Vida de Estudante

Como vencer os desafios de estudar e trabalhar ao mesmo tempo?

Conquistar a independência financeira e satisfação profissional e pessoal exigem dois investimentos principais: o estudo e o trabalho. No entanto quando os dois precisam ser conciliados ao mesmo tempo, enfrentamos diversos desafios para que tudo ocorra bem, sem prejuízos.

Se você está nessa situação ou planeja estudar e trabalhar ao mesmo tempo, este post vai ajuda-lo a entender — e vencer — os desafios que essa rotina traz. Acompanhe!

Cansaço

Uma das principais barreiras enfrentadas pelos estudantes e trabalhadores é o cansaço ao tocar as duas coisas. Muitas vezes é necessário sair cedo de casa e só retornar no fim da noite, sem períodos de descanso da mente e corpo.

O cansaço é uma resposta que o corpo dá quando nos esforçamos demais. Ele faz isso para nos alertar que é hora de uma pausa, para recomposição. E quem estuda e trabalha ainda lida com outra canseira: a mental.

Como vencer o cansaço?

É preciso entender que as responsabilidades diárias já consomem muito a energia do corpo. Por isso procure simplificar mais as coisas, exigindo menor esforço da mente. Quer saber como? Veja:

  • estude assistindo a vídeos, quando puder substituir a leitura;
  • dedique um momento para distração, como uma roda de piada com os amigos;
  • tente descansar no transporte, com o uso de almofadas próprias e musica boa;
  • tenha frutas e água e prefira isso em vez de lanches pesados nos intervalos;
  • organize seu dia, evitando esforço e stress mental.

Produtividade

Ser produtivo é requisito essencial para se dar bem no trabalho, já que estamos recebendo para isso. Mas essa capacidade é colocada a prova quando não podemos fraquejar no estudo também. 

Esse desafio exige organização impecável  e uma gestão de tempo de dar inveja. Mantenha o hábito de separar os últimos 30 minutos do seu trabalho para organizar o próximo dia, listando as tarefas por prioridades. 

Proceda da mesma maneira na faculdade, para que nenhuma atividade seja esquecida e acabe gerando estresse e aborrecimento. Muitas vezes valerá montar um plano de estudos intensivo.

Saúde e alimentação

Fatores como o tempo e a falta de verba podem afetar os cuidados com a nossa saúde, nesse período de investimento nos estudos. É normal cedermos aos lanches rápidos e snacks nada saudáveis, pela praticidade que eles trazem.

Mas esse péssimo hábito é como uma dívida que assumimos com o corpo e saúde. E, pode ter certeza, ela vai ser cobrada.

É possível manter uma dieta saudável, preparando lanches para a semana inteira, e armazenando-os. Você só precisará de dedicação e aproveitamento de tempo. Inclusive falaremos disso agora.

Tempo

Às vezes parece que o dia tem seis horas, em vez de 24, como informa o relógio. Não se engane, o relógio não está girando mais rápido que o comum. Somos nós que não percebemos o mau uso desse recurso.

Você precisa entender que o estudo e trabalho são atividades integrantes da sua vida, que precisará se adaptar a ela não o contrário. Além dessas duas áreas, você precisa dedicar atenção às outras essenciais ao seu desenvolvimento: a família, os amigos, suas causas etc.

Planeje-se para que uma coisa não atrapalhe a outra. Uma boa dica é a técnica de espaçamento, que te ajuda a organizar melhor os estudos.

Estudar e trabalhar é a alternativa de quem precisa crescer profissionalmente, mas tem pouco ou nenhum aporte financeiro. E essa decisão é louvável, pois permite avançar na carreira e melhorar a condição de vida.

É muito importante lembrar que esse período passa. E todo o esforço se torna experiência que gera orgulho depois. Só não pode deixar de estudar por medo das dificuldades.

Quer aprender melhor sobre como conciliar trabalho e faculdade? Acesse esse conteúdo que publicamos aqui no blog. Ele te ajudará a fortalecer sua decisão de dar esse passo tão importante na vida. Nos veremos lá!

You may also like
Os 5 melhores sites de emprego!
Saiba como organizar uma rotina de estudos eficiente!
Melhor horário para estudar: descubra em qual deles você rende mais

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This