Carreira

Como aumentar seu network na faculdade?

O período universitário é uma fase muito importante na vida dos jovens. É durante esses anos que aprendem sobre a profissão que desejam seguir, vivem experiências que serão importantes por toda a sua vida e também conhecem pessoas. E é exatamente esse último ponto que vamos abordar nesse artigo. Mas não se trata apenas de fazer amizades, e sim de network na faculdade.

Construir uma rede de relacionamentos, ainda durante a fase de estudos, é fundamental para formar parcerias, conseguir boas indicações de emprego e negócios, construir empreendimentos e adquirir conhecimento.

Muitos jovens não sabem como construir um network, portanto, para ajudá-los, preparamos algumas dicas para que possam aproveitar melhor o período da faculdade. Confira!

Esteja sempre presente no campus

O campus universitário vai muito além da sala de aula. Geralmente, há diversos laboratórios, biblioteca, área de convivência, entre outras instalações. Aproveitar esses espaços para conhecer pessoas diferentes e expandir sua rede de contatos é fundamental.

Fora isso, há a possibilidade de conversar com funcionários, alunos de outros cursos e áreas e obter conhecimento diferente daquele que está habituado. Portanto, além de acompanhar as aulas, aproveitar um pouco mais da faculdade é algo benéfico para sua carreira.

Faça monitoria voluntária na faculdade

Muitas instituições de ensino oferecem aos estudantes a possibilidade de fazer monitoria voluntária. A função consiste em oferecer apoio a professores, laboratórios e auxiliar demais alunos. Essa é uma oportunidade para cumprir as horas obrigatórias de atividades complementares e em muitos casos contam como estágio. E também ajuda a construir networking!

O monitor estará em contato diariamente com muitas pessoas, tanto da sua área quanto de outras. Com isso, poderá conversar, identificar afinidades e talvez, futuramente, fechar parcerias. Seguramente, a atividade será muito produtiva para o estudante.

Mantenha conversas frequentes com os professores

Os primeiros mentores de carreira são os professores, profissionais com vasto conhecimento acadêmico e de mercado que podem trazer muito conhecimento, informação e boas dicas aos alunos.

Logo, manter contato mais próximo com os mestres é fundamental para fazer network ou no mínimo ter uma conversa interessante e muito inteligente!

Participe de grupos de estudo

O período universitário oferece muitas possibilidades aos jovens, entre elas podemos destacar os grupos de estudo, que são reuniões de estudantes para pesquisar e entender um tema de interesse de todos. Além de produzirem conhecimento sobre diferentes áreas, esses grupos contribuem para que pessoas com interesses em comum possam se conhecer.

Essa é uma das grandes possibilidades de fazer network na faculdade, pois haverá convivência com aqueles que têm os mesmos objetivos e afinidades. Isso é algo que pode ocasionar grandes parcerias futuras.

Se ainda não tiver um grupo de estudos que seja do seu interesse, inicie um novo, pois a proatividade também é algo muito valorizado na carreira.

Participe da empresa júnior para fazer network na faculdade

Geralmente, as faculdades possuem empresas júnior para que os estudantes possam praticar o que está sendo ensinado em sala de aula. Existem para as mais diferentes áreas, como jornais, agência de publicidade, consultório de odontologia, veterinário e muitos outros.

Os alunos devem aproveitar a oportunidade para adquirir conhecimento e experiência de mercado, que contará muitos pontos ao procurar uma vaga de emprego. Além disso, essa é uma boa chance de formar parcerias. Há muitas pessoas que se conheceram na empresa júnior da faculdade e posteriormente construíram seu próprio empreendimento.

Como podemos acompanhar, há muitas maneiras de aumentar o network na faculdade. E você, tem mais alguma dica a acrescentar? Algum desses métodos já trouxe bons resultados? Conte para nós!

Descubra as perspectivas de mercado para gestão ambiental
O que se estuda no curso de Psicologia?
Afinal, o que esperar do mercado de trabalho em 2019?