Carreira

Conheça agora a profissão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Você sabe o que faz um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Diante do avanço da tecnologia e da necessidade de as organizações aderirem a novos métodos para aprimorar os seus processos, essa constitui uma das carreiras mais procuradas no mercado.

Podendo atuar em indústrias, empresas ou até mesmo de forma autônoma, o analista de sistemas raramente fica parado. Neste post, explicaremos detalhes da ocupação, as áreas de atuação e como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Fique com a gente!

Como é a formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Quem tem afinidade com ciências exatas pode se beneficiar muito com essa formação. Além das disciplinas tradicionais de programação, a grade curricular conta também com conteúdos voltados às práticas de gerenciamento, ao direito, à responsabilidade social e ao meio ambiente.

Durante os estudos, o graduando terá contato com variadas tecnologias. Ele aprenderá sobre o todo o processo que envolve a criação e o gerenciamento de sistemas, podendo desempenhar atividades ligadas tanto a hardware quanto a softwares. Junto com a teoria, há a oportunidade de participar de projetos práticos. Portanto, ao concluir as disciplinas, o profissional possuirá a experiência exigida pelo mercado.

Um dos diferenciais do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é que ele representa uma graduação tecnológica, ou seja, o foco é preparar o estudante para atender a nichos específicos de negócios. Com isso, o período de formação é mais curto que as demais graduações — de quatro a seis semestres —, mas corresponde ao ensino superior, possibilitando que os alunos continuem seus estudos em pós-graduações.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para essa área é bastante amplo. Confira, a seguir, algumas das possibilidades que os analistas de sistemas têm à disposição.

Desenvolvimento de software

Por meio de códigos e linguagens de programação, o profissional é capaz de criar uma sequência lógica de instruções, gerando programas que atendam às necessidades dos contratantes.

O desenvolvimento de interfaces gráficas, de fácil compreensão, que permitam interações com os futuros usuários faz parte do trabalho do analista de sistemas. Ele pode se especializar em desenvolver softwares para celulares, tablets, Internet e caixas eletrônicos, por exemplo.

Essa área é muito procurada pelas empresas e há carência de profissionais no mercado.

Criação de aplicativos e ferramentas

As pessoas estão cada vez mais dependentes dos recursos tecnológicos. Elas buscam facilidade e praticidade em todas as tarefas que desempenham na sua rotina. Isso representa uma grande oportunidade para os analistas de sistema, que podem pensar em soluções inovadoras e apresentá-las por meio de aplicativos e ferramentas, tanto para questões da vida pessoal e lazer quanto para otimizar atividades profissionais.

Administração de banco de dados e rede

Os bancos de dados servem para que programas computacionais funcionem corretamente. Nesse sentido, o analista de sistemas pode desenvolvê-los, instalá-los e configurá-los junto ao software. Essa atividade se faz necessária para o monitoramento e a avaliação dos recursos criados. A partir daí, surge a necessidade de atualizações, manutenções e aplicação de melhorias.

Em relação às redes, o profissional atua gerenciando toda a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) de uma organização. Portanto, ele pode aplicar medidas para garantir a segurança das informações daquela rede, além de realizar instalações e configurações dos sistemas informatizados.

Viu como a profissão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é promissora? Continue em nossa página e descubra mais sobre a carreira, lendo o nosso artigo sobre a mostra de automação realizada pelos alunos desse curso.

You may also like
5 dicas para planejar e organizar sua rotina de estudos
Vale a pena seguir a carreira de professor?
Descubra quais as áreas da medicina que são mais rentáveis

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This