Carreira

Como anda o mercado de trabalho para os psicólogos?

“Mente sã, corpo são”. Há muito tempo, cuidar da mente é uma prioridade — mesmo porque a mente comanda nossas ações e reações. Mas como saber quais as oportunidades, os desafios e as perspectivas que a carreira de Psicologia nos oferece? De acordo com o Conselho Nacional de Psicologia, no Brasil, existem mais de 280 mil psicólogos — a maioria prestando serviços por meio de consultórios de maneira autônoma. Mas não se assuste com os números.

Como todos dependemos de uma mente sã e focada para nossos objetivos, a Psicologia se estendeu por inúmeras áreas de atuação: Psicologia Esportiva, de Trânsito, Jurídica e, a mais recente, Psicologia voltada à Publicidade e ao Marketing. No post de hoje, vamos entender um pouco mais de cada uma delas. 

Clínica

A Psicologia Clínica contempla a atuação por meio de consultórios, atendendo à população de maneira geral e a empresas. Ela é aplicada de forma consultiva, auxiliando pessoas a entenderem suas mentes e assim se realizarem como pessoas e profissionais.

Enquanto atendendo a empresas, podem atuar na aplicação de testes psicológicos, orientação vocacional e trabalhos em grupo voltados a objetivos específicos na área de Recursos Humanos.

Hospitalar

A atuação na área hospitalar envolve o acompanhamento de pacientes que, embora sem problemas mentais, estejam temporariamente fragilizados em virtude de tratamentos diversos, demorados ou invasivos.

O restabelecimento completo passa, sem dúvida, pela atuação de um profissional de Psicologia. Ajudar a mente a processar os sintomas de diversas doenças, bem como o incômodo de tratamentos diferenciados e prolongados pode acelerar a cura e a plena recuperação.

Trânsito

A Psicologia do Trânsito age um pouco além da aplicação de testes. Estudos profundos são necessários para a elaboração dos testes, considerando indicadores recentes que mostram quais os aspectos devem ser mais bem trabalhados, objetivando mais segurança e respeito no trânsito.

Esses estudos passam pela análise do comportamento humano no contexto do trânsito, os fatores e processos externos e internos, conscientes e inconscientes que o provocam e o alteram.

Esportiva

Não é novidade que o esporte se tornou um mercado milionário. Responsável por alçar milhares de jovens ao estrelato e, consequentemente, ao posto de milionários de um momento para outro, a Psicologia Esportiva carrega em si uma grande responsabilidade.

Estes jovens precisam de estrutura para se sustentarem como estrelas, lidarem com o assédio por onde passam e, principalmente, saberem lidar com os milhões que passam a receber. Mas não é somente esta faceta a ser trabalhada.

Preparar os atletas de diversas modalidades para lidarem com a ansiedade de competir, a eventual frustração de uma derrota e até mesmo aprenderem a lidar com as vitórias. Trata-se de uma área que se dedica ao bem-estar mental de quem faz parte do universo do esporte como um todo.

Jurídica

Pouco conhecida de maneira geral, a Psicologia Jurídica atua na preparação e no acompanhamento dos personagens envolvidos nos diversos processos judiciais.

Desde processos criminais, no acompanhamento a réus, vítimas, testemunhas e profissionais atuantes nas diversas fases, à preparação de advogados e juízes para que, por meio de uma mente sã e livre, possam avaliar conceitos, argumentação e fundamentação legal e prática para obterem maior êxito em suas carreiras.

Publicidade e Marketing

Entender a mente do público consumidor pode fazer a diferença entre o sucesso de um produto e seu fracasso. Isto porque comunicar corretamente a mensagem ao público correto, da maneira que este público entenda, de forma rápida e eficiente depende do correto entendimento da mente do público.

Como se comunica, como pensa, quais os seus hábitos e o que consome são apenas dados e é a Psicologia que deve processar estes dados e traduzir em informações para que a Publicidade e o Marketing tenham êxito ao venderem seus produtos e serviços.

Então, qual é o perfil da Psicologia que se identifica com você? Em qual parte do texto seus olhos brilharam? Se ainda não tiver tanta certeza sobre o que quer cursar, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como esse.

You may also like
Saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis!
As 8 principais habilidades profissionais buscadas por recrutadores
5 dicas para planejar e organizar sua rotina de estudos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This