Carreira

Conheça 11 áreas de atuação para profissionais de Odontologia

Um profissional dinâmico, capaz de atuar em diversas frentes e diferentes setores. Assim é o perfil do bacharel em Odontologia, área que abrange o cuidado dos dentes, da boca e dos ossos da face.

Além da saúde oral, a carreira do cirurgião-dentista envolve a estética bucal, a restauração, a extração e a limpeza dos dentes, o projeto e a implantação de próteses, a realização de cirurgias e o tratamento de doenças da gengiva, língua e bochecha.

Segundo dados do CFO — Conselho Federal de Odontologia —, atualmente são mais de 280 mil cirurgiões-dentistas em todo o Brasil, com mais de 10.900 mil especialistas somente em Minas Gerais, exercendo sua profissão em diferentes campos. Listamos abaixo as principais áreas em que os profissionais de Odontologia podem atuar. Confira!

1. Cirurgia Geral

Depois de cinco anos de estudo, o cirurgião-dentista estará apto a cuidar da saúde bucal do paciente, preservando o estado geral dos dentes e a higiene da boca. É a atividade mais generalista da Odontologia.

Cabe a esse profissional tratar dentes, língua, bochechas, gengivas e lábios, tirar e examinar radiografias, fazer limpeza, aplicar flúor, remover partes deterioradas e realizar pequenas cirurgias.

2. Ortodontia

Área muito popular, a ortodontia é responsável por verificar o desenvolvimento da arcada dentária e, se necessário, alterar a mordedura e a posição dos dentes com a utilização de aparelhos fixos ou móveis.

O ortodontista consegue traçar um tratamento ortodôntico por meio de etapas como histórico médico e dentário completo, exame clínico, moldes de gesso dos dentes e fotografias e radiografias da arcada.

3. Saúde Coletiva

Nesse segmento, o profissional se aprofunda na formação humanista, podendo atuar em planos de saúde e cooperativas, além de participar de programas de assistência social em postos de saúde e unidades básicas.

É considerada uma área em franca expansão. E o trabalho desses profissionais de Odontologia é considerado um dos mais importantes em termos sociais e de prevenção.

4. Implantodontia

Responsável por cirurgias e implante de próteses fixas ou removíveis, unitárias, parciais ou totais. Nesse segmento, o profissional estará apto a implantar uma peça de titânio no interior do tecido ósseo, onde houve a perda do dente do paciente. Osseointegrado, o titânio é incorporado ao osso, o que facilita sua absorção.

Esse profissional pode atuar em empresas privadas, realizando exames nos funcionários e alertando sobre a prevenção da saúde bucal.

5. Odontologia Legal

Essa é uma área mais recente da Odontologia e, por isso, menos conhecida. O profissional desse segmento estará apto a realizar exames e perícias judiciais visando à elaboração de laudos técnicos e atestados. Ele está habilitado a fazer a identificação de corpos pela análise da arcada dentária.

O dentista especialista em Odontologia Legal trabalha em universidades, convênios odontológicos, IMLs — Institutos Médico-Legais —, prestando consultorias, ou atua como autônomo.

6. Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial

Este profissional é responsável por diagnosticar lesões, traumatismos e anomalias na boca, na face e no sistema de mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva. Além de realizar cirurgias, transplantes, implantes e enxertos para recuperação dos dentes.

Existem diversas outras possibilidades de atuação nessa área, como tratamento na articulação temporomandibular e problemas relacionados ao sono. É uma especialidade muito atraente para os que se interessam por cirurgias mais complexas.

7. Odontopediatria

A Odontopediatria é a área da Odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Sabe aquele dentista da sua infância que ficou na sua memória? Ele era um odontopediatra.

Este é um profissional muito importante naquela fase da vida, pois cuida da preservação dos dentes de leite. Além dessa dentição ser importante para os anos seguintes, sua conservação influencia no desenvolvimento da fala e na mastigação, o que contribui no equilíbrio emocional e autoestima.

É fundamental que o dentista que atua nessa área tenha calma e paciência. Ele trabalhará com o emocional da criança para que ela aceite o tratamento com tranquilidade e, principalmente, sem traumas.

