

Como escolher uma profissão: 5 dicas para acertar na escolha
Saiba como ingressar em uma faculdade particular
6 dicas para se dar bem no vestibular de medicina