Carreira

Conheça melhor o perfil de um engenheiro de produção

Na hora de conferir os cursos para o vestibular, você já se deparou com Engenharia de Produção e não conseguiu entender de imediato do que se tratava? Afinal, qual é o perfil do engenheiro de produção?

Esse profissional é o responsável por garantir a eficácia dos processos dentro de uma empresa e identificar quais os gargalos que estão dificultando a produtividade. Sim, existe uma profissão voltada totalmente para isso! O engenheiro vai analisar os custos, a produção, as técnicas, as atividades financeiras e até mesmo as relações interpessoais. 

Por ser focada no valor de cada trabalhador como ser humano, a Engenharia de Produção tem um mercado de trabalho amplo, tornando possível encontrar emprego em grandes indústrias e segmentos como turismo e logística. Para desempenhar essas funções, o perfil do engenheiro de produção é bem mais abrangente do que se pensa. Confira as características a seguir:

Ter um raciocínio matemático e científico

É preciso ter afinidade com fundamentos matemáticos e com o raciocínio lógico. Afinal, para estruturar um processo complexo dentro de uma empresa, é preciso pensar em cálculos que vão resolver os seus problemas de forma mais eficiente.

Gostar de política e economia

Mas não são somente as Ciências Exatas que compõem o perfil do engenheiro de produção. Para compreender o mundo globalizado é necessário se interessar por assuntos do cenário político e econômico para compreender como as perspectivas atuais vão influenciar no seu trabalho. Pois, o projeto pode requisitar a presença de pessoas de culturas diferentes, o que tornará essencial entender o contexto delas. 

Entender sobre tecnologia e computação 

Para pensar em formas de estruturar um processo sem que a empresa precise parar (e perder muito dinheiro) o engenheiro de produção precisa saber utilizar softwares de desenho técnico e ferramentas de qualidade para simular as mudanças que pretende aplicar. Portanto, ter afinidade com a área de Tecnologia é fundamental. 

Saber se comunicar e trabalhar em equipe

Esse profissional trabalha com uma equipe multidisciplinar, o que exige flexibilidade para lidar com diferenças e estar aberto a opiniões de áreas e até culturas distintas. Para encarar esse desafio é importante também ter capacidade de liderança.

Ter a habilidade de resolver problemas

Criatividade não é necessária somente em Ciências Humanas! O perfil do engenheiro de produção requer essa habilidade para resolver problemas e apresentar soluções diversificadas.

Como já mencionamos, o mercado de trabalho é bastante amplo, o que se reflete no salário. O piso salarial indicado pelo CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) é de 8,5 salários mínimos. Nada mal, não é?

Mas calma lá. É preciso começar por baixo em uma empresa até alcançar esse patamar. Porém, com muito estudo é possível se sair bem nesse mercado lucrativo. É preciso buscar uma boa graduação que garanta a sua empregabilidade e prepare você para os desafios da profissão.

Se você se encaixou no perfil do engenheiro de produção, é hora de procurar uma universidade que tenha credibilidade e conte com um excelente quadro de professores. Você já conhece a tradição de mercado da FACIG? Vamos conversar?

You may also like
Como começar uma boa carreira na advocacia?
Carreira pública: conheça 3 vantagens e 3 desvantagens
Como montar o primeiro currículo? Conheça 5 erros comuns!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This