8. Periodontia

O especialista em Periodontia cuida da saúde das gengivas e dos ossos que sustentam os dentes por meio de raspagens, cirurgias e outros procedimentos em volta do dente.

Desse modo, o periodontista estudará para realizar diagnósticos e cuidar da prevenção e do tratamento das doenças periodontais. Esse trabalho é muito importante, pois sem a devida atenção essas doenças afetam estruturas importantes da boca e podem causar uma inflamação de origem bacteriana.

Durante o curso de especialização, odontólogo estuda os fatores que levam às doenças periodontais, assim como os tratamentos e cirurgias reparadoras relacionadas. O mercado de trabalho é promissor, principalmente em terapia periodontal, cirurgias reconstrutivas e utilização de biomateriais.

9. Odontologia Estética

Também chamada de restauradora, a odontologia estética é a especialidade que lida com a vaidade dos pacientes. Além de restaurar a forma e função dos dentes, essa área trata do uso de resinas, facetas, realiza peelings gengivais, clareamentos e restaurações estéticas.

Mais do que deixar o paciente com um sorriso bonito, a odontologia restauradora também cuida do bem-estar do paciente, pois trata da composição equilibrada do rosto e dos lábios, bem como da sua autoestima.

Os profissionais que apostam nessa área da odontologia encontram um mercado cheio de oportunidades. Vários dos procedimentos relacionados a essa especialidade têm grande procura pelos pacientes, tais como facetas de porcelana, clareamento dental, dentre outros.

10. Endodontia

Você precisou fazer tratamento de canal? Então foi um endodontista que cuidou do seu tratamento. Esse especialista trata dos problemas relacionados à polpa dentária e à raiz dos dentes.

Mesmo que não seja preciso tratar o canal, ele avalia a gravidade das lesões e doenças do nervo e da raiz, caso haja alterações, seja por fraturas, traumas ou cáries. Quando esses problemas não são resolvidos por um profissional capacitado, a boca pode vir a inchar e o paciente costuma sentir muita dor, além de poder desenvolver uma infecção.

O tratamento de canal pode ser realizado por qualquer dentista, porém, somente o especialista em endodontia tem maior domínio sobre o assunto e conhece com mais profundidade as técnicas e tratamentos.

11. Odontologia do Trabalho

A Odontologia do Trabalho é a área que tem por objetivo a melhoria da saúde oral, seus efeitos e influência sobre atividade laboral. O dentista deve realizar o diagnóstico das doenças ocupacionais, além da manutenção da saúde bucal dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

O especialista também fica responsável por realizar o exame ocupacional odontológico. Portanto, se houver necessidade de tratamento que interfira na atividade laboral, cabe ao dentista determinar se o paciente está liberado ou não para retornar à função. Cabe a ele também orientar o trabalhador sobre a importância do uso de equipamentos de proteção para preservação da sua saúde.

Para exercer a profissão, o odontólogo precisa ser graduado e estar registrado no Conselho Regional de Odontologia, órgão que regulamenta a atividade. A atualização constante, por meio de cursos de especialização, contribui para que ele busque melhores colocações no mercado de trabalho, e, consequentemente, maiores salários.

Os profissionais de Odontologia podem trabalhar no serviço público, abrir consultório próprio ou atender em empresas privadas, como hospitais, clínicas especializadas, sindicatos, escolas, postos de saúde, entre outros. Como se vê, é uma atividade ampla, com uma série de possibilidades de atuação!

Quer receber outros conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma publicação!

 
You may also like
Healthtechs: que oportunidades reservam para alunos de área de saúde
Afinal, o que é e como funciona o EAD?
FACIG participará da IV Jornada Internacional sobre Ética, Justiça e Gestão Institucional
2 comentários
  • 02/04/2017 at 23:58
    Reply

    fiquei muito interessada nessa área de Odontologia legal, vou procurar por mais informações para capacitação nessa área

  • Marcus Brandão Silva
    23/11/2016 at 12:01
    Reply

    uhuuuuu sou #odontofacig #turma01 facig é a melhorrrrrrr

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This