Vida de Estudante

Como conseguir trabalhar e estudar para concurso ao mesmo tempo?

Você sabia que é só programar sua rotina para conseguir conciliar seu emprego e os estudos para a tão sonhada vaga no serviço público? Isso mesmo!

Muita gente acha impossível trabalhar e estudar para concurso público ao mesmo tempo, mas é só seguir as nossas dicas que tudo pode se encaixar. Acompanhe!

Coloque os seus compromissos em uma planilha de horários

Prepare no computador uma planilha, dividida em horas, com todos os seus compromissos, incluindo hora do almoço e hora de dormir. Analise quais as horas que você tem disponíveis para os estudos.

Determinando o que deve ser feito em cada horário fica mais fácil não se perder ou inventar compromissos de última hora.

Horas vagas

Considere como horas vagas para os estudos os momentos em que fica no ônibus ou metrô.

Identifique os momentos em que está mais disposto para estudar

Será mesmo que a melhor hora para estudar é à noite, depois que você chegou do trabalho? É bem provável que você esteja exausto!

Analise se não é mais vantajoso acordar um pouco mais cedo e colocar os estudos como primeira tarefa do dia. Certamente sua mente estará mais descansada e o rendimento será maior!

Planeje os estudos

Quem é concurseiro sabe: o conteúdo para assimilar parece não ter fim! Por isso, é importante otimizar o estudo!

Leia atentamente o edital do concurso e priorize o material que é mais importante ou tem mais peso na nota da prova. Prepare resumos e fichamentos de livros e leis. Assista a videoaulas na internet.

Fora de casa

Muitas vezes o ambiente familiar pode comprometer seus estudos. Que tal ir para uma biblioteca estudar? Você terá um espaço silencioso e seu rendimento será melhor! 

Otimize sua produção no trabalho

Tente cumprir todas as suas obrigações no horário do seu trabalho evitando ter que fazer hora extra.

Procure não dispersar checando mensagens no celular ou conversando com os colegas. Dessa forma, sua produtividade será maior e não há o risco de você perder tempo dos estudos para cumprir o que deixou de fazer no trabalho!

Programe suas férias para estudar! Aproveite o tempo longe do trabalho para se dedicar intensamente às matérias. Faça também simulados de provas anteriores!

Valorize o descanso e lazer

Por mais dedicado que você seja, conciliar trabalho e estudo não é uma tarefa fácil. Por isso, não diminua suas horas de sono para estudar mais. Você precisa descansar!

Separe algumas horas no final de semana para o lazer ou para “não pensar em nada”. Não descuide também da alimentação. Estar bem nutrido ajuda na concentração!

Peça a colaboração de familiares e amigos

Você tem uma rotina puxada com o trabalho e são poucas horas por dia que tem para estudar para o concurso. Por isso, não hesite em pedir a colaboração da família e amigos.

Veja se eles podem ajudar em alguma tarefa doméstica que seria incumbência sua e avise para que não atrapalhem seus momentos de leitura. Explique o quanto é importante sua dedicação nos estudos para a aprovação futura em um cargo público.

Não desista dos estudos para o concurso porque está trabalhando. É possível trabalhar e estudar para concurso ao mesmo tempo! É só ter disciplina e cumprir à risca seu planejamento de horários!

Ficou encorajado para começar os estudos? Siga em frente e boa sorte! Conte-nos sua experiência deixando seu comentário no post!

You may also like
Plano de estudos intensivo: 5 dicas para montar o melhor
5 maneiras para ganhar dinheiro extra durante a faculdade
Veja a importância dos laboratórios de Anatomia para cursos da área da saúde

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This