Carreira

Conheça 4 profissões de tecnologia que estão em alta no mercado

Você gosta de inovação? Não consegue ficar desconectado? Então, é bom ficar de olho nas profissões de tecnologia que estão em alta no mercado. Nessa área, há muita procura por pessoas qualificadas e ótimos salários.

Se quiser trabalhar no ramo, é necessário que você comece o quanto antes a se preparar. Pesquise sobre carreiras, acompanhe as novidades e entenda como os diversos recursos que surgem diariamente facilitam a rotina de muitas empresas.

Para ajudar nessa empreitada, separamos 4 profissões que você pode exercer no futuro, detalhando como é o dia a dia do especialista. Ao final, também destacamos 2 áreas que estão bombando! Fique com a gente!

1. Cientista de dados

Devido à alta quantidade de dados que as empresas têm gerado nos últimos anos, fenômeno conhecido como Big Data, há uma alta demanda no mercado por um profissional capaz de extrair, decifrar e organizar as informações estratégicas — e muitas vezes sigilosas. Nesse cenário, o cientista de dados é capaz de dar conta do recado.

Graduados em engenharia, matemática, estatística ou qualquer faculdade ligada à tecnologia da informação (TI) podem se especializar na carreira e ocupar postos muito atrativos. Dominar a linguagem de programação, de preferência java e phyton, é essencial para mandar bem nas tarefas que o cargo exige.

Existem poucos profissionais qualificados disponíveis, fazendo com que o cientista de dados encontre o mercado aquecido e altos salários.

2. Engenheiro de software

Entre as profissões de tecnologia que estão em alta no mercado destaca-se a engenharia de software. Essa área da computação é dedicada à criação (identificação de demanda), ao desenvolvimento e à manutenção de softwares (espécie de aplicativos) nas empresas.

Com o uso de recursos modernos e ferramentas de gerenciamento de projetos, esse engenheiro consegue promover a organização, o aumento da produtividade e da qualidade no dia a dia de negócios de diversos segmentos.

Para ocupar o posto, que é super valorizado, é necessário que o especialista entenda tudo sobre linguagem de programação, base de dados, processo e qualidade de software, além de ter uma boa reserva de criatividade, já que ele precisará encontrar soluções para os mais variados problemas.

3. Arquiteto de Big Data

Se você acha que, no contexto empresarial, o volume de informações gerado pelas interações é alto, prepare-se. A tendência é que ele cresça cada vez mais nos próximos anos por conta de recursos que automatizam e deixam muitas tarefas mais fáceis e resultados confiáveis.

Então, em meio a tantos dados, é necessário alguém que consiga preservá-los com segurança. É nesse contexto que surge o arquiteto de Big Data, cuja função é buscar soluções para o armazenamento das complexas informações tecnológicas. Ética, confiabilidade, eficiência, muita atenção e domínio na área de TI são os pré-requisitos para investir na carreira.

4. Desenvolvedor de base de dados

Capacidade analítica e disposição para resolver problemas são as palavras de ordem quando o assunto é o desenvolvimento de base de dados. É por meio do trabalho desse profissional que as empresas conseguem definir um processo (modus operandi) eficiente, ágil e inteligente.

Se o negócio precisa de melhorias, o desenvolvedor será capaz de analisar os dados e planejar uma nova rota de atuação. Ele tem uma grande responsabilidade, não é mesmo? A boa notícia é que o especialista é muito bem pago para exercer o seu trabalho.

Bônus

Além das profissões citadas, destacamos as carreiras ligadas à gamificação e à modelagem 3D, que estão bombando. A primeira está relacionada à abordagem lúdica dos jogos em contextos diversificados, como treinamentos diversos nas empresas. A segunda está ligada à criação tridimensional por meio de programas específicos, de objetos, cenários e personagens em cenas animadas ou estáticas. Ambas as áreas estão carregadas de oportunidades para os amantes de inovação.

Qual das profissões de tecnologia faz o seu estilo? Seja qual for a sua escolha, pode ir sem medo porque o cenário está muito promissor. Há muitas vagas e salários atrativos esperando por pessoas capacitadas. Uma dica importante é se manter atualizado, já que as coisas mudam muito rápido nessa área.

Que tal continuar em nossa página e aprender como o analista de sistemas pode se destacar no mercado?

You may also like
Afinal, qual é a diferença entre Medicina e Biomedicina?
O que analisar para escolher uma boa faculdade?
Como saber se vale a pena mudar de cidade para estudar?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This