#EuSouFacig Vida de Estudante

Ciências Contábeis Realiza Visita Técnica às Propriedades do Agro Turismo de Venda Nova do Imigrante, Concluindo o Projeto Empresa 100% Rural

          No dia 29 de junho, os discentes do sétimo período do curso de Ciências Contábeis do Unifacig realizaram visita técnica às fazendas familiares associadas ao Agro Turismo de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo. A visita concluiu o projeto Empresa 100% Rural, desenvolvido na disciplina Contabilidade do Agronegócio, componente curricular do sétimo período do curso.

           Venda Nova do Imigrante está localizada na região sul serrana do Estado capixaba e em 2005, foi eleita a Capital Nacional do Agro Turismo. A região concentra importantes famílias de produtores rurais, cujas atividades ajudam a enaltecer a produção agrícola local, além de contribuir para a atividade turística. A visita teve por finalidade possibilitar aos alunos ver de perto as tarefas realizadas por produtores do campo, incluindo o acompanhamento do processo produtivo, possibilitando-lhe vivenciar as dificuldades enfrentadas por eles para manter a atividade rural com eficiência.

          A visita marcou o fim do projeto pedagógico da disciplina, que durante o semestre contou com o desenvolvimento do projeto em sala de aula, cujos resultados foram apresentados no Café Rural, ocorrido no dia 26 de junho. Na ocasião, os alunos apresentaram os projetos já finalizados, incluindo análises de desempenho sobre os produtos e as culturas escolhidas ao longo do semestre.

          Uma das maiores contribuições do projeto foi a oportunidade dos alunos de ouvir um dos representantes da Família Carnielli, o senhor Leandro Carnielli, cuja experiência na atividade rural encantou a todos. Durante sua fala, ele resumiu a evolução da atividade produtiva da família, enfrentando desafios importantes como as oscilações de preço e de custo, ocasionadas pelos diferentes contextos econômicos, além das exigências por formalização, profissionalização da produção e atendimento à legislação fiscal e tributária.

          A disciplina possibilitou aos alunos estreitar sua relação com a atividade rural, importante meio de oportunidades para sua atuação profissional. As análises sobre o desempenho da produção e dos resultados são importante habilidade demandada aos Contadores, especialmente em contextos de crise, de instabilidade econômica.    

         Durante o percurso do Agro turismo foram visitadas propriedades que produzem derivados de leite, vinhos, licores e cachaça, biscoitos, café e socol (produto de tradição italiana, produzido exclusivamente nesta região), além de peças artesanais, móveis de demolição, entre outros. O projeto Empresa 100% Rural reforça o compromisso do Unifacig e do curso de Ciências Contábeis em oferecer a seus alunos uma formação prática de qualidade, promovendo maiores oportunidades de atuação profissional.

          Segundo relato dos alunos, as experiências relatadas pelos empresários rurais, relatadas durante as palestras e debates, possibilitou-lhes uma visão ampla acerca da necessidade de uma contabilidade mais atuante junto a este importante nicho comercial. Assim o contador, reforçaram os proprietários, poderá de fato contribuir para a melhoria dos resultados da atividade rural, confirmando a relevância da atuação deste profissional na atividade agrícola, tão importante para a região.

Texto: Fabrício Afonso

 

 

You may also like
Volta às aulas do curso de direito da FACIG é marcada por entrega de livros
II Seminário de Práticas Docentes
Aprendendo Metodologia Científica Através do Método SOLT

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This