Carreira

Como ser trainee? Conheça 4 dicas para se preparar

O programa de trainee é uma oportunidade que as empresas criam para contratar novos talentos a fim de ocuparem cargos de destaque dentro da organização. Diferentemente de um estagiário, o trainee é um funcionário de carteira assinada que irá participar de um projeto estruturado de treinamento e desenvolvimento, só que para isso precisa passar por um processo seletivo. Mas, afinal, você sabe como ser trainee? 

As empresas gostam de analisar algumas habilidades importantes para contratar seus trainees. Trata-se de uma formação de futuros líderes, os quais devem trazer inovação para a empresa e vontade de colocar em prática o conhecimento adquirido durante a faculdade. 

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça 4 dicas primordiais para se tornar o trainee que toda empresa quer ter. Confira! 

1. Capriche na graduação

Para fazer parte de um time de trainee é preciso ser muito bom. E isso vai depender do aproveitamento que você teve durante um curso de graduação. Quanto mais enriquecedora for a sua experiência acadêmica, melhores são as chances de se tornar um trainee.

Por isso, aproveite a graduação para melhorar suas capacidades de análise e argumentação, características fundamentais para um trainee. Além de tirar boas notas nas disciplinas obrigatórias, participe de cursos extracurriculares, palestras, workshops e, também, faça parte de uma empresa júnior.

2. Estude outros idiomas, em especial o inglês

Se você observar a descrição da maioria das vagas de trainee, vai perceber que lá tem o termo “inglês fluente” como pré-requisito. Por conta disso, é essencial que os universitários não tenham apenas o básico em inglês. É preciso interpretar, redigir e se comunicar perfeitamente na língua inglesa.

Portanto, faça um bom curso de inglês. Pratique sempre para manter vivo o idioma. Se você já possui o inglês fluente, parta para outra língua, por exemplo, espanhol, francês ou alemão. Isso aumenta ainda mais a sua competitividade.

3. Faça um bom planejamento

Essa é mais uma dica primordial de como ser trainee. Geralmente participar de seleções para programas de trainee exige tempo e dinheiro. Afinal, há empresas que dividem a seleção em várias etapas e muitas vezes o local é em uma grande cidade, como São Paulo e Rio de Janeiro. Para muita gente, isso pode custar uma grana.

Sendo assim, comece a fazer um planejamento ainda na graduação. Além de se organizar para ter as competências necessárias e não perder os prazos, também reserve um dinheiro. Separe aproximadamente 10% do que você ganha por mês para ter um pé-de-meia bastante relaxado.

4. Escolha programas que tenham a ver com você

De nada adianta você ter o melhor inglês do mundo e as melhores notas da faculdade se você não se encaixa no perfil da vaga de trainee para determinada empresa. Pois isso é perda de tempo e você não vai ter pique para dar conta dos desafios durante o processo seletivo.

Dessa forma, não saia atirando para todos os lados. Avalie quais empresas e programas combinam com você. Por exemplo, se a área do varejo é a que mais interessa a você, então busque oportunidades de trainee na indústria alimentícia. Enfim, tente equiparar suas qualidades com a vaga para aumentar as chances de ter sucesso. 

Essas foram algumas dicas de como ser trainee. Gerenciar certamente será uma das habilidades exigidas de um trainee na empresa. Por isso que é importante você já se preparar e realizar um curso de gestão. É possível investir em várias modalidades de gestão, por exemplo, comercial, financeira e ambiental. Veja qual está mais de acordo com o seu perfil e comece a se dedicar. 

Gostou dessas informações? Então, deixe seus amigos saberem também. Compartilhe este texto em suas redes sociais! 

You may also like
Você sabe qual a diferença entre emprego e carreira? Aprenda aqui!
8 características comuns dos dentistas de sucesso
Fique por dentro de 4 respostas sobre desenvolvimento de software

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This