Carreira

Carreira pública ou privada: qual escolher?

Seja qual for a área em que você deseja atuar, após concluir a faculdade você terá um mundo de oportunidades para iniciar sua carreira. O primeiro passo será optar pelo caminho que você deseja seguir: carreira pública ou carreira privada?

Essa decisão envolve questões particulares, como sonhos, preferências, habilidades e expectativas. A escolha não é fácil, até porque ambas as carreiras têm suas vantagens e atrativos, que podem levá-lo a conquistar independência profissional e financeira.

A carreira pública, especialmente em momentos de crise, é considerada por muitos como a melhor alternativa para se ter segurança e estabilidade. Outros, defendem a carreira privada por seus desafios e maiores chances de ascensão profissional.

Está em dúvida sobre qual combina mais com seu perfil? Para ajudá-lo nesse entendimento faremos a seguir uma comparação entre as duas carreiras, abordando suas principais características. Confira!

Salário 

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, em 2015 os servidores públicos ganhavam, em média, 59,3% a mais que os trabalhadores da iniciativa privada, e em 2016 essa diferença passou para 63,8%.

Mas vale ressaltar que, no setor privado, apesar de o salário inicial ser, muitas vezes, mais baixo, há a possibilidade de negociação com o empregador, de acordo com o valor do profissional no mercado.

Além disso, o profissional da iniciativa privada tem chances de conquistar novos cargos na empresa e vir a ganhar excelentes salários, muitas vezes inalcançáveis pelo servidor público.

Estabilidade

O trabalhador do setor privado, diferentemente do servidor público, pode ser demitido a qualquer momento. E em situações de crise, como a que estamos vivendo, isso se torna um motivo de insegurança para o profissional.

Já o servidor que ocupa cargo público, conquistado por aprovação em concurso, adquire estabilidade após três anos de efetivo exercício, e só será demitido se vier a cometer falta grave ou se for reprovado em avaliação de desempenho, tendo assegurado seu direito de ampla defesa.

Benefícios

Apesar de ainda haver companhias que não os concedam, está cada vez mais comum que as empresas privadas ofereçam benefícios a seus funcionários.

De acordo com pesquisa da Aon, que entrevistou 423 empresas, o principal deles é a assistência médica: 99,5% das companhias brasileiras oferecem esse benefício. Na sequência aparecem benefícios como seguro de vida, assistência odontológica, auxílio-refeição e auxílio-alimentação.

Os servidores públicos, geralmente, não só recebem os benefícios acima como também têm incentivo à qualificação, licenças especiais e progressões salariais após certos períodos de trabalho.

Carga horária

Nas empresas privadas o empregado fica à disposição do empregador e, quando necessário, faz horas extras e trabalha em dias não úteis.

Já no serviço público as regras quanto à carga horária de trabalho são especificadas em edital e os horários diários são bem definidos. Salvo exceções, o servidor não precisa trabalhar além do horário e em feriados.

Como vimos, ambas as carreiras têm suas vantagens, e a escolha entre elas cabe somente a você e às suas expectativas em relação à satisfação profissional.

Vale ressaltar que profissionais da área da saúde, por exemplo, podem aproveitar o melhor desses dois mundos, pois a lei permite que acumulem um cargo público com um emprego privado. 

Seja qual for sua escolha — carreira pública ou privada — a formação em uma instituição reconhecida pela qualidade de ensino, pela boa infraestrutura e por seus professores capacitados é a base para você se tornar um profissional de sucesso.

Este post foi útil para você? Quer se preparar da melhor maneira, seja para atuar na carreira pública ou privada? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos cursos e facilidades para seu ingresso.

You may also like
Afinal, qual é a diferença entre Medicina e Biomedicina?
O mercado de Odontologia é rentável no Brasil?
Entrevista para o primeiro emprego: saiba como se preparar

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This