Carreira

Como é o mercado de trabalho de Pedagogia?

Quando pensamos no profissional formado em pedagogia, normalmente o enxergamos como aquele que vai seguir a carreira de professor. Contudo, há uma gama bem mais ampla de atuação e o mercado de trabalho de pedagogia oferece outras oportunidades relacionadas à área da educação.

Confira, neste post, algumas das possibilidades de trabalho para o profissional de pedagogia e como anda o mercado atual.

Formação

O curso de pedagogia visa a preparação do indivíduo para trabalhar com a educação, lançando mão de estratégias, ferramentas e teorias aplicadas ao ensino.

Dessa forma, todas as disciplinas serão voltadas para a educação, como “Psicologia aplicada à Educação”, “História da Educação”, “Economia aplicada à Educação”, além de matérias fundamentais para lidar com pessoas e seus processos de aprendizagem, como “Sociologia”, “Filosofia”, “Língua Portuguesa”, “Administração” e a “Pedagogia” propriamente dita.

Durante o curso, o aluno também deverá fazer o estágio, que pode ou não ser remunerado. Em universidades federais, os estudantes costumam ter de cumprir um número de horas determinado em escolas públicas ou órgãos do governo.

Demanda no mercado de trabalho

Uma vantagem para quem se forma em pedagogia é que sempre haverá procura por esses profissionais, mesmo que a demanda não seja necessariamente alta.

Hoje, muitas empresas têm se preocupado em dar maior atenção à área da educação e até mesmo em oferecer serviços do tipo para seus colaboradores e funcionários, o que faz com que o profissional da pedagogia seja bastante requisitado.

Atuação

O mercado de trabalho de pedagogia não se restringe a dar aula, como já dissemos. O pedagogo pode atuar também em cargos de consultoria, coordenação educacional, bem como em ONGs, órgãos públicos e secretarias de ensino, creches, museus, brinquedotecas, entre tantas outras funções.

Quando o profissional opta por buscar uma pós-graduação, por exemplo, fica claro o quão amplo é o campo. O pedagogo pode se especializar em pedagogia hospitalar, pedagogia empresarial, treinamento para recursos humanos, psicopedagogia, educação especial, pedagogia social, gestão escolar ou qualquer outro curso que envolva o trabalho com educação e métodos de ensino.

Inovação e criatividade devem ser características do pedagogo que deseja se destacar no mercado, uma vez que o profissional capaz de desenvolver métodos dinâmicos e atrativos que se apliquem à aprendizagem e, ainda, que saiba trabalhar com a tecnologia, é muito valorizado hoje em dia.

Salário

Devido ao amplo mercado de trabalho de pedagogia, os salários acabam por variar consideravelmente. Para quem deseja atuar como professor da educação infantil, o pagamento não é tão atrativo no caso do serviço público, sendo o piso nacional correspondente a R$1.917,00 por 40 horas semanais.

O valor muda conforme o estado ou de acordo com a cidade, no caso de quem trabalha para a rede municipal.

No caso de escolas particulares, o salário varia conforme a concorrência e até mesmo o porte da escola, mas a média não costuma ultrapassar o piso estabelecido para a rede pública.

Coordenadores pedagógicos e diretores de escolas, por sua vez, recebem salários em torno de R$5.000,00 a R$6.000,00.

E aí, sentiu vontade de se tornar um pedagogo depois de conhecer um pouco o mercado de trabalho de Pedagogia? Tem interesse em conhecer mais sobre essa formação? Então leia o nosso post e saiba mais sobre o curso!

Saiba como ser um profissional de destaque no mercado
6 dicas para quem quer estudar nas férias
5 dicas para planejar e organizar sua rotina de estudos