Carreira

Confira 4 profissões que estarão em alta nos próximos anos!

Ao escolher um curso superior, um dos objetivos almejados pela grande maioria dos jovens é o de alcançar uma profissão consolidada, conseguir uma boa renda financeira e, paralelamente a isso, criar a tão sonhada independência.

Partindo desse princípio, para atingir seus objetivos e se impor no competitivo mercado de trabalho, é fundamental optar por cursos que, além de visar à sua realização profissional, estejam em simetria com as perspectivas do mercado. Ou seja: focar nas áreas que, mesmo em tempos de crise, estarão em alta nos próximos anos.

Nesse cenário, existem aquelas profissões mais procuradas que detêm uma grande importância social, possuem um expressivo retorno financeiro e são imprescindíveis para o mercado de trabalho.

Diante disso, conheça 4 profissões em alta para escolher um bom curso e não abrir brechas para a crise!

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Uma profissão que incontestavelmente está em alta no mercado é o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Independentemente do contexto financeiro, as áreas em tecnologia da informação (TI) estão sempre em voga.

Além de oferecer bons salários, o segmento é um dos que oferecem muitas vagas de emprego devido à sua carência de profissionais especializados. O mercado de trabalho para quem atua na análise de desenvolvimento de sistema é bastante promissor, podendo desempenhar um bom papel em empresas públicas ou privadas.

O profissional vai trabalhar, basicamente, na operação e programação de computadores, na manipulação e transformação de dados, no gerenciamento de projetos de softwares além do uso de banco de dados e gerenciamento de redes.

2. Medicina

A área da saúde é uma das mais antigas na história das profissões e essencial à vida do homem. Por isso, sem sombras de dúvida, é um campo resistente a qualquer crise.

O profissional da medicina, além de receber uma boa remuneração, possui um visível destaque social e, por isso, é um dos cursos mais procurados.

A medicina visa à saúde do homem mediante a prevenção, tratamento e cura de doenças. Nesse sentido, é importante ressaltar que esse profissional deve ter uma conduta unida a dedicação e pautada em princípios humanistas e éticos.

A princípio, o estudante de medicina poderá atuar como clínico geral, sendo capaz de se especializar em uma determinada área. Apesar de ser um dos cursos mais concorridos, evidentemente, também é um dos cursos em que mais vale a pena investir.

3. Administração

Outro curso que não sai de moda e não dá chances para a crise é o tradicional curso de Administração. Apesar da sua tradicionalidade, certamente é um curso que permanecerá em alta nos próximos anos.

Essa permanência se dá pelo fato de o curso propiciar uma variedade de oportunidades no mercado de trabalho. O profissional de administração gerencia e planeja os processos humanos e financeiros de uma organização. Pode atuar tanto em empresas públicas quanto privadas.

É uma das profissões mais procuradas proporcionando bons salários, além de manter uma essencialidade no sistema mercadológico.

4. Marketing

O curso de Marketing vem se renovando e mostrando novas competências a serem desenvolvidas, o que o coloca entre as profissões mais prósperas e que estarão em alta nos próximos anos.

O profissional de marketing, além de empregar alguns aspectos tradicionais como publicidade e propaganda, vem absorvendo elementos da tecnologia, ampliando o seu leque de oportunidades no mercado de trabalho.

O curso de marketing está entre um dos mais procurados, e quem opta por fazer pode ter a certeza de uma imposição no mercado de trabalho, além de ser muito bem remunerado.

O mercado de trabalho está sempre se atualizando. Algumas profissões, com o passar do tempo, sucumbem ou sobressaem às novas demandas exigidas.

Se você deseja ingressar em uma faculdade para obter uma profissão e ganhar mais, a escolha de uma carreira ascendente garante uma posição consolidada e com chances de crescimento contínuo.

Além de considerar a importância das profissões em alta ao ingressar em uma faculdade, é importante que a instituição escolhida seja de qualidade e reconhecida pelo MEC, pois essa opção será determinante para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Gostou do nosso conteúdo sobre as profissões em alta? Então, acesse nosso site e descubra mais cursos ofertados!

Quais as matérias do curso de Enfermagem? Confira aqui!
Saiba como os cursos de gestão podem te ajudar em um concurso público
Entenda qual é o papel e a atuação do gestor dentro de uma empresa!