Carreira

Carreira pública: conheça 3 vantagens e 3 desvantagens

Em tempos no qual o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e com salários não tão atrativos, muitos profissionais optam pelo caminho dos concursos públicos. O que antes era algo de raras dedicações e com pouquíssimas pessoas apostando na carreira pública, hoje, se tornou algo extremamente concorrido.

Existem vantagens oferecidas na carreira pública que motivam os profissionais a segui-la, porém, ela também tem as suas desvantagens.

Se você está querendo fazer um concurso, mas ainda está em dúvida sobre a sua realidade, fique atento, pois vamos apresentar uma lista com 6 vantagens e desvantagens da carreira pública. Confira!

Vantagens

1. Salário inicial relativamente elevado

Os salários oferecidos no funcionalismo público, geralmente, são mais altos que os do mercado, sobretudo, pelo fato de muitos cargos não exigirem ensino superior. Outro fator importante sobre a remuneração pública é que os horários trabalhados são definidos de acordo com o salário-base, sendo muito raro o cumprimento de horas extras.

Além disso, são concedidos aumentos conforme algumas particularidades da carreira pública, como anuênio, planos de cargo, entre outros. Tudo de acordo com o órgão em que você desenvolverá as suas atividades funcionais.

2. Estabilidade financeira

Um dos principais motivos pelos quais muitos profissionais procuram a carreira pública, sem sombras de dúvidas, é a estabilidade financeira. O atual mercado de trabalho, marcado por inconstâncias, faz com que as pessoas se preocupem com segurança de receber seus devidos salários mensalmente, sem se preocupar com inesperadas demissões.

Além disso, elas levam em consideração a garantia de ter férias e também o décimo terceiro salário, com o objetivo de obter mais tranquilidade para se preparar e almejar futuros projetos.

3. Ascensão profissional

Outra vantagem significativa decorrente da carreira pública é a possibilidade de ascensão profissional. Tendo em vista que o desejo da maioria dos empregados é trabalhar em um local com perspectivas de crescimento e reconhecimento.

Ao contrário do que muitos pensam, a maioria dos órgãos públicos dão destaque para o crescimento profissional do seu servidor.

Desvantagens

1. Concorrência

A concorrência nos concursos públicos está cada vez mais alta em decorrência de algumas particularidades e, por isso, uma das desvantagens de se adentrar na carreira pública é o tempo de preparação.

Para tanto, é necessário muita dedicação, muito estudo e também muita vontade. Se você estiver fazendo faculdade ao mesmo tempo, é preciso conciliar os estudos. Passar no concurso público, a princípio, pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível, basta querer!

2. Atividades (geralmente) pouco criativas e muito burocráticas

Um fator desestimulador para todo profissional que está querendo seguir a carreira pública é a natureza dos serviços que, geralmente, são rotineiros e sem muita criatividade.

Outra questão é a burocracia do trabalho, fazendo com que o ritmo seja mais lento do que nos serviços privados. Esses dois aspectos desmotivam o servidor e obviamente o profissional que almeja entrar na área.

3. Estagnação

Apesar de possibilitar uma ascensão profissional, o serviço público em si é dividido em cargos, ou seja, ao prestar concurso para uma vaga, o trabalho desenvolvido será para sempre. Não é possível mudar de cargo ou subir patamares, pois, para isso, você deverá prestar um novo concurso para o cargo que se almeja trabalhar.

Como visto, a carreira pública tem suas vantagens e desvantagens. Contudo, o mais importante na tomada de decisão sobre seguir ou não esse caminho é ter autoconhecimento e convicção do que você quer. Estude sempre e invista na sua carreira, pois o sucesso é só uma questão de tempo!

Gostou da nossa lista sobre as vantagens e desvantagens da carreira pública? Então leia também nosso post para entender qual a diferença entre emprego e carreira!

You may also like
Como montar o primeiro currículo? Conheça 5 erros comuns!
Alunos do 7º período do curso de Ciências Contábeis apresentam os trabalhos do projeto Empresa 100% Rural, na disciplina Contabilidade do Agronegócio.
Especialidades médicas: conheça o trabalho do cardiologista!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This