Carreira

Conheça as 3 profissões na área da saúde mais populares

No ensino médio, muitos estudantes já sabem qual carreira seguir. A maioria, porém, ainda tem dúvidas e procura o máximo de informações para chegar a uma boa decisão. Isso é frequente, especialmente, com as profissões na área da saúde, já que existe uma vasta área de atuação e uma das muitas opções pode despertar seu interesse e curiosidade.

Pensando nisso, reunimos neste post as três profissões mais populares, foco de atenção de inúmeros vestibulandos pelo país, para que você saiba mais sobre elas.

Taxa de empregabilidade, média salarial e jornada semanal de trabalho são alguns exemplos dados que, inclusive, foram todos divulgados na 27ª edição do boletim RADAR realizado pelo IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Confira!

1. Medicina

Não podíamos deixar de começar citando a medicina, não é mesmo? Afinal, não se trata apenas de uma das mais tradicionais profissões na área da saúde, mas uma carreira que é sinônimo de altruísmo.

A atuação do médico não se resume somente à prescrição de tratamentos e acompanhamento clínico. O trabalho que ele exerce vai muito além, acolhendo os mais diversos perfis. O Patologista, por exemplo, lida diariamente com a avaliação laboratorial voltada para o diagnóstico e tem pouco contato com os pacientes. Um Pediatra, por sua vez, está o tempo todo lidando com crianças e suas famílias.

Independente da área de atuação, é uma carreira que demanda dedicação integral. Não é à toa que é a profissão mais bem remunerada, com média salarial de R$ 8.459,00. Quem deseja ser médico pode se especializar em diferentes segmentos. Alguns exemplos são:

• Cardiologia;

• Gastroenterologia;

• Geriatria;

• Pediatria;

• Dermatologia;

• Radiologia;

• Psiquiatria;

• Ortopedia;

• Hematologia.

Além disso, uma vez formado, saiba que a chance de ser empregado é praticamente total, chegando a incríveis 97,07%. A jornada de trabalho média é de 42 horas semais. Afinal, ninguém escolhe a hora de adoecer e o médico atua diretamente com pacientes que estão, em muitos casos, em estado grave.

2. Odontologia

Outro campo de atuação bastante popular é a odontologia, que tem se destacado e atraído muitos estudantes que vão prestar vestibular por conta da dinamicidade que a área proporciona. Se você pensa em seguir essa profissão, saiba que se dedicará a estudar e compreender a saúde bucal.

Para tanto, você vai se aprofundar em tratamentos e intervenções cirúrgicas que melhorem a qualidade de vida do seu paciente ao corrigir problemas de ordem bucomaxilofacial. Algumas das áreas de especialização compreendem:

• Periodontia;

• Implantodontia;

• Ortodontia;

• Odontogeriatria;

• Endodontia;

• Estética.

A odontologia é, depois da medicina, a segunda profissão com melhor média salarial (R$ 5.367,31). Além disso, também tem excelente taxa de ocupação, que gira em torno de 96,22%. Quanto à jornada semanal de trabalho, a média é um pouco inferior se comparada a primeira, ficando em 38 horas por semana.

3. Enfermagem

Está pode ser considerada uma das mais versáteis profissões da área de saúde. Seja em hospitais, postos de saúde ou ambulatórios, o enfermeiro é indispensável e atua diretamente com todos demais profissionais do ramo.

Seu papel é dar suporte e assistência em tratamentos clínicos, procedimentos cirúrgicos, administração de medicamentos. Não se esquecendo que, na maioria das vezes, também é responsável pela área de gestão dos serviços de saúde, em qualquer nível de complexidade — de grandes hospitais aos postos de saúde. Dentre os muitos segmentos, vale destacar:

• Enfermagem cirúrgica;

• Enfermagem obstétrica;

• Enfermagem psiquiátrica;

• Enfermagem para Terapia Intensiva;

• Enfermagem na Atenção Primária à Saúde.

A profissão de enfermagem é bem remunerada, com média salarial de R$ 3.495,07 para uma faixa de 41 horas semanais dedicadas ao trabalho. Fora isso, a taxa de empregabilidade, assim como ocorre em medicina e odontologia, também é bastante alta (92,12%).

Dedicação, atualização constante, nada de monotonia, estabilidade financeira e, principalmente, realização pessoal em ajudar o próximo: essas são características comuns às profissões na área da saúde. Pense nisso na hora de decidir qual seguirá! E, se você ainda tem alguma dúvida ou quer saber mais a respeito desta e de outras carreiras, é só deixar seu comentário!

Especialidades médicas: conheça o trabalho do cardiologista!
Plano de carreira: saiba como elaborá-lo em 6 passos
Entenda a relação da educação com as oportunidades do mercado de trabalho