Carreira

Conheça as 4 especialidades médicas do futuro

Não é difícil perceber o quanto a medicina avançou e é bem possível que algumas especialidades médicas do futuro se destaquem graças aos aparatos tecnológicos existentes.

A presença de robôs e equipamentos precisos ajudará médicos a oferecerem um atendimento de qualidade e eficiente. Em um cenário assim, é até comum que alguns profissionais ou estudantes sintam um pouco de receio.

Afinal, quais serão as especialidades que avançarão e criarão mais oportunidades? Descubra neste artigo!

Robôs tornarão as especialidades médicas do futuro mais eficientes

Pensar em robôs auxiliares nas atividades humanas rotineiras não é mais coisa de um futuro distante. Hoje, já é possível vê-los em hospitais esterilizando uma sala cirúrgica, por exemplo.

Esse tipo de tecnologia faz com que os médicos sejam ainda mais importantes, pois as atividades secundárias ficarão a cargo das máquinas. Se você pretende ser médico, saiba que o avanço tecnológico permitirá a realização de procedimentos e atendimentos de uma forma que não se poderia imaginar há alguns anos. Alguns deles já são realidade.

1. Oftalmologia

Dentre as especialidades que mais crescerão está a oftalmologia. A expectativa de que as pessoas com deficiência visual tenham maiores chances de recuperar a visão é enorme.

Com o avanço tecnológico da área, espera-se, por exemplo, que o implante de retina se transforme em algo rotineiro e que as lentes de contato tenham funções alternativas, para ajudar o paciente a medir o nível de açúcar no sangue.

2. Clínica geral

Um dos avanços mais esperados se relaciona ao monitoramento de pacientes. Os médicos perdem um tempo precioso para verificar os sinais vitais de pacientes já atendidos ou que ainda esperam atendimento.

Os principais profissionais da área afirmam que em pouco tempo existirão sensores “vestíveis”, com tecnologia conhecida como wearable. Esses sensores acompanharão de forma constante os sinais vitais do paciente, informando ao médico qualquer alteração no estado de saúde, poupando-lhe tempo para outros atendimentos.

3. Medicina do esporte

A medicina do esporte será uma das especialidades médicas do futuro com um crescimento exponencial. O profissional especializado se tornará ainda mais importante dentro da área, para contribuir para o crescimento do atleta.

A tecnologia mais esperada são os equipamentos que acompanharão o desempenho do atleta. Com dados mais concretos, o médico será capaz de avaliar melhor o treinamento dos profissionais, otimizando, inclusive, o processo de recuperação em caso de lesões.

4. Oncologia

Não há dúvida sobre a importância dos oncologistas atualmente. O processo de cura do câncer ainda é complicado, e por isso a tecnologia será ainda mais importante.

Espera-se um verdadeiro avanço na sequenciação de genomas, que permitirá que os tratamentos sejam ainda mais eficientes e customizados. Apesar desse tipo de técnica já ser usado atualmente, ainda não há conhecimento o bastante sobre genética para torná-lo mais rápido e efetivo.

Está pronto para se formar em alguma das especialidades médicas do futuro? Se você gostou das dicas que demos no artigo e quer se preparar ainda mais para o mercado de trabalho, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este! 
You may also like
O que analisar para escolher uma boa faculdade?
Os 5 melhores sites de emprego!
Saiba quais são as áreas de atuação da Psicologia

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This