Carreira

Conheça as 3 áreas de atuação na carreira de Marketing

Se você não faz ideia de quais são as áreas de atuação que a carreira de Marketing oferece, veio ao lugar certo! Neste post, falaremos sobre 3 delas. Mas antes, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto: desde o que é Marketing até como é a formação superior.

Esperamos que aproveite as informações que separamos, tire todas as suas dúvidas e, quem sabe, descubra a sua vocação. Boa leitura!

O que é Marketing e qual o perfil do profissional da área?

O Marketing é voltado para o consumidor e as necessidades dele, buscando satisfazê-las e trazer retorno para empresas, marcas ou pessoas. Esse setor realiza estudos de mercado, planejamentos de comunicação e define a melhor forma de transmitir mensagens para funcionários e parceiros.

O profissional ainda utiliza dados estatísticos e pesquisas para aprimorar o processo de comunicação, gerando uma imagem positiva do negócio. Diante disso, fica fácil entender por que toda empresa, independentemente do porte ou do ramo de atuação, precisa investir nessa área.

Algumas características essenciais para o profissional que deseja seguir a carreira de Marketing são:

  • criatividade;
  • inovação;
  • boa comunicação;
  • negociação;
  • empreendedorismo;
  • facilidade de lidar com pessoas;
  • foco estratégico;
  • atualização constante.

Como é a formação e o mercado para a carreira de Marketing?

Existem duas opções de formação para a carreira de Marketing: bacharelado e tecnólogo. O primeiro tem duração de quatro anos, engloba disciplinas de diferentes áreas do Marketing, bem como gestão de negócios, custos, sociologia, economia, psicologia e estatística.

Já os cursos tecnólogos contam com duração de dois anos e fornecem a capacitação em uma área específica. O caráter das aulas é mais prático e exclusivamente voltado para o segmento escolhido.

O importante é buscar uma qualificação que contemple o seu perfil e o seu desejo de atuação futura. Aliás, o ramo é abrangente e o profissional (bacharel ou tecnólogo) pode escolher uma ou mais áreas para se dedicar. A seguir, conheça 3 delas:

1. Marketing digital

Essa é uma das áreas mais promissoras na atualidade. Para se relacionar com o público, o profissional utiliza a internet e as redes sociais. Portanto, ele deve dominar tanto a linguagem quanto as ferramentas de análise que o ambiente virtual requer.

É possível fazer contato rápido com o público, sanar dúvidas e gerenciar crises. O marketing digital também permite a criação de campanhas para tornar a marca mais conhecida e conquistar novos clientes. Além disso, o público também ajuda a alimentar o conteúdo, seja participando de promoções e concursos de frases ou até mesmo enviando fotos com os produtos.

2. Endomarketing

O endomarketing é um excelente recurso para reduzir o índice de rotatividade de colaboradores. O motivo? Ele acontece dentro da empresa e serve para aprimorar o engajamento e a motivação dos funcionários, mostrando como eles são peças fundamentais para a companhia. Para isso, são feitas algumas ações como: premiações, atividades de reconhecimento profissional, eventos com a família, entre outros.

A principal preocupação da estratégia é mostrar que a organização é um bom lugar para se trabalhar. Consequentemente, os próprios funcionários exercerão influência sobre as vantagens do negócio para o seu círculo de contatos, impactando positivamente nos resultados com essa divulgação, seja ela online ou offline.

3. Marketing de relacionamento

Estabelece a relação entre a marca e o público (clientes, fornecedores e parceiros) por meio de canais de comunicação e de pós-venda, tais como telefone, e-mail e todas as ações voltadas para que o contato entre as partes seja positivo.

O propósito é fazer com que os consumidores se tornem grandes fãs da empresa. Para isso, o primeiro passo é manter uma equipe de atendimento que cative e conquiste o público. Personalizar a relação com os clientes e estar presente em diversas plataformas, como redes sociais e blogs que forneçam conteúdo de qualidade, podem impactar no negócio, tornando-o mais rentável e forte.

Viu como a carreira de Marketing é abrangente e promissora? É só investir na formação e receber a recompensa do mercado. Se essa é a sua profissão dos sonhos, comece já a sua jornada de conhecimento.

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo universitário, siga nossas redes sociais. Estamos no FacebookTwitterPinterest e Instagram.

You may also like
Saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis!
Conheça os 4 mitos da carreira de psicologia
Conheça 11 áreas de atuação para profissionais de Odontologia

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This