Carreira

Confira 9 profissões que estarão em alta nos próximos anos!

Ao concluir o ensino médio e decidir qual curso superior cursar, um dos objetivos almejados pela grande maioria dos jovens é alcançar uma profissão consolidada, conseguir uma boa renda financeira e, paralelamente a isso, criar a tão sonhada independência.

A partir dessa ideia, para atingir os objetivos estabelecidos e conseguir se impor no seu ramo de atuação, é fundamental optar por cursos que, além de visar à realização profissional, estejam em simetria com as perspectivas de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Isso significa que é preciso focar nas áreas que, mesmo em tempos de crise, estarão em alta nos próximos anos.

Nesse cenário, existem aquelas profissões mais procuradas que detêm uma grande importância social, têm um expressivo retorno financeiro e são imprescindíveis para o mercado de trabalho. Além disso, claro, a pessoa deve levar em conta o que gosta de fazer e as suas habilidades.

Quer saber quais são as profissões em alta nos próximos anos? Então, continue a leitura e conheça 9 opções para escolher um bom curso!

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Uma profissão que, incontestavelmente, está em alta no mercado é a de análise e desenvolvimento de sistemas. Independentemente do contexto financeiro, as áreas em Tecnologia da Informação (TI) estão sempre em voga.

Além de oferecer bons salários, o segmento é um dos que oferecem muitas vagas de emprego devido à carência de profissionais especializados. O mercado de trabalho para quem atua nessa área é bastante promissor, e o profissional pode desempenhar um bom papel tanto em empresas públicas quanto privadas.

Em linhas gerais, o profissional vai trabalhar na operação e programação de computadores, na manipulação e transformação de dados, no gerenciamento de projetos de softwares, no uso de banco de dados, no gerenciamento de redes, entre outros.

2. Medicina

A área da saúde é uma das mais antigas na história das profissões e essencial à vida do homem. Por isso, sem sombras de dúvida, é um campo resistente a qualquer crise. O profissional da medicina, além de receber uma boa remuneração, tem um visível destaque social. Por essa razão, ainda é um dos cursos mais procurados.

A medicina visa à saúde do homem mediante a prevenção, o tratamento e a cura de doenças. Nesse sentido, é importante ressaltar que esse profissional deve ter uma conduta pautada pela dedicação e em princípios humanistas e éticos.

A princípio, o estudante formado em medicina poderá atuar como clínico geral e será capaz de se especializar em uma determinada área. Apesar de ser um dos mais concorridos, evidentemente, também é um dos cursos em que mais vale a pena investir.

3. Administração

Outra profissão que não sai de moda e não dá chances para a crise é administração. Apesar de ser tradicional, certamente é uma profissão que permanecerá em alta nos próximos anos.

Essa permanência tem a ver com o fato de o curso em administração propiciar uma variedade de oportunidades no mercado de trabalho. O profissional da área gerencia e planeja os processos humanos e financeiros de uma organização e pode atuar tanto em empresas públicas quanto nas privadas. É uma das profissões mais procuradas, pois proporciona bons salários.

4. Marketing

Atualmente, o marketing tem se renovado e mostrado novas competências a serem desenvolvidas, o que o coloca entre as profissões em alta e mais prósperas nos próximos anos.

Além de trabalhar com alguns aspectos tradicionais como publicidade e propaganda, o profissional de marketing tem absorvido elementos da tecnologia e ampliado o leque de oportunidades no mercado de trabalho.

O curso de marketing está entre um dos mais procurados, e quem opta por fazê-lo pode ter a certeza de uma colocação pertinente no mercado de trabalho, além de ser muito bem remunerado.

5. Coaching

Certamente, você já ouviu falar nesse termo. Essa carreira tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil e oferece diferentes oportunidades na área para os profissionais.

Coaching é uma metodologia com diferentes ferramentas e técnicas que podem ser trabalhadas de forma individual ou com uma empresa. O profissional da área vai abordar formas de melhoria em questões ligadas a liderança, relacionamentos interpessoais e comunicação.

Entre outras características, o coach deve ter boa comunicação, personalidade para encorajar outras pessoas, empatia e ser didático. O diferencial dessa profissão é que não há uma área de formação específica, ou seja, qualquer pessoa com diferentes currículos pode atuar nela.

6. Desenvolvedor Mobile

Esse nome pode parecer um tanto quanto novo para você, mas provavelmente já usou o serviço prestado pelos profissionais dessa área. Um desenvolvedor mobile, basicamente, desenvolve aplicativos e sistemas para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Como pode perceber, é uma das profissões em alta no mercado e cada vez mais requisitada. Para se tornar um profissional da área, você pode ter um currículo em áreas como ciência da computação, sistemas de informação, engenharia da computação ou análise e desenvolvimento de sistemas. Se você se interessa por esse ramo, não dá para perder essa oportunidade, não é mesmo?

7. Recursos Humanos

Essa profissão é essencial em qualquer empresa e, por essa razão, ainda muito requisitada no mercado de trabalho. O funcionário desse setor vai atuar como um elo entre a diretoria da organização e os funcionários.

Em momentos de crise, por exemplo, o colaborador do RH tem papel importante nas tarefas para reorganizar a empresa. Entre outras funções, ele é encarregado por demitir pessoal, excluir ou incluir áreas e cuidar de contratações, ou seja, muitas das importantes decisões tomadas por uma empresa passam por esse setor.

8. Especialista em Marketing Digital

Os profissionais das áreas de comunicação social, marketing, entre outros, têm à frente um novo nicho de mercado. Uma das profissões do momento é a de especialista em marketing digital.

Esse tipo de profissional é o responsável pela estratégia e pelas principais ações de divulgação de uma marca, um nome ou uma empresa na internet. Tanto as pequenas quanto as médias e grandes organizações precisam de profissionais dessa área, principalmente com o crescimento do empreendedorismo no país nos últimos anos.

9. Coordenador de Compras

Essa profissão tem um papel estratégico nas empresas e está muito em alta no mercado. Como o nome já diz, o coordenador de compras é a pessoa responsável pela aquisição de produtos e insumos para uma empresa.

Cada vez mais, as companhias têm buscado profissionais nessa área para conseguir negociar melhor as compras, ter um controle maior no processo (inclusive com as despesas) e conseguir uma gestão mais estratégica dos investimentos.

mercado de trabalho está em constante atualização. Com o passar do tempo, algumas profissões sucumbem e outras sobressaem às novas demandas exigidas. Se você deseja ingressar em uma faculdade para obter uma profissão e ganhar mais, a escolha de uma carreira ascendente garante uma posição consolidada e com chances de crescimento contínuo.

Além de considerar a importância das profissões em alta ao optar por uma faculdade, é preciso levar em conta a qualidade da instituição escolhida. Ela deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois essa opção será determinante para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, vai garantir o conhecimento de que você precisa para entrar no mercado de trabalho e se destacar.

Gostou deste conteúdo? Então, fique por aqui e entenda como funciona um curso tecnólogo e quais são suas principais vantagens!

You may also like
Carreira pública: conheça 3 vantagens e 3 desvantagens
III ADSystems
II JORDI

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This