Vestibulando

Como fazer resumos para estudar para o vestibular?

Para conquistar aquela tão sonhada vaga em uma faculdade, é necessário um bocado de disciplina e dedicação. Na hora de estudar, é preciso desenvolver alguns métodos para absorver o conteúdo e se sair bem nas provas; como fazer resumos, por exemplo.

Elaborar um resumo não é uma tarefa simples, pois exige habilidades como uma boa interpretação de texto, análise detalhada das ideias expostas, hierarquização de tais ideias e uma boa capacidade de redação.

Por isso fizemos este post, para te ajudar nessa missão! Acompanhe nossas dicas para que você faça ótimos resumos e passe no vestibular!

Um exemplo de sucesso

Mariane é estudante de Direito há menos de um ano. Trabalha desde os 16 para ajudar a família. Por isso, sempre teve que conciliar a rotina de estudos com a vida profissional.

Ela conta que, na época do vestibular, fazer resumos foi fundamental para que conseguisse assimilar a matéria.

“Lia minhas anotações sempre que podia, no ônibus, em meus intervalos no serviço, antes de dormir…”, relata a estudante. Ela diz ainda fazer uso dessa técnica para realizar as provas e apresentar os trabalhos da faculdade.

Diferença entre resumo e resenha

Basicamente a diferença entre resumo e resenha está na opinião.

O primeiro é uma condensação do texto, exprimindo seus dizeres de forma mais fiel possível. Sem cópias, mas, também, sem alterar o sentido do que foi escrito pelo autor.

A segunda tem como principal objetivo fazer uma síntese, porém, com uma avaliação crítica do que foi exposto. É um texto opinativo.

De maneira geral, o resumo é o mais adequado para os estudos. Todavia, se o que se pretende é praticar para a redação ou até mesmo se preparar para um debate, a resenha pode ser bem-vinda.

Como fazer resumos

O resumo deve ser feito com o intuito de facilitar a absorção do conhecimento, ajudar a manter as informações já aprendidas. Prepará-lo também é uma forma de estudar, pois, ao elaborá-lo, deve-se saber o assunto.

Por isso, fique atento(a) aos seguintes pontos:

1. Não copie

É de suma importância que você faça o resumo com suas próprias palavras. Ao apenas copiar o conteúdo do material estudado, não se tem a verdadeira compreensão do tema.

2. Não exagere nos detalhes

Como já dissemos, o resumo é uma condensação do texto. Colocar informações demais é sinal de que não houve uma boa interpretação do conteúdo.

3. Foque nas principais ideias

Leia e releia atentamente o texto. Durante a leitura, procure identificar as ideias centrais, as mais importantes. Lembre-se que existem as primárias e as secundárias. Todas têm o seu valor, mas as primárias são de maior relevância para suas anotações.

4. Faça um resumo organizado

Geralmente, os textos apresentam uma progressão. Esquematize sua escrita de acordo com a ordem do texto, dessa forma, ela terá as mesmas características do texto original.

5. Identifique o gênero

Esse é um passo muito significativo, pois te ajudará a entender melhor as ideias do autor e, também, te auxiliará na hora de colocar as suas concepções do texto no papel.

Existem muitos gêneros textuais como, por exemplo, crônica, narrativa, artigo de opinião etc. Uma boa bagagem de leitura pode trazer mais familiaridade com os diversos tipos de texto.

6. Marque as passagens mais importantes

Sempre que o material permitir, sublinhe as passagens principais e faça breves anotações com uma síntese da ideia ou algumas palavras-chave que identifiquem aquele trecho. Isso ajudará no momento de fazer seu resumo.

7. Atente-se para os dados

Cuide para que cada matéria tenha as informações mais relevantes anotadas. Por exemplo: as de exatas devem conter as fórmulas; em resumos de História não podem faltar datas e nomes de personagens centrais dos acontecimentos históricos, e assim por diante.

Junto ao resumo, você pode colocar alguns exercícios para explorar mais o conteúdo e reter melhor o aprendizado.

Não existe mágica para estudar. Contudo, há uma infinidade de técnicas que auxiliam o(a) estudante. O “segredo” está no empenho e na força de vontade de quem quer conquistar um diploma universitário.

Gostou dessas dicas de como fazer resumos? Quer receber conteúdos exclusivos como este em primeira mão? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Quais as vantagens de uma faculdade particular de medicina?
Como escolher a faculdade ideal para cursar Odontologia
Profissional de enfermagem: qual o perfil de um bom enfermeiro